Beber vinho pode ajudar a evitar queimaduras solares

Por , em 1.08.2011

Cientistas espanhóis encontraram substâncias nas uvas que protegem as células dos danos causados pelos raios ultravioleta (UV), emitidos pelo sol, que hoje são a principal causa de envelhecimento precoce, queimadura solar e até mesmo câncer de pele.

Os pesquisadores observaram a reação química ocorrida na pele quando ela é atingida por raios UV. Eles descobriram que os flavonóides nas uvas podem parar a reação química que faz com que as células morram causando, portanto, danos à pele.

Empresas de cosméticos já estão registrando seu interesse na pesquisa, na esperança de fazer cremes ou pílulas que copiem o processo.

Marta Cascante, bioquímica da Universidade de Barcelona e diretora do projeto de pesquisa, disse que o estudo prova que as uvas podem proteger a pele contra queimaduras solares e até mesmo câncer de pele. Dessa forma, as descobertas poderão de fato levar ao desenvolvimento de cremes para a pele e outros produtos para proteger nosso corpo dos danos do sol.

O vinho é típico na dieta do mediterrâneo. Tal dieta é considerada a mais saudável do mundo. O novo estudo é mais um que contribui para a imagem popular de pessoas saudáveis e bronzeadas da região. Pesquisas anteriores já haviam dito que a população tem baixas taxas de câncer e boa saúde em geral por causa dos tomates, azeite e mesmo o vinho tinto.[Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

7 comentários

  • mestry badahra:

    Esta pode ser uma excelente opção, Porem concordo com o colega , que alerta o marketing dos srs produtores de bebidas, que de tudo fazem para faturar .E o habito de tomar 1 cálice , e a ignição, para a galera que está começando a vida embarcar no trem da alegria forçada e induzida, cuja estação final todo kara que tem mais de 40 anos pode atestar :É a estação DO tobogã do inferno,onde o capeta do CRAC, está dizimando a nova geração …
    To fora ! mestry badahra .

  • getuliovalopes:

    Fui orientado, pelo médico a tomar uma taça de vinho por dia,levei fazendo isso só 3 semanas, hoje tomo 2,3,garafas só nos fins de semanas é mais louvavel.

  • Rod:

    Atenção para o marketing industria das bebidas alcolicas que fazem da desgraça um produto a ser vendido.Meses atras quiseram transformar o vinho na categoria de alimento e foram barrados pelo comunidade médica.Lamentavelmente alguns médicos sustentam e apoiam o hábito de injestão diária. O vinho pode ser perfeitamente substituido pelo suco de uva.Dizem que o suco tem menos flavonoides ou o que seja, mas sua injestão, então , pode ser um pouco maior que a do vinho.Esta mesma industria não divulga os casos de cirrose hepatica em adolescentes acostumados a beber vinho desde criança nas regiões de colonização italiana.

    • eduardo:

      Rod, entendo sua preocupação… mas aí entramos novamente na velha máxima: tudo em demasia faz mal à saúde… menos sexo…
      Se vc pesquisar, vai encontrar várias matérias recomendando a ingestão diária do vinho… mas apenas uma taça por dia… essa é a orientação…
      Agora, se vc acha que beber suco de uva é melhor, vc tb está certo… mas, tente exagerar bebendo grandes quantidades do suco… muito provavelmente alguma coisa ruim vai acontecer com o seu corpo…

    • Rod:

      Prezado Eduardo. Realmente o excesso é o problema.Outro dia pessoa morreu por edema cerebral devido ao consumo excessivo de agua seguindo um regime da moda.As pessoas facilmente tendem ao desequilibrio e caem nos excessos e poucos ficam no tal de um copo. Quanto as materias sobre os beneficios do vinho sustento que a maioria é paga pela industria de bebidas. Já ouvi médicos e nutricionistas se pronunciarem severamente contra qualquer estimulo ao consumo de bebidas alcoolicas, incluindo o vinho que sugerem a substituição que falei.Mas estes comentários são raramente reproduzidos pela midia que necessita de lucros e anunciantes.Porém, cada um que faça como lhe parecer melhor. Abraço

  • eduardo:

    E tb é bom pro coração, como apontam algumas pesquisas…
    Há um tempo atrás eu vinha sentindo pontadas no coração… passei a beber vinho todos os dias antes de dormir…. e o bagulho é bom mesmo… não sinto mais essas pontadas.
    Não sei se isso está ligado ao consumo do vinho, mas q a bebida é boa é….. heheheheheheheh…….

  • Esfinge:

    Um brinde a Baco!!!

Deixe seu comentário!