Adivinhe o que estas 13 baleias tinham no estômago quando morreram

Por , em 30.03.2016

Uma autópsia em 13 baleias cachalote que encalharam perto da cidade de Toenning, em Schleswig-Holstein, Alemanha, encontrou em seus estômagos algo que, infelizmente, cada vez mais faz parte da dieta destes animais: plástico. As baleias provavelmente morreram de insuficiência cardíaca e circulatória devido à fome, no entanto, e não por causa do lixo em seus intestinos.

Ainda assim, o conteúdo do estômago – que inclui uma rede de pesca de 13 metros de comprimento e um pedaço de 70 centímetros de plástico de um carro – são lembretes do impacto ambiental do lixo humano.

lixo baleias

“Estes resultados nos mostram os efeitos de nossa sociedade consumidora de plástico”, afirmou Robert Habeck, ministro do meio-ambiente de Schleswig-Holstein. “Animais inadvertidamente consumem plástico e seus resíduos, o que faz com que eles sofram e, na pior das hipóteses, faz com que morram de fome mesmo com o estômago cheio”.

Todas as baleias eram do sexo masculino, na faixa etária entre 10 e 15 anos, e pesavam cerca de 15 toneladas – um peso baixo, considerando que cachalotes normalmente pesam de 32 a 41 toneladas. Especialistas acreditam que as tempestades no nordeste do Atlântico afetaram a fonte de alimento das baleias no Mar do Norte. Guiadas por seus estômagos famintos, as baleias seguiram as lulas e acabaram encalhando em águas rasas. [IFLS]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!