Pássaros enxergam cascas de ovo em cores diferentes

Por , em 2.09.2010

Uma questão que intriga a zoologia há muito diz respeito à visão dos animais. Afinal, como será que cada espécie do planeta Terra enxerga o mundo ao seu redor? Cientistas da Universidade de Birmingham, Inglaterra, parecem ter algumas respostas quanto às aves. Eles sugerem que os pássaros vêem o mundo de uma forma mais colorida do que nós.

Ao contrário dos seres humanos, as aves podem ver a luz ultravioleta (UV), e possuem quatro receptores de cor em seus olhos (nós possuímos apenas três), permitindo-lhes uma melhor distinção entre cada tom.

Assim, uma faixa de cor ultravioleta, que nossos olhos não conseguem distinguir, são emitidas pelas cascas de ovos. Assim, embora o ser humano enxergue a maioria dos ovos inteiramente na cor branca, eles têm manchas de cores diferentes, que não são assim por acaso: ajudam as mães, por exemplo, a identificar com facilidade quais são os seus próprios ovos, já que tais manchas e colorações variam de uma espécie de pássaro para outra.

Os pesquisadores ingleses mediram o comprimento de onda da luz refletida por 2.190 ovos de 251 espécies diferentes de aves. Um dado surpreendente: a maior parte da variabilidade entre a cor dos ovos ainda está no espectro visível pelos humanos. Mas as diferenças mais importantes, que caracterizam cada ovo, ocorreram no curto comprimento de onda ultravioleta. Estudos anteriores mostram que a cor de um ovo é primordial para a distinção. Cientistas pintaram um ovo do pássaro toutinegra-de-barrete-preto (Sylvia atricapilla), que estava a poucos dias de chocar, e descobriram algo chocante (perdão pelo trocadilho): a mãe, confundida, rejeitou o tal ovo. [Live Science]

• Elmo:

então como se explica a possível lenda do cuco, que põe seus ovos em ninho de outro pássaro para ser chocado??

• Thiago_czz:

Maria Fernanda, na experiência foram usados os cálculos de comprimento de onda e reflexão da luz, você verá isso em Física

• maria fernanda freitas:

queria saber o que preciso para fazer essa esperiencia=PASSAROS ENXERGAM CASCAS DE OVOS DE CORES DIFERENTES.maria fernanda freitas-quarta seria/obrigado.