As “trilhas de risada” realmente funcionam

Por , em 29.09.2011

Você costuma assistir seriados de comédia? Se sim, qual sua opinião sobre aquela velha técnica de colocar risadas gravadas, na trilha de fundo do áudio, logo depois de cada cena engraçada? Esse recurso divide opiniões, mas um psicólogo americano garante: elas podem realmente tornar o seriado mais atrativo.

A razão disso é simples: o ser humano tende a rir mais e melhor se estiver na presença de outras pessoas. Logo, se ele está na “presença” das risadas da trilha de fundo, se sente inconscientemente em companhia de outras pessoas para rir.

Quem afirma é um pesquisador do Darmouth College, em Hanover (New Hampshire, nos EUA). Ele garante que existe eficiência na risada “enlatada” dos programas de comédia. Baseado em estudos sociais que iniciaram a pesquisar nesse campo em 1974, ele conta que o cérebro humano processa o humor atrelado a certo senso de coletividade. Logo, quem ri acompanhado, ri melhor.

Os seriados americanos, em sua maioria, têm uma tradição de colocar risadas de fundo desde os anos 70. Um estudo do psicólogo mostrou que alguns seriados produzidos nos últimos anos abriram mão desse recurso. Mas a tradição, aparentemente, falaria mais alto: os programas mais recentes voltaram a aplicar a trilha da risada após cada cena onde o espectador deve rir. [MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

17 comentários

  • Milena Toscano ……………:

    gente , vamos combinar uma coisa ,aqui ninguém é mais criançinha né ,então entendão
    , quem quer dar comentario, td bm. mas ninguem tem o direito de falar diser que não gostou do comentario deoutras pessoas. gostou ,gostu. mas se não gostou deixa pra la ,. eu gostei de td que vi neste saite. e se tem auguém contra isso , eu não quero nem saber, pq eu ñ tenho nada contra ninguém. mas não sou a favor de ninguém.

  • Milena Toscano ……………:

    eu gostei disso. Se tem gente que ñ gosta,que ñ diga mal de ninguém. ;D

  • Leyde:

    Melhor o público ao morto.

  • Raton:

    Mas que reportagem….minhas risadas não serão as mesmas de hoje em diante. Não sei como fiquei anos sem saber isso, mas, talvez seja porque eu não veja comédias americanas.

  • Eu:

    Quando eu era criança quase nunca entendia qual era (realmente) a piada dos programas de humor…

    • Eu2:

      Sinceramente, em alguns nem hoje eu entendo. rsrs

  • Silvio RC:

    Nunca gostei desse tipo de “recurso indutivo”.
    Uma cena ou um texto realmente engraçado, nos faz rir espontaneamente.
    Assim como uma cena ou texto triste, nos faz chorar, da mesma forma: com espontaneidade.
    Seja na TV, cinema, teatro, circo, na ópera, no metrô, na sala de aula ou na rua.

    O chamado “humor” dos programas televisivos é tão fraco, que se não inserirem as enfadonhas risadas, o telespectador ou morre de tédio ou muda de canal.

    Conheço bem o ambiente da televisão e posso afirmar que mesmo nos programas com a presença do público, ninguém pode garantir que os “risadeiros” não foram contratados pela produção, distribuidos estrategicamente no auditório e pagos para rir.

    Um programa humorístico que me fazia rir naturalmente era o Casseta e Planeta.

    Abs:
    Silvio

    • Simon:

      so se for nos anos 80 quando casseta acabou.

    • Marc F.B.:

      Mas aí é que está a sacada: aplicar recursos indutivos como trilhas de risada e apelos sexuais é mais fácil e barato do que construir um roteiro decente; e o que importa para os produtores é conseguir vender seu peixe.
      Para que o esforço de produzir uma atração ‘estupenda’ se as pessoas se conformam com o ‘legalzinho’? :/

  • Aline:

    Vao para o minuto 2:08.

    http://www.youtube.com/watch?v=auP-0Hzo_3w

    viu? falando com a plateia. “300 people…”

  • Aline:

    Tem risadas pq sao gravadas na frente de uma plateia.
    Seja um teatro, igual Melissa and Joey, seja apenas a equipe de produção e as pessoas que trabalham no local, igual Friends era gravado.

    Estão na duvida? Nao acreditam? Procurem os erros de gravação no youtube. E vcs vao ouvir risadas e os atores inclusive falando com o publico.

    Nao sao “risadas” gravadas. Sao risadas captadas no momento de gravação da serie.

  • eset:

    Não gosto muito dessas risadas mas, as que mais me incomodam são as do Zorra Total!

  • Vincius gabriel:

    depende da risada, akelas do two and a half men saum engracadas, mas quando eles colocam em uma quantidade alta ou em cenas forcadas eu nao acho graca.

  • Michel Zimmermann:

    Eu particularmente gosto, mas não deve ser em excesso, deveria ser nas horas extremamente engraçadas, e não em quase todas as frases que são ditas em alguns seriados por exemplo, também deveriam variar um pouco os tipos de risadas gravadas.

  • Mii-chan:

    eu particularmente acho essas risadas de fundo um saco, sinto como se estivessem me “obrigando” a rir… hehe ^^

  • Marcelo Ribeiro:

    Hoje a grande maioria dos seriados de comédia (senão todos) são filmados diante de uma platéia e as risadas são gravadas junto com os diálogos. Isso também funciona como um termômetro: se a cena não é boa ou engraçada não terão o feedback do público ao vivo.

    • Milena Karla:

      Porque seu comentário está tão amarelo?

Deixe seu comentário!