Como aprender sinestesia sozinho

Por , em 13.07.2010

Uma das várias formas de sinestesia, em que as pessoas experimentam letras ou números em cores, pode ser treinável. A pesquisa que descobriu isso também indica como desenvolver essas características.

Pesquisadores pensavam que sinestesia seria um componente genético, mas algumas pessoas disseram experimentá-la durante a hipnose. Portanto, um novo estudo surgiu para descobrir se seria possível adquirir sinestesia através de treinamentos.

Para testar a ideia, os investigadores pediram para voluntários lerem um romance em que certas letras eram sempre escritas em vermelho, verde, azul ou laranja.

Antes e depois de lerem o romance, os voluntários realizaram um teste de “aglomeração sinestésica”, no qual eles tinham que identificar uma letra no meio de uma grade de letras pretas que rapidamente piscavam em uma tela. Quando a letra que eles tinham que identificar era uma daquelas coloridas, o desempenho dos voluntários foi melhor.

As pessoas que haviam lido o romance com as letras coloridas tiveram um desempenho melhor do que aqueles que leram em preto e branco. Ou seja, os que treinaram tiveram mais facilidade na realização do teste.

As descobertas da pesquisa sugerem que a sinestesia natural pode se desenvolver tanto como resultado de experiências da infância, bem como por causa da genética. [NewScientist]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

5 comentários

  • Geleiras:

    Cruz e Sousa seria sinestésico? As vezes me pergunto…

  • eduardo:

    E a sinestesia tem algum benefício para a mente e/ou para o corpo?

  • Nei:

    A maioria dos homens são sinestésicos. É só vermos uma mulher bonita e logo pensamos: “gostosa”.

  • carol:

    eu percebi que eu desenvolvi algo parecido, por exemplo, quando tem movimentos muitos iguais, eu faço sons (ta/tum), assim eu decoro melhor os movimentos e eu faço isso a mt tempo, incoscientemente

Deixe seu comentário!