Se você fosse um astronauta em uma missão espacial, certamente precisaria se afastar de seus afazeres por pelo menos alguns minutos para apreciar a vista.
É simplesmente algo inevitável, a beleza do nosso planeta observado do alto a uma distância considerável.
É por isso que o astronauta americano Randy Bresnik, da NASA, decidiu fazer uma pausa quando estava remodelando um dos braços robotizados da Estação Espacial Internacional para registrar a cena a sua frente.
Flutuando acima do planeta, Bresnik utilizou sua câmera GoPro para capturar o esplendor da paisagem azul do seu ponto de vista. Ele disponibilizou a filmagem na rede social Twitter na última segunda-feira, com a seguinte legenda: “Às vezes, em uma caminhada espacial, você apenas precisa tirar um momento para aproveitar a beleza do nosso planeta Terra”.
Sometimes on a #spacewalk, you just have to take a moment to enjoy the beauty of our planet Earth. pic.twitter.com/liTnCB60c9
— Randy Bresnik (@AstroKomrade) 27 de novembro de 2017
O mundo belo que sonhamos
No mundo em que vivemos, ler as notícias e ver as fotos e vídeos compartilhados pelos astronautas sempre traz uma sensação boa, calmante.
“Um planeta muito pacífico”, comentou um usuário do Twitter. “É difícil pensar que este lugar é lar de tantos problemas, tantas frustrações”.
Outro observou: “Nossos líderes deveriam ter essa visão maravilhosa. Haveria paz no mundo”.
Apesar de serem mentes brilhantes que passaram por treinamentos rigorosos para estar na Estação Espacial Internacional, os astronautas são apenas seres humanos como nós, capazes de se encantar e de se entusiasmar com as coisas mais simples, como observar um sanduíche flutuando no espaço.
Super Space Sammy: beef patty with spaghetti with a hint of mustard on a flying saucer tortilla. #NationalSandwichDay on @Space_Station. pic.twitter.com/aBEyWl9YJS
— Randy Bresnik (@AstroKomrade) 3 de novembro de 2017
Há esperança, não é mesmo?
O projeto de Bresnik
Bresnik se encontra na Estação Espacial Internacional desde julho deste ano, e deve permanecer por lá como parte da tripulação das expedições 52 e 53 até dezembro.
Como as de muitos outros astronautas, várias das observações de Bresnik tornaram-se virais. Ele frequentemente posta imagens fascinantes de lugares vistos do chão versus do alto da estação, usando a hashtag #OneWorldManyViews.
“Sempre gostei muito de usar a fotografia para tentar capturar a beleza de um momento ou a emoção de um instante e compartilhá-lo com os outros. Só espero que eu possa fazer o mesmo durante esta missão na Estação Espacial Internacional das Expedições 52/53”, escreveu no Twitter em setembro.
Fuji-San or Mt Fuji, from any altitude an iconic symbol of Japan, rising 3,776m above the ground just west of Tokyo. #OneWorldManyViews pic.twitter.com/SSTgk0zg19
— Randy Bresnik (@AstroKomrade) 20 de novembro de 2017
Ele também disse que queria inspirar as pessoas a fazerem o mesmo. “Olhem para a beleza desses lugares tanto do solo quanto do espaço e talvez um dia desejem vê-los por si mesmos”, escreveu Bresnik. “Desta forma, talvez nosso mundo se torne um pouco menor, humano a humano”. [ScienceAlert]