Avião espacial já está voando há um ano

Por , em 8.03.2012

O avião espacial secreto da aeronáutica americana, X-37B, fica mais misterioso a cada dia. Criado para ficar nove meses em órbita na Terra, a segunda cópia do avião, conhecido como Veículo Orbital de Teste 2, já está no espaço há um ano – e continua forte.

Existe apenas um problema. Nós ainda não sabemos exatamente para que o avião de quase 10 metros de comprimento está lá.

Desde que a nave foi lançada, em abril de 2010, a aeronáutica insistiu que o X-37 é um programa puramente científico. Mas analistas comentam que a nave espacial, que é lançada para o espaço como um foguete, mas retorna à Terra como um avião, é capaz de muito mais. Ela poderia ser um espião em órbita – em essência, um satélite mais manuseável. Ou poderia ser usada contra satélites inimigos.

Com um valor estimado em um bilhão de dólares (R$ 1,75 bi), a nave poderia até enviar suprimentos para Estação Espacial Internacional. Em outubro, o responsável pelo programa, Art Grantz, propôs construir um modelo ainda maior, o X-37C, que poderia carregar astronautas para a estação e preencher o espaço deixado pela NASA.

Apesar de improvável, o X-37B poderia funcionar até como bombardeiro orbital. “Você poderia colocar munições ali”, comenta Eric Sterner, analista do Instituto Marshall.

O último rumor foi de que o tempo estendido da nave em órbita é para realizar passagens próximas à Estação Espacial Chinesa, que está em órbita desde setembro, mas ainda sem astronautas a bordo. Alguns analistas comentam que o caminho do X-37 quase atravessa o da estação. Outros afirmam que ambos iriam se cruzar a uma velocidade milhares de metros por segundo, tornando a espionagem impossível. “Se os Estados Unidos realmente quisessem observar a estação de Tiangong, existem formas mais suficientes de fazer isso sem precisar do X-37B”, comenta Brian Weeden, da Fundação pela Segurança Mundial.

Alguns acreditam que o avião espacial vai criar uma nova linha de financiamento governamental, preservando-se mesmo enquanto outros sistemas espaciais são desativados. A aeronáutica está dando um grande incentivo para que os cortes de orçamento não sejam tão fundos. A eficiência do X-37 mostra que sua performance foi muito além do antecipado. [GizModo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

9 comentários

  • John jones:

    tem alguma coisa suspeita nisso?

  • Valteir:

    Os americanos só pensam naquilo.

    Em fu
    fu
    fuzilar o próximo,

    Em bom
    bom
    bombardear o próximo.

    E terroristas são os outros.

  • Jonatas:

    Isso mostra que a maior parte dos OVNIs são de origem humana, se não forem todos.

  • André Luis:

    Realmente tem o tamanho de um satélite, mas não creio que seja uma possível arma do governo para bombardeio orbital, afinal eles já tem o B-2 Spirit e afins, bem mais fortes! Este avião parece um “micro ônibus espacial”.

  • Dan:

    Eu achei a notícia interessante.

  • there:

    nosso q povo chato… Vamos lá gente isso akie e conhecimento. E quanto mais melhor…. Quem não quiser ler não precisa Nuss

  • Balacobaco:

    Não era para ser um site de ciências?
    Pq mas tá parecendo um almanaque?
    Já foi-se os bons tempos…

    • haha:

      Ta e isso é o que?

    • Sociopata:

      Se isso não é Ciência, então me diga o que é.

Deixe seu comentário!