Barbudos são mais atraentes para as mulheres, mas com uma condição

Por , em 16.01.2020

Não é exatamente uma novidade: diversos estudos já concluíram que mulheres preferem, no geral, homens com barba. 

É provavelmente um truque da natureza: de uma forma inconsciente, somos atraídos por parceiros que pareçam ter as melhores qualidades masculinas e femininas para a reprodução. No caso do homem, isso tem a ver com as características relacionadas ao nível de testosterona, como altura, músculos e pelo facial. 

Só que um novo estudo da Universidade de Queensland (Austrália) e da Universidade de Stirling (Escócia) descobriu que os barbudos só são mais atraentes sob uma condição: se a mulher não tiver pavor de parasitas como piolhos, carrapatos, pulgas e semelhantes. 

O estudo  

Os pesquisadores pediram a 919 mulheres predominantemente heterossexuais para avaliar a atratividade de três tipos de rosto masculino. 

As participantes também completaram questionários sobre suas atitudes em relação a parasitas e seu desejo de ter filhos. 

Conforme esperado, rostos mais “masculinos”, como os barbudos, foram considerados mais atraentes tanto para relacionamentos a curto prazo quanto a longo prazo. Inclusive, os barbudos com mais características masculinas, como mandíbula larga e sobrancelha forte, foram avaliados como os mais atraentes para os dois tipos de relacionamento. 

No entanto, quando a repulsa a parasitas foi levada em conta, as coisas mudaram – as mulheres que disseram ter mais nojo de parasitas foram as mais propensas a julgar homens sem barba como mais atraentes. Não que seja uma coisa planejada – da mesma forma que a própria atração por barba, é inconsciente. 

Menos barba, menos parasitas 

Do ponto de vista evolucionário, isso faz sentido. Uma teoria dita que os seres humanos foram perdendo a quantidade de pelos corporais em parte por conta do risco de proliferação de parasitas. 

E talvez isso esteja, aos poucos, “mudando o gosto” das mulheres por seus parceiros ideais – pesquisas descobriram, por exemplo, que mulheres dos EUA, China, Nova Zelândia, Finlândia, Eslováquia, República Tcheca, Turquia e Brasil preferem homens com peitos lisos, sem pelo. Curiosamente, mulheres do Reino Unido e de Camarões parecem curtir um Tony Ramos. 

Um artigo sobre o novo estudo foi publicado na revista científica Royal Society Open Science. [CNN, TheGuardian]
 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (27 votos, média: 4,78 de 5)

1 comentário

  • Rengav Itteloc:

    Interessante que, em meados dos anos 90, uma pesquisa similar dizia que as mulheres ditas “modernas” preferiam homens imberbes como símbolo de limpeza e inteligência. A verdade é uma só: 95% das pessoas são “Zé-Modinhas” que vão na onda do mainstream, provando que o ser humano comum não pensa, não age e não sente por conta própria. A mídia age, sente e pensa por ele…

Deixe seu comentário!