Barco feito de garrafas PET está perto de concluir viagem histórica

Por , em 27.07.2010

A cidade de Sydney, no litoral oeste da Austrália, vai receber uma ilustre visita na próxima segunda-feira. É o barco Plastiki, todo feito de garrafas PET, que terminará sua viagem de 8.000 milhas náuticas (quase 15 mil quilômetros) pelo Oceano Pacífico. Construído por um engenheiro britânico e sua equipe, o barco foi feito a partir de 12.500 garrafas plásticas e usou os métodos mais sustentáveis possíveis em todas as etapas da produção.

O Plastiki tem pouco mais do que 18 metros de comprimento, e sua tripulação terá navegado pelo oceano durante 125 dias até aportar em Sydney na próxima segunda. Devido a ventos fortíssimos, que quase configuraram um tufão (ventos de 60 nós, que equivalem a 111 km/h), o Plastiki foi forçado a fazer uma para no litoral australiano no último dia 19, mas segui viagem e finalizará a jornada no prazo previsto.

Segundo o líder da equipe e idealizador do projeto, David de Rotschild, o barco não vai se aposentar depois dessa jornada, e as próximas já serão planejadas na sequência. A ideia que a tripulação quer passar, de acordo com Rotschild, é a de que os materiais recicláveis podem ser úteis para uma infinidade de coisas, e é também uma crítica a quem joga lixo nos mares. O barco ficará ancorado em Sydney durante um mês, na qual haverá uma feira de conscientização, em que a população pode visitar o Plastiki e conhecer mais sobre sua inédita jornada e a mensagem que ele pretende transmitir. [CNN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • Joca Laurindo:

    Promovendo a sanidade ambiental !!!

    Gostei

  • Calasans:

    Tem um velho ditado q/ diz:O limite real do homen termina quando começa a sua imaginaçâo.Conheço gente q/usa garrafas pet em muitos projetos,ex. cais flutuantes,jangadas,casas e etc….

  • Rosângela:

    Congratulations! David de Rotschild “os materiais recicláveis podem ser úteis para uma infinidade de coisas” e “uma crítica a quem joga lixo nos mares”. Bom ver gente trabalhando em prol da sobrevivência do nosso planeta.
    Conscientização é tudo o que precisamos.
    Excelente Rafael!

  • everton:

    e emanero vou fazer um mais nao para navegar pelo
    oceano ir a praia de vez emquando

  • Cintia:

    Adorei !!! Nesses tempos em que vivemos de enchentes, temos que nos preparar para o pior, inclusive esse barco com pets é super genial, temos que ter um desses em nossas casas, super útil em horas desagradáveis da natureza…ao alcance de todos..

  • Carlos:

    Muito interessante.

    Sydney fica na costa LESTE da Austrália.

Deixe seu comentário!