Astrônomos descobrem 18 planetas fora do sistema solar

Por , em 8.12.2011

Astrônomos descobriram 18 novos planetas fora do sistema solar. Todos eles são gigantes de gás do tamanho de Júpiter que circundam estrelas maiores que o sol.

Essa descoberta aumenta em 50% o número de planetas que orbitam estrelas massivas semelhantes ao sol. O tamanho dos planetas deve ajudar os astrônomos a entender melhor como eles se formam e crescem em sistema solares.

A nova descoberta veio poucos meses depois que uma equipe diferente de pesquisadores anunciou a descoberta de 50 novos mundos fora do sistema solar, incluindo um planeta rochoso que poderia ser um bom candidato para a existência de vida. A lista de planetas conhecidos fora do sistema solar está agora em bem mais de 700 e crescendo rápido.

Os cientistas utilizaram o Observatório Keck, do Havaí, para pesquisar cerca de 300 estrelas e descobrir a massa dos 18 planetas. As estrelas são pelo menos 1,5 vezes mais massivas que o sol.

Todos os 18 planetas orbitam relativamente longe de suas estrelas, a uma distância de pelo menos 0,7 vezes a extensão da Terra ao sol (cerca 150 milhões de quilômetros). [LiveScience]

• Eudemio Pina:

Aí estão mais 18 Planetas fora de nosso Sistema Solar, para juntar aos mais de 700 descobertos anteriormente! Entre eles como diz o comentário da Hypescience, um deles é rochoso com boa hipóteses de ter vida! Ainda que seja uma forma de vida primitiva, a existência de vida fora do Planeta Terra, seria uma descoberta Fantástica!

• Maurício Xavier Fayzano:

E dizer que há alguns anos atrás os cientistas diziam que fora do sistema solar não póderiam existir planetas!
    O Hubble chegou em boa hora!
    Há pouco descobriram água em Marte, onde juravam de “pé junto” não poderia haver nenhuma água!
    O que mais “descobrirão”?
    Será que falta muito para “descobrirem” que não estamos sós no Universo?
    Seres humanos, pobres tolos!

Um Universo cheio de planetas…

• Rone:

o meu ultimo post , (seria o primeiro) não foi publicado, (não sou criacionista fánatico pode ficar tranquilo ( ao moderador do blog)
    Bom acho que este post idem,,,,( não será postado) qual a distancia dos planetas,em relação as estrelas , quais estrelas são. poderiam caprichar mais no post….
    Mas o site é nota 10 em si…..!!!!!

nao exatamente,o tamanho nao influencia em nada quanto a isso, eles se formam como qualquer outro planeta, assim como os gigantes do nosso sistema solar.

• V.D:

“O tamanho dos planetas deve ajudar os astrônomos a entender melhor como eles se formam e crescem em sistema solares” eu não entedi como o tamanho deve ajudar

• Hèber:

qnto maior o planeta mais velho ele é!!!

• Matheus Cardoso:

Heber, por favor, leia mais sobre o assunto. Seu comentário pode até parecer lógico pra vc, mas estamos em um site científico, entende ? Por acaso, vc imagina q corpos celestes “crescem”, ao longo do tempo ? Talvez as estrelas, e olhe lá, não é um crescimento significativo.

Os planetas maiores e dominantes, como Júpiter, são os valentões durante a formação planetária, eles agregam mais e mais material e vão ficando maiores e estáveis, assim se formam antes dos outros planetas.