Assista toda a história da Europa se desenrolar diante de seus olhos

Por , em 14.01.2014

Talvez nenhuma outra massa de terra no mundo tenha passado por tantas mudanças durante os últimos 5.500 anos do que a Europa.

A geografia política do chamado Continente Velho é totalmente determinada pela história desse bloco, hoje formado em grande parte pela União Europeia (que abrange 15 países do total de 48 do continente, sem barreiras comerciais e de fronteira e com trânsito livre).

Após inúmeros séculos de ocupações, invasões e revoluções, a Europa chegou ao seu formato atual, embora ainda instável em algumas regiões, como a Geórgia.

Pode-se dizer que a Europa é um continente habitado desde pelo menos 40.000 anos antes de Cristo, durante o Paleolítico Superior. Infelizmente, não temos bons registros de todos esses anos, e boa parte do passado que conhecemos vêm a partir da Antiguidade Clássica, época em que a Europa era dominada pelos gregos, que espalharam a sua cultura por todo o mundo.

O site Groovy Historian fez uma pequena retrospectiva da evolução da Europa, usando cerca de 20 mapas para traçar essa história conturbada. O gif resultante (acima) é fascinante. Abaixo, você confere alguns dos mapas que serviram de fonte para a montagem:

Cerca de 3.500 aC:

1
O continente é formado em sua maioria por colônias de caçadores-coletores. A leste, encontram-se nômades da cultura indo-europeia que se locomovem a cavalo, e o meio do continente é dominado por fazendeiros, especialmente de gado.

Cerca de 500 aC:

2

Nessa mapa, já podemos identificar algumas culturas e impérios importantes. Alemães e escandinavos começam a se estabelecer em aéreas que se encontram até hoje (ou próximas da que se encontram). Celtas dominam o que é agora o Reino Unido e outras regiões. Os gregos começam a se expandir além do território que é hoje a Grécia. Além disso, surgem os Impérios Persa e Cartaginês.

Vale lembrar que a forma de governo grego era a democracia, a mais antiga de todas. Durante o seu auge, os gregos se envolveram em várias disputas, inclusive em uma batalha contra os persas. Eles se tornaram os fundadores das primeiras grandes cidades da Europa.

Cerca de 1.000 dC:

3
A região do Reino Unido se encontra dividida em três reinos: o irlandês, o céltico e o anglo-saxão. A França é tomada pelo reino dos francos. Nasce a Espanha cristã, mas grande parte da península ibérica é dominada por árabes do califado muçulmano.

No final da época antes de Cristo, os romanos formaram um império que se espalhou como fogo. A República de Roma cresceu a passos gigantes, uma vez resolvidos os seus conflitos com os etruscos (no mapa anterior ocupando parte da Itália). Dentro de alguns séculos, eles alcançaram o poder em praticamente todo o continente.

Paralelamente aos romanos, os alemães comandavam o centro da Europa, mais acima dos Alpes. O Rio Danúbio marcou a fronteira entre esses dois povos.

Mas isso tudo não durou muito – dentre outros fatores, a Igreja Católica começou a tomar força e ajudou a desintegrar essas forças imperiais.

Século 18:

4
A Europa no século 18 já mostra muito mais nomes familiares a nós hoje – como França, Portugal, Espanha, Rússia, Áustria, Holanda, etc. A Escandinávia se divide em Suécia, Dinamarca e Noruega. Apesar disso, as fronteiras desses países existentes até hoje estão longe de seu formato final. A Grécia é dominada pelo sucessor do Império Romano – o Otomano. Constantinopla, hoje Istambul, é fundada.

Nessa época, a Inglaterra protagoniza uma grande evolução da Europa como um continente: a Revolução Industrial. Nesses mesmos anos, a França vê outro tipo de revolução ocorrer, com a chegada ao poder de Napoleão Bonaparte.

Guerra Fria:

5

O século XX foi o mais sangrento e importante no futuro da Europa. Duas guerras mundiais mais um período de tensões entre os Estados Unidos e a Rússia fizeram o mapa mundial se movimentar bastante.

Dentre as principais características do período, a região da Rússia e arredores forma a socialista União Soviética. Com o fim da Segunda Guerra Mundial e derrota da Alemanha, o país é dividido em dois: a parte capitalista e a parte socialista. A Itália está unificada. Surgem a Turquia e a Finlândia. A região do Reino Unido se torna Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), com a Irlanda de fora.

Atualmente:

mapa-politico-europa
Hoje, a Europa possui um contorno já conhecido de muitos brasileiros, que cada vez mais fazem turismo no Continente Velho. Mas, se a história servir de lição, não podemos contar que não venham mais mudanças por aí. [io9, InfoEscola, CostaSur]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!