Astrônomos pelo mundo estão para anunciar uma grande descoberta sobre buracos negros

Por , em 3.04.2019

Astrônomos de uma rede intergovernamental de pesquisa farão um grande anúncio no próximo 10 de abril sobre buracos negros, de acordo com o Observatório Europeu do Sul.

Considerando que o Telescópio Event Horizon está em uma missão para capturar a primeira imagem de um buraco negro, esta pode ser a descoberta da qual os astrônomos vão falar.

Se for isso, pela primeira vez, seremos capazes de “ver” o buraco negro no centro da nossa, ou no da nossa vizinha cósmica mais próxima, a galáxia elíptica Messier 87.

Xis!

Buracos negros são essencialmente invisíveis. Sua imensa gravidade absorve qualquer matéria circundante, incluindo a luz. Isso torna a tarefa de realmente enxergar um buraco negro complemente impossível.

No entanto, na extremidade da poderosa gravidade desse objeto fica o seu “horizonte de eventos”.

O material que se acumula nessa região gira em torno do buraco negro emitindo radiação de alta energia – e essa nós podemos ver.

Nos últimos 13 anos, o Telescópio Event Horizon (que é na verdade uma rede de observatórios de rádio em todo o planeta) tem tentado criar a imagem de dois buracos negros – Sagitário A*, no centro da Via Láctea, e o buraco negro no centro de Messier 87 – a partir desse horizonte de eventos.

Santo Graal

Estes observatórios em todo o mundo concentram seu olhar nas localizações do buraco negro e capturam individualmente sinais de rádio emitidos pelos horizontes de eventos.

Os dados capturados são digitalizados e armazenados em discos rígidos, que são enviados fisicamente às instituições participantes para análise. Como cada telescópio é sincronizado com um relógio incrivelmente preciso, os dados podem ser correlacionados e costurados e, eventualmente – este é o santo graal -, produzir uma imagem do horizonte de eventos de um buraco negro.

A última coleta de dados ocorreu há dois anos, em abril de 2017. Desde então, os astrônomos vêm “montando” o quebra-cabeças. Agora, muitos suspeitam que o anúncio dos próximos dias nos dará a primeira visão real de um buraco negro.

Pode não ser isso, mas um “resultado inovador” que será transmitido simultaneamente em seis locais e quatro idiomas diferentes em todo o mundo certamente nos deixa animados com as possibilidades.

Fique atento