Auto-hipnose ajuda pacientes a controlar Síndrome de Tourette

Por , em 14.07.2010

Um novo estudo mostra que auto-hipnose ensinada através de vídeos pode ajudar adolescentes a controlar os tiques que caracterizam a Síndrome de Tourette.

Médicos da Case Western Reserve School of Medicine analisaram 33 pacientes com idades entre 6 e 19 anos. Depois de assistirem um vídeo que ensinava auto-hipnose quase todos os pacientes tiveram uma redução expressiva dos tiques.

Eles deveriam praticar técnicas de auto-hipnose três vezes por dia e depois responder a perguntas sobre sua percepção dos próprios tiques. Depois de 12 sessões do mesmo tratamento, os pesquisadores notaram que os pacientes haviam melhorado significativamente.

Esse tipo de terapia para controlar a Síndrome de Tourette é atrativa por não depender de substâncias químicas que, por serem muito fortes, podem trazer efeitos colaterais. O uso do vídeo também têm várias vantagens, incluindo um método padronizado para todos os pacientes.

O vídeo, além de ensinar a auto-hipnose, mostrava outra criança com Síndrome de Tourette, então o paciente podia visualizar seus sintomas e, automaticamente, ficava mais consciente dos seus tiques.

A Síndrome de Tourette é uma doença neurológica que se caracteriza por espasmos involuntários, tiques e reações muito rápidas. Normalmente, mostra seus sintomas em jovens de 5 a 18 anos. Estima-se que ela afete uma em cada 100 pessoas. [Web MD]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • Rosângela:

    Não é maravilhoso!!!! que se tenha terapia alternativa para controlar os sintomas da “Síndrome de Tourette” e que substâncias químicas possam ser deixadas de lado.
    Devemos parabenizar os médicos, pesquisadores, todos aqueles que buscam uma alguma forma minimizar as deficiências que essa complexa máquina -o corpo humano- apresenta.

  • Rafael:

    Tem sim, Roman. Último parágrafo:

    “A Síndrome de Tourette é uma doença neurológica que se caracteriza por espasmos involuntários, tiques e reações muito rápidas.”

    E iss que vc escreveu ‘pode’ ser alguns dos sintomas, mas não os únicos. Veja:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Tourette

  • Roman:

    deus do ceu! Artigo sobre tourette mas nenhuma palavra sobre O QUE É esse tourette! Claro, todos sabem não é?

    Bom, para os que nao sabem (pessoas normais): Tourette é quando uma pessoa fala descontroladamente coisas constrangedoras, geralmente palavrões, ou fatos obscenos, etc.

    • eu:

      Nada a ver, são vários sintomas diferentes amigo, é a mesma coisa de vc dizer q todo alemão é nazista.

Deixe seu comentário!