Os melhores vídeos do astronauta Chris Hadfield feitos na Estação Espacial Internacional

Por , em 15.05.2013

Durante muito tempo, a simples ideia de enviar um ser humano ao espaço era considerada futurista e, talvez, impossível. Hoje, existem pessoas que não apenas foram ao espaço, mas vivem lá – mais precisamente na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Com o passar dos anos, porém, a vida no espaço perdeu parte do seu encanto diante do público em geral, como se já tivesse virado “rotina”, e as questões mais imediatas (como os astronautas se alimentam, tomam banho, dormem, vão ao banheiro) já estivessem respondidas e não houvesse mais nada que despertasse o interesse das pessoas na Terra (as que não estão diretamente envolvidas com as missões, claro) – enquanto isso, missões como a da sonda Curiosity ou a busca por planetas extraterrestres “roubaram os holofotes”.

Contudo, em janeiro deste ano, o comandante Chris Hadfield começou a partilhar com o público um pouco da vida na ISS: por meio de vídeos, tweets (inclusive com o cap. Kirk) e atualizações no Facebook – tudo com uma linguagem acessível e sem cair tentação de transformar esses depoimentos em uma “aula” ou “palestra” –, Hedfield contou como ele e seus colegas se exercitam em baixa gravidade ou o que acontece quando você torce uma toalha molhada no espaço.

Já mostramos como Hadfield criou o primeiro dueto musical entre a Terra e o espaço ou como ele pode tornar tão magnífica uma música do David Bowie gravada na Estação Espacial Internacional. Confira a seguir mais vídeos bacanas do comandante (que voltou à Terra hoje, mas que deve continuar envolvido em diversas missões espaciais). [Gizmodo, YouTube]

Torcendo um pano no espaço

Malhando no espaço

Sobremesa no espaço

Dormindo no espaço

Chorando no espaço

Escovando os dentes no espaço

Como a vida no espaço altera sua visão

Fazendo a barba no espaço

 

Lavando as mãos no espaço

Limpeza no espaço

O primeiro dueto musical entre espaço e a Terra

Fazendo o melhor cover de “Space Oddity”, de David Bowie

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • antonio carlos rogerio:

    parabéns ! muito bonito e instrutivo ! A experiência da água no espaço, sugere o estudo mais aprimorado da velocidade da gravidade !

  • Austregon:

    Everybody loves Chris…

  • Leandro Pinheiro Gomes:

    Muito legal esses vídeos, realmente são bem curiosos os elementos, principalmente líquidos sem a presença de uma força gravitacional.
    Sem contar que acredito ser o sonho de muitos um dia poder ir ao espaço (inclusive o meu), e o Astronauta Chris Hadfield (que tem o nome muito parecido com um dos protagonistas de um grande jogo clássico de ficção científica, Residente Evil)mostra rotinas no espaço com muito humor, nos deixando um pouquinho mais próximos desta realidade que ainda soa como ficção.Parabéns pelo trabalho e pelos vídeos!

  • Reynaldo Andrade:

    Muito lindo este video, algo muito diferente.

  • Cilas Tirabassi:

    Isso é FANTASTiCO,vozes sincronizadas em TERRA e ESPAÇO,já já estaremos conquistando,novas terras e novas luas e prá lá nos iremos habitar!

Deixe seu comentário!