Barriga grande dificulta respiração, afirma estudo

Por , em 11.03.2009

Carregar excesso de peso no centro de seu corpo, mais especificamente em sua barriga, pode causar um mau funcionamento dos pulmões – além de outros problemas relacionados à gordura.

De acordo com uma pesquisa francesa, a gordura abdominal já está ligada à diabetes, pressão alta e doenças cardíacas – partes de um conjunto chamado de síndrome metabólica.

Agora foi confirmado que uma cintura larga demais está associada a problemas nos pulmões.

Os pesquisadores franceses analisaram informações sobre a saúde de 120mil pessoas no país, através de dados da pesquisa demográfica. Posteriormente, associaram as descobertas a outras condições (se a pessoa é ou não fumante, o índice de massa corporal, etc.).

“Encontramos um elo independente entre uma cintura larga, uma barriga grande, com problemas respiratórios e pulmonares” declara Natalie Leone, do Instituto Nacional de Saúde francês.

A obesidade abdominal, considerada na pesquisa, foi de 88 centímetros para mulheres e 101 centímetros para homens.

Outros estudos ligaram os problemas de pulmões à morte e a problemas cardíacos.

Os cientistas acham que a gordura abdominal pode prejudicar o diafragma e causar os problemas pulmonares e o movimento do peito enquanto respiramos. O tecido adiposo também é conhecido por aumentar o índice de inflamações no corpo, o que também pode alterar o seu funcionamento normal.

Mesmo que as razões para que a barriguinha de chope seja ligada aos problemas pulmonares não esteja completamente clara, agora há motivos para que a medição da cintura de pessoas seja incluída em exames que visem analisar as condições pulmonares – levando a obesidade em consideração na hora de fazer o tratamento. [Reuters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

Deixe seu comentário!