Assista a sonda Rosetta se encontrar com o cometa Churyumov-Gerasimenko

Por , em 5.08.2014

Depois de uma longa e lenta jornada, a sonda espacial Rosetta finalmente vai alcançar seu alvo, o cometa Churyumov-Gerasimenko.

Mais de 10 anos após o seu lançamento, amanhã, quarta-feira (6), a sonda da Agência Espacial Europeia (ESA) vai alinhar-se, pela primeira vez na história, com um cometa – e a ESA vai mostrar tudo para gente ao vivo. A cobertura terá início às 08h00 GMT (05h00, no horário de Brasília). Você pode assistir aqui.

O objetivo da missão, segundo a ESA, é conhecer a origem do sistema solar através dos elementos constituintes dos cometas. A sonda vai criar um mapa detalhado da superfície de Churyumov-Gerasimenko, um dos passos da preparação para a acoplagem da sonda Philae, prevista para novembro.

“A sonda irá circular continuamente o cometa a uma distância de apenas 100 quilômetros do seu núcleo, sendo que o objetivo é poder estudar a sua composição e como a sua massa se comporta com o aquecimento solar, em termos, também, de oscilações da sua órbita”, disse o astrônomo Máximo Ferreira. [io9, diarioiol]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!