Narcisismo: narcisistas têm mais chances de arranjar uma namorada?

Por , em 3.06.2013

Embora muitas pessoas o considerem desagradável, o narcisismo pode, de alguma maneira, aumentar suas chances de arrumar um parceiro(a), de acordo com estudo recente. “Narcisismo está vinculado ao apelo a parceiros em situações da vida real”, garante o pesquisador Michael Dufner, da Universidade Humboldt de Berlim (Alemanha).

O narcisismo e o amor

A equipe analisou, por meio de depoimentos de conhecidos, o nível de narcisismo (considerado como um traço de personalidade, no caso, não como um distúrbio) de 61 homens com idade média de 25 anos, e pediu que se aproximassem de mulheres que não conheciam e conseguissem algum meio de contato (telefone, e-mail ou mesmo perfil no Facebook).

Dufner explica que escolheram analisar homens porque a maneira como eles procuram uma companheira é, em geral, mais explícita que a das mulheres. Enquanto isso, membros da equipe analisavam as interações. Resultado: os homens com maiores níveis de narcisismo se saíram melhor.

“Conforme previsto, a atratividade física e a audácia social mediaram os efeitos positivos do narcisismo no apelo a parceiras”, escrevem os autores. Embora não tenham analisado diretamente a ligação entre beleza e narcisismo, Dufner acredita que, conforme apontaram outros estudos, a beleza física pode ser uma causa parcial do narcisismo.

A professora de psicologia Jean Twenge não participou diretamente do estudo, mas analisou os resultados e faz um alerta a homens e mulheres. “Narcisistas são muito bons em iniciar relacionamentos”, aponta. “Na primeira impressão, eles surgem confiantes e charmosos. O problema vem mais tarde, quando você percebe que ele não liga realmente para você – é tudo sobre ele”.

Um nível exagerado de narcisismo pode, de acordo com Twenge, diminuir a empatia e a capacidade de entender o ponto de vista de outras pessoas e, se não for trabalhado, pode destruir um relacionamento com a mesma facilidade com que ajudou a iniciá-lo.[Medical Xpress,  Personality and Social Psychology Bulletin]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • pmahrs:

    Precisa ver se ele quer compartilhar sua beleza com mais alguém. Os escritores da mitologia grega eram muito sábios; ele pegavam um sentimento humano o ampliava e os personificavam numa pessoa só, não apenas sentimentos nobres como também medos e defeitos de caráter. A psicologia hoje usa muitos personagens em nomenclatura técnica.

  • Berta Roh:

    conheço esse tipo de cara, e com o tempo, isso se torna um porre!

    • pmahrs:

      Embora beleza seja relativa, mas no geral, de fato, não dá para ser bonito a vida toda; nem forte, ágil ou falar mais alta. Quando tudo isto passar só sobrará o que a gente é de verdade, não poderemos impor com força e arrogância e dependeremos em certa parte dos mais jovens que estão ao nosso redor e do que aprenderam conosco na vida.

Deixe seu comentário!