Meditação melhora sistema imunológico

Por , em 3.11.2011

A meditação – uma prática essencial de tradições budistas e indianas – se tornou popular conforme a sociedade moderna busca encontrar formas de combater o estresse e melhorar a sua qualidade de vida.

Agora, uma nova pesquisa sugere que a meditação pode ter benefícios para nossa saúde e desempenho, incluindo função imunológica melhorada, redução da pressão sanguínea e função cognitiva melhorada.

O novo estudo, junto com muitos outros, tenta descobrir de onde vêm os benefícios da prática. O objetivo da pesquisa é desvendar a complexidade conceitual e mecanicista da ‘consciência’ da meditação.

O “estado de consciência” (da meditação), tem, segundo os pesquisadores, quatro componentes-chave que podem ser responsáveis por seus efeitos: regulamentação da atenção, consciência corporal, regulação emocional e senso próprio. Juntos, esses componentes nos ajudam a lidar com os efeitos do estresse.

Esses componentes estão intimamente ligados. Ou seja, uma melhoria na regulação de atenção, por exemplo, pode melhorar a nossa consciência de nosso estado fisiológico. Uma consciência corporal, por sua vez, nos ajuda a reconhecer as emoções que estamos experimentando.

Compreender as relações entre esses componentes e os mecanismos cerebrais subjacentes a eles pode permitir que os médicos sugiram intervenções de meditação adequadas a seus pacientes.

No entanto, a meditação não deve ser feita de qualquer jeito e não cura tudo. Para que ela seja eficaz, requer treinamento e prática. Além disso, pode ter diferentes efeitos mensuráveis sobre nossas experiências subjetivas, nosso comportamento e nossas funções cerebrais.

Os pesquisadores esperam que mais pesquisas sobre este tema permitam que um espectro muito mais amplo de indivíduos utilize a meditação como uma ferramenta versátil para facilitar a mudança, tanto na psicoterapia quanto na vida cotidiana.[Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

27 comentários

  • Oiced Mocam:

    Jesus mente ou o cristão é hipócrita e iludido!

    Para refletir e conscientizar os crentes.Vejamos provas com exemplos bíblicos “divinos”!

    Se Deus responde às orações, então por que Você precisa de Plano de saúde?
    Basta pensar sobre isso.
    Se o que Jesus diz sobre a oração na Bíblia é verdadeiro, e se todas as histórias sobre milagres na literatura de inspiração divinas são verdadeiras. E se a sua crença em Deus e no poder da oração é verdade e se Deus tem um plano para você. Então, você nunca precisará consultar um médico ou ir a um hospital. Por que Você simplesmente não ora por uma cura, sempre que você fica doente?

    A razão que eu levanto é porque a “afirmação” de que Jesus faz em Marcos 11:24, é tão simples:

    ”Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, creia receber, e tê-las-eis”.

    Então, é o que ele diz em João 14:14:

    “Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”.

    Não é esta a afirmação em Salmos capítulo 41:1-2-3:

    “Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal.
    O SENHOR o livrará, e o conservará em vida; será abençoado na terra, e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos. O SENHOR o sustentará em seu leito de doente; e restaurá-o na sua cama de doença”.

    Em Marcos 16:16-18, Jesus fala sobre a imposição de mãos:

    “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
    E estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem. Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e eles ficarão curados”.

    Mas ainda mais notável em Tiago 5:14,15, onde a Bíblia diz:

    “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;

    “E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará”.

    Estes são versos poderosos. Tenha em mente que estas são as palavras de um todo-poderoso, onisciente Deus, perfeito. Em Tiago é totalmente afirmativa. Se estas palavras fossem verdadeiras e perfeitas, você cristão como uma pessoa fiel não deveria ter necessidade de seguro de saúde.
    Um Deus perfeito fazendo declarações falsas na Bíblia?

    No entanto, por possuir seguro de saúde, você demonstra a si mesmo que algo nestes versos está errado. Além disso, o fato de que você ter plano de seguro saúde indica que você não tem fé no plano de Deus para você. Não é? Vejamos um exemplo.

    ORANDO PELA CURA
    Quando as pessoas estão doentes, muitas vezes oram a Deus por uma cura. Isto é especialmente verdadeiro no caso das profundas, doenças graves e doenças crônicas. Nós ouvimos todas as histórias de curas e supostos milagres surpreendentes que vem através da oração.
    Foi o poder dos versículos, Deus respondeu às minhas orações e me curou!”
    Você pode ler uma história nova muitas vezes. Até mesmo jornais da cidade e grandes revistas nacionais relatam sobre essas histórias.
    Se você pensar sobre essa questão e como eles interagem uns com os outros, você vai perceber algo importante. Se Deus existe, e se Deus responde orações, e se Deus tem um plano para cada um de nós, então não há nenhuma razão de visitar um médico. Possuir seguro de saúde é um completo desperdício de dinheiro.
    A razão é fácil de ver: Ou Deus vai ou não responder a qualquer oração para a cura. Se ele não responder a oração, não há necessidade de um médico. Se ele não o fizer, então o plano de Deus é para você ficar doente. Uma vez que Deus é onipotente, nenhuma quantidade de medicação mudará o resultado do plano de Deus. Consultar um médico é um desperdício de tempo.

    ENTENDER JESUS(mito)
    Se você é um crente e se você tiver a sua Bíblia nas proximidades, nós podemos olhar para a sua política de cuidados de saúde a partir de um outro ângulo. Vire-se para

    Mateus 6:25-34.
    A afirmação atribuída a Jesus é totalmente clara:

    “Portanto, não se preocupe com o amanhã.”

    No entanto, o seguro de saúde é uma manifestação física de preocupação. Você compra o seguro de saúde porque você está preocupado com a sua saúde amanhã.
    A questão de se perguntar, portanto, é simples:
    Se você é um crente, porque você precisa de seguro de saúde? Ou, seguro de carro seguro de vida, ou casa?

    Por que você vai se preocupar com sua saúde no futuro, quando:

    a) Jesus lhe disse especificamente para não se preocupar (“Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo”. (Mateus 6:34), e
    b) Jesus prometeu curar qualquer doença que surge (Tiago 5:15)?

    Além disso, por que se preocupar com dinheiro, se seguro de saúde é tudo, quando em Mateus 6:19 Jesus diz especificamente:
    Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam, mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem destroem, e onde os ladrões não arrombam e furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí estará o seu coração também.

    Em Mateus 19:21 Jesus vai ainda mais longe, dizendo-lhe para vender tudo que tens e dar o dinheiro aos pobres.
    Obviamente que Ele pretendia para você desistir de sua apólice de seguro de saúde e dar o seu pagamento mensal para os pobres também.

    E depois há Provérbios 3:5,7,8:
    “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento, em todos os seus caminhos, reconhece ele, e ele vai endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; temer o Senhor e evite o mal. Isto irá trazer a saúde para o seu corpo e medula para os teus ossos”.

    Por que você possui e 36 milhões de brasileiros por ex, tem seguro no Banco Bradesco (leia se ICAR) uma apólice de seguro de saúde. Quando não deveria estar colocando sua confiança no Senhor, que vai trazer a saúde para o seu corpo?

    Tudo o que a Bíblia diz é muito claro. Por que você está ignorando tudo o que Ele lhe diz para fazer?

    Aqui é uma possibilidade para que você considere: você está ignorando completamente a Bíblia, porque, em seu coração, você sabe que Deus não existe. Que outra razão existe para você, como um crente, ignorar a Deus tão profundamente por possuir seguro de saúde?

    Ah a Bíblia, basta ler para descrer!

  • Neri:

    Me parece que o verbo meditar vem a ser o equivalente a orar, conforme JESUS recomendou no evangelho, (ORAI SEM CESAR) quem deseja comentar fique a vontade.

    • Bovidino:

      Orar é tentar falar com Deus.
      Meditar é tentar escutar o que Deus tem para nos dizer.

    • Jonatas:

      O senhor Bovidino as vezes é um pássaro?

    • Jonatas:

      Na minha opinião orar é falar ou tentar falar com Deus, pedir, opinar ou agradecer algo. A meditação está mais para reflexão, em voltar-se para si mesmo.

    • Bovidino:

      Você está definindo ‘meditação’ pelo conceito ocidental.
      Meditação ocidental é um estado de reflexão em que a pessoa enche a cabeça de pensamentos e faz julgamentos de si próprio e dos outros. Não há o necessário silêncio interior.
      Pelo conceito oriental, ‘meditação’ é um estado que é vivenciado quando a mente se torna vazia, SEM PENSAMENTOS E SEM JULGAMENTOS. Essa é a única forma do ser contatar o divino dentro de sí. O silêncio interior é condição sine qua non.

  • burro:

    -‘Mens sana in córpore sano…

  • vicente:

    EU ERA UM SER HUMANO DETESTÁVEL…..ARROGANTE E PREPOTENTE….
    UM DIA PARA AGRADAR UMA MULHER FUI CONVIDADO E FIZ UM CURSO DE MENTALIZAÇÃO!!NÃO BOTEI FÉ….ERA COMPLETAMENTE TAPADO E IGNORANTE!!MAS FIZ O TAL CURSO…PASMEM…HOJE SOU OUTRA PESSOA….APRENDI A DOMINAR MEUS IMPULSOS…CONTROLEI MEU SISTEMA NERVOSO,SEM MEDICAMENTOS..APRENDI A SER POSITIVO..CONSEGUI TUDO QUE SONHEI…HOJE MORO EM UMA CASA ,QUE ATÉ CHAMAM DE MNSÃO…CONHECI O LADO BOM DA VIDA ATRAVÉS DA MENTALIZAÇÃO…ACHO QUE TODOS DEVERIAM FAZER E PRATICAR…EXISTEM AS TÉCNICAS,SIM EXISTEM,MAS É UMA REALIDADE ALÉM DE NOSSA IMAGINAÇÃO…..

  • Ezio José:

    Nossa mente precisa de silêncio consciente para que o cérebro opere suas funções sobre os sitemas nervosos e glandulares. Essa harmonia só se consegue diante da meditação. A meditação tem um rito que exige muito treino. Necessita de reflexão e contemplação para alcançá-la. Os resultados são impressionantes em todos os sentidos que quem a pratica.

  • Alexandre:

    Eu não me interesso muito por isso, mas se isso é bom para a saude, mais tarde, se eu me interessar, vou pesquisar sobre isso.
    Bom para quem já faz, então que eles tenham uma vida longa.
    🙂

  • Carlos Veiga:

    No alto dos himaláias tem gente que transpira meditando, à séculos.
    Neste caso quem tem provas concretas, a meditação ou a ciência?
    Mente sana, corpo sano.
    Um dia, na praia, com a cabeça entre as mãos e cotovelos pousados na areia e pernas para o ar, (estátua invertida) desliguei o interruptor da mente e passadas 3 horas percebi que o corpo estava tostado. Nesse dia compreendi o poder da mente e como somos sobredotados.
    Somos uma máquina extremamente perfeita a todos os níveis.
    A ciência tem muitos anos luz a percorrer.

  • Mr.Green:

    Meditar para mim é natural desde meus 10 anos. Lembro-me muito bem quando, ainda criança, descobri a meditação e aprendi a tirar proveito dela, como por exemplo, controlar a dor de cabeça e outras dores e me revigorar.

    • Bovidino:

      Utilizar a mente para controlar problemas corporais e restabelecer a saúde é uma possibilidade real pois muitos dos nossos desconfortos e dores são causados pela própria mente, ou seja, a mente pode ser o veneno e o próprio antídoto. Claro que a mente vai muito além disso e pode operar verdadeiros ‘milagres’ e condicionar o corpo a fazer coisas aparentemente ‘extraordinárias’, como já demonstrado pela hipnose.
      Todavia, a meditação oriental tradicional, (budista ou indiana) destina-se a atingir a parte mais sutil do ser e provocar um estado chamado de ‘bem-aventurança’. Para tanto é necessário além de uma concentração absoluta, o completo esvaziamento da mente.

  • Tony Amorim:

    Re-descoberta, pois já era conhecida há mais de 2500 anos. A meditação é para a mente o que o exercício é para o corpo.

  • Jumento:

    conheço um sujeito recem formado em medicina que fala que acumpuntura e meditação é coisa de gente sem conhecimento.
    ta ficando cada vez mais comum gente metida a cientista assumir coisas que nao sabem. aqui mesmo ta cheio desse tipo.

    • Hume:

      sim aqui ta cheio desses tipos mesmo e a cada dia que passa isso se prova mais e mais

  • Andy:

    A ciência nunca disse isso pois a ciência não diz nada. Quem provavelmente disse foram talvez pseudocientistas, pois um cientista sério só refuta algo depois de provado sua ineficácia.

    🙂

    • Jonatas:

      Concordo.

    • Bovidino:

      Claro que a ciência nunca diz nada. Quando se fala que a ciência diz é porque a maioria dos cientista verbalizam a mesma idéia.
      Da mesma forma a religião também nunca diz nada.
      Sabe-se das tendência da religião pela boca da maioria dos religiosos.

    • Andy:

      Concordo, mas também há excessões. Por exemplo na religião do antigo egipto, em algum momento o faraó tornou-se (Foi considerado) o Deus vivo em terra. Tudo que ele falava era lei e as pessoas oravam para ele.

      Nesse e em outros casos as tendências da religião é dita não pela boca dos religiosos, mas pelo próprio deus vivo.

    • Mr.Green:

      Mas, apesar da ciência nunca dizer nada, chega-se a muitas conclusões válidas e funcionais, assim como também o contrário, claro, por isso existem os avanços cientificos que são provenientes de pesquisas e descobertas.

    • Andy:

      Meu comentário foi uma resposta ao comentário do bovidino abaixo.

    • Alexandre:

      Pelo menos eles sempre dão a fonte de sua pesquisa, e lá para frente há um especialista sobre o assunto (está em inglês e por isso não li, e nem vou colocar no google tradutor por falta de interesse sobre esse assunto), se você estiver duvidando se isso é verdade, você pode pesquisar por si mesmo! Ou colocar um negativo aqui em baixo.:/

  • Bovidino:

    O interessante é que há poucos anos, a ciência dizia que acupuntura e meditação eram ou bobagens, ou ignorância ou práticas que não surtiam qualquer efeito.
    A medicina já se apoderou da acupuntura e agora está descobrindo os efeitos da meditação.

    • Jonatas:

      Me dou conta por vezes que mesmo com nossos telescópios, microscópios e estetoscópios ainda temos mais a aprender com as antigas e milenares culturas do que elas conosco…

    • Bovidino:

      Sábia reflexão.

    • gabriel:

      “O novo estudo… tenta descobrir de onde vêm os benefícios da prática.”, pelo o que observei está nos primeiros passos de uma pesquisa/experiência utilizando método cientifico. Ou seja nada publicado, testado, replicado e nenhum beneficio descoberto. Sem conclusões vamos aguardar os resultados.

Deixe seu comentário!