Assista gotas magnéticas de ferrofluido dançando

Por , em 28.07.2013

Fluidos são excelentes personagens para vídeos. Como estas gotas magnéticas, ou ferrofluidos (substância formada por partículas de ferro suspensas em óleo), que podem alternar entre um estado estático, em que a estrutura se auto organiza quando o sistema atinge um equilíbrio de energia, e um estado dinâmico, no qual a auto-organização é impulsionada pela energia contínua.

Pesquisadores da Universidade de Aalto, na Finlândia, e da ESPCI Paris (Escola Superior de Física e Química) criaram o modelo. É possível invertê-lo de dinâmico a estático e vice-versa em um campo magnético oscilante.

“Ao longo dos anos, conseguimos criar materiais funcionais com base em hierarquias auto organizadas estáticas. Este modelo de sistema abre caminho para materiais dinâmicos ainda mais versáteis, onde as estruturas são formadas com energia”, disse um dos pesquisadores envolvidos, Olli Ikkala.

No vídeo abaixo, um ímã é gradualmente levantado para criar um campo magnético crescente sobre a gota. Ela deforma progressivamente e, eventualmente, se divide em duas. No primeiro vídeo, as inúmeras gotículas filhas criadas formam diferentes padrões auto organizados estáticos para minimizar a sua energia total. No final, o campo magnético é diminuído, resultando no relaxamento das gotículas em formas esféricas.

O vídeo abaixo mostra a mudança de estado (de estático a dinâmico) em ação:

Veja a pesquisa (em inglês) publicada na revista Science clicando aqui. [POPSCI]