Balão climático pode ser esperança contra aquecimento global

Por , em 15.09.2011

Não é de hoje que cientistas tentam descobrir métodos para controlar os processos climáticos do planeta. A geoengenharia, ciência que busca intervir no clima e manipular parte de seus mecanismos, vai ganhar em breve um aliado tecnológico: um balão amarrado a 1 km de altura.

O lançamento de tal balão é parte de um projeto chamado “Injeção de Partículas na Estratosfera para Engenharia Climática” (SPICE, na sigla em inglês). A empreitada tem financiamento de 1,6 milhões de libras (o equivalente atual a 43 milhões de reais) e está programada para o mês que vem. Coordenada pela agência britânica Marshall Aerospace, em parceria com algumas universidades do país, a SPICE pretende o que diz o nome: alterar a natureza do clima lançando partículas na estratosfera.

O princípio básico do projeto, conforme explicam os cientistas, é imitar o que acontece após uma erupção vulcânica. Um fenômeno, ainda pouco conhecido, foi observado pela primeira vez há vinte anos, nas Filipinas: após a erupção do vulcão Pinatubo, o gás e as cinzas resultantes do processo se espalharam pelo ar e causaram uma diminuição de 0,5° Celsius na temperatura do planeta inteiro. Simulando um processo pós-erupção, com substâncias apropriadas, os pesquisadores esperam conseguir obter um efeito parecido, e controlá-lo através do balão.

Esse dispositivo, por enquanto, estará apenas em missão de reconhecimento. Em primeiro porque ele lançará, no ar, várias espécies de partícula. Os cientistas ainda precisam analisar mais a fundo o que cada substância é capaz de fazer, e qual a melhor forma de lançar as partículas. Além disso, essa altura de 1 km é meramente experimental: a ideia é que os balões de geoengenharia, no futuro, sejam colocados em alturas superiores a 20 km do nível do mar.

O balão, que tem 20 metros de diâmetro, será lançado em Norfolk, no leste da Inglaterra. O cabo que ligará o balão ao chão tem a função de bombear água de cima para baixo ao longo dos seus 800 metros de comprimento, a uma velocidade de 100 litros por hora. Com esse protótipo, os cientistas esperam projetar no futuro balões gigantes controlando o clima da ilha britânica.

Os pesquisadores já falam em algo entre 10 ou 20 balões, de maior capacidade, instalados pela Inglaterra e atuando a 20 quilômetros do chão, o que ainda é uma meta para longo prazo. Com eles, segundo os pesquisadores, seria possível lutar contra o aquecimento global, reduzindo a temperatura média da Terra em um ou dois graus Celsius. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

30 comentários

  • Tiago Moah Weimer:

    Aquecimento Global sempre existiu. Se não era aquecimento, era resfriamento. Ponto Final!!!
    O que está mais do que na cara é o DESCONTENTAMENTO da nossa parte, digo isso como sendo da parte humana, em conseguir viver em situações como estas nas quais estamos vivendo hoje.
    Estamos acelerando o processo de aquecimento, destruindo um monte de coisas (árvores, água, animais…) e assim vai. Somos uma imensidão de pessoas vivendo em um planeta quase que desgastado. É muita gente vivendo e peidando junto.
    Consumismo exagerado? Concordo. Só que daí, vêm aqueles caras que vão dizer que, se não consumirmos estaremos tirando o trabalho de alguém e tal e coisa e coisa e tal. Questões políticas abrangentes, que não quero nem comentar.
    Atrevo-me á dizer que, a melhor forma de se viver é cada um cuidando do seu nariz.
    Á se voltássemos aos tempos das eras feudais…
    Só que daí teríamos reis, monarcas e toda essa corja que retira em dízimos tudo aquilo que produzimos. Não sei por que, mas odeio impostos!!!
    Tá aí. Acho que a culpa disso tudo começou com os impostos… 😀

    • Toinho:

      E não é que a culpa disso tudo começou com os impostos, temos que parar com essa coisa de querer sempre muito dinheiro… O mundo seria bem melhor se não quiséssemos sempre ter algo em troca pelo que fazemos, mas todos pensam que, se não ganharmos nada, não vale a pena.

      Isso é que é viver em sociedade, as pessoas teriam que parar com esse pensamento, veja as formigas, por exemplo, cada uma faz um trabalho diferente para a sobrevivência do todo… Não acho que daria para vivermos cada um por si, cada um tem habilidades diferentes necessárias para a humanidade, tem o médico, o pedreiro, o cientista, até o político faz algo importante para a humanidade, que é liderar, nem todos temos espírito de liderança, nós precisamos de um líder para supervisionar nosso trabalho, como existe a formiga-rainha…

      Espero que um dia a humanidade acorde e comece a viver assim e… Ops! Acabei de definir com detalhe o modelo de socialismo científico proposto por Carl Marx e Friederich Engels á mais de um século! Enfim, não deveríamos querer algo em troca pelo nosso trabalho, apenas trabalhar para manter a humanidade viva… Só que ninguém quer isso!

      (Ah! E os nossos peidos são uma coisa quase insignificantemente poluentes diante da destruição das florestas e da poluição das cidades)

    • Idgpol Lopgdi:

      Imagino, o quanto de lenhas teriamos que queimar para cosinhar. Plantar, como até hoje, nem ‘batata’… queremos é o feijão pronto. Nosso canido vale mais do que puxar cobra para os pés.

  • Gabriel Zambon:

    Stephanie corrige ai:
    – “A empreitada tem financiamento de 1,6 milhões de libras (o equivalente atual a 43 milhões de reais)” – 1,6 Milhões de Libras = 4,3 Milhões de Reais, faltou uma vírgula.
    – “bombear água de cima para baixo” – Não seria de Baixo para Cima?!?!?!?!
    Abraços,

  • laender:

    A única forma de reverter o aquecimento global é plantando árvores ou gramíneas nos lugares onde não haja culturas alimentares pois através da fotossíntese absorve-se o CO2 e neutraliza-se os efeitos dos raios solares. Porém o que se vê é o Homem destruindo a cobertura verde do planeta e as consequências serão catastróficas em breve.

  • Ze da Feira:

    Fui um dos primeiros a criticar essa de aquecimento global. Todos me criticavam´. já fui até ofendido. agora vejo que minhas fileiras estão engrossando. ainda bem que o bom senso sempre prevalece.

    • Felipe:

      é da natureza humana acreditar em tudo que é apocalíptico. E sabe porque isso acontece?…Alguém troca o certo pelo duvidoso? hehe

      *Religião* – Se vc pecar vc vai queimar, chorar, arder no fogo do inferno por toda a eternidade.
      Alguém se arrisca a dizer o contrário?

      Então é isso, é só falar que o mundo está pegando fogo que todos acreditam sem ao menos questionar como e porque.

  • Felipe:

    aqui vai um, quem tiver interesse…
    http://globalresearch.ca/index.php?context=viewArticle&code=20070315&articleId=5086

  • Felipe:

    Aquecimento global é um mito.
    Pra saber disso, basta apenas ler artigos que não sejam do Al Gore.

    Antes de me darem “negativo” pelo meu comentário. Leiam artigos originais em inglês sobre o aquecimento do planeta.
    Abraços Hype

    • Ze da Feira:

      Detesto o al gore

    • Thulio Moura:

      Se é mito, porque entao as geleiras estão se desfazendo, lugares ao norte sempre tiveram gelo tem gramado agora?

    • Ze da Feira:

      As geleiras de marte tambem recuaram nos ultimos anos, será nossa culpa tambem ? ou será a atividade solar.

    • Toinho:

      Você sabe que, no passado, toda a América do sul, Africa e sudeste asiático estavam congelados, enquanto o restante do mundo continental era formado por florestas tropicais, não é?

      Se não, volte para a 4ª série!

  • Ze da Feira:

    Ainda tão falando de aquecimento global ?

  • Josias Lamarca:

    1,6 milhões de libras é equivalente a 4,3 milhões de reais e não R$43

    E outra … acabem com esta desgraça chamada consumismo que não precisaria de nada disso.

    • leandro:

      se acabarem com o consumismo, nós todos ficaremos sem emprego, ou vc não trabalha produzindo um bem de consumo( pelo menos ele deve ter alguma ligação).

  • adelimar:

    EU BEM QUE PODERIA SER IQUAL A UM POLITICO COM VOÇES MENTIR ,PLANEJAR OQUE IREI DIZER ,AFINAL ,A UMA VOTAÇAO ESTOU CIENTE ,MAS MAS E MAS …GOSTO DE VOÇES .

  • adelimar:

    CARA EU NAO TO NEM AI SE VOTARAO EM MIM ,OU NAO ,TO FALANDO ,DO CORAÇAO PODEM CRER GALERA.

  • Nik:

    Mais uma utilidade para a água na tecnologia moderna… pra acabar mais rápido!!! -.-

    • Leon:

      Acabar???
      E ela esta indo para onde, ou esta apenas desaparecendo no nada?

    • Nik:

      Na natureza nada se cria (ou se destrói por completo), tudo se transforma… o problema é a transição pela qual essas substancias passam. Os humanos sabem que a água POTÁVEL deixará de existir um dia em nosso planeta e talvez tenhamos que “tratar” água do mar até esgotar a própria também (oq parece piada) mas insistem em inventar mais formas de usa-la. Exemplos: carros movidos à água, esse balão ai… etc. (e só uma nota pessoal… tenho ódio daqueles vizinhos que passam horas lavando as calçadas)

  • adelimar:

    PRA MIM FAZER DA ATMOSFERA TERRESTRE ,UM LABORATORIO TIPO; VAMOS LANÇAR ISTO PRA VER OQUE ACONTECE COM A ATMOSFERA DO PLANETA E UM CRIME GRAVISSIMO , E SE TAL TESTE DA MERDA E AI ,QUEM IREMOS RESPONSABILISAR ,POR DOENÇAS ,CLIMAS ,MAIS SEVEROS ,CHUVAS ACIDAS ETC… ;ISTO E ERRADO ,AFINAL A TERRA NAO E DE UM PAIS ENTROMETIDO E OCIOSO ,A TERRA E DE NOS TODOS , E NOS JA ESTAMOS NOS ORGANISANDO ,MUNDIALMENTE PARA AMENIZARMOS OS EFEITOS CLIMATICOS .

    • Jadson:

      1º Não use caps lock quando escrever comentários (parece que tá gritando);
      2º “Uma andorinha não faz verão”. Portanto um balão desses em fase de testes não irá afetar mais o clima na terra de forma tão catastrófica quando você disse;
      3º A idéia é muito válida desde que os responsáveis pelo experimento não sejam como vilões de histórias em quadrinhos e queiram dominar o mundo com a ameaça de lançar chuva ácida em algum país. (bricadeira) e;
      4º Pensamentos do gênero impedem o avanço tecnológico em qualquer lugar (tomando as devidas proporções). Não vamos crucificar algo por não conhecermos melhor os fundamentos da mesma.

    • Toinho:

      Talvez eles usem até produtos tóxicos nesse negócio aí, teremos um planeta frio, mas poluído…

  • Pensador®:

    Sempre houve e sempre haverá aquecimento e resfriamento global.
    Os cientistas sabem disto. Mas insistem em dizer que tudo é culpa do homem.

    • leandro:

      eu acho que o aquicimento global é um argumento dos paises desenvolvidos paratentar frear os que estão em desenvolvimento.

  • drew:

    O que esses cientistas esqueceram de explicar é o fato de depois da erupção vulcânica as particulas na atmosfera causam chuvas acidas.
    nao vejo muito sentido diminuar a temperatura e termos em compensação apenas chuivas ácidas

    • Theo:

      Obviamente eles nao irao jogar no ar particulas que causem chuva acida, e sim particulas neutras capazes de apenas baixar a temperatura global…coisa de meio neuronio de pensamento…

    • drew:

      essas partículas que eles irao jogar sao similares a dos vulcões que é o SO2(dioxido de enxofre),essas partículas formadas por esses componentes diminuem a temperatura más durante o processo de precipitação causam a chuva ácida,isso ja foi provado,más mesmo sendo chuva acidas seria bem vinda em determinadas regioes do planeta como no Saara ou Somalia.

  • Jefferson:

    Creio que com os nossos avanços tecnológicos vamos reverter todos os quadros que estamos fazendo com o planeta actualmente.

Deixe seu comentário!