Bebês são mais inteligentes do que se imagina

Por , em 11.05.2009

Um novo estudo da Universidade de Northwestern mostra o que muitas mães coruja já sabiam: bebês são mais inteligentes do que os outros podem pensar.

Mesmo com apenas 5 meses de idade, os bebês voluntários conseguiram diferenciar um copo de água de um sólido azul-transparente que lembrava muito um copo de água – tudo isso indicando o que queriam com olhares.

Essa descoberta põe em cheque a teoria de que bebês são “telas em branco” que dependem de outros para aprender tudo sobre o mundo – já que, em uma idade tão pequena, eles são capazes de tais descobertas.

“Nossa experiência mostra que bebês são pequenos experts, com um bocado de conhecimento inato. Eles coletam dados o tempo todo” declara Susan Hespos, autora do estudo e professora-assistente da Universidade de Noerthwestern.

Todos os resultados foram baseados nas expressões dos bebês e na duração de seus olhares. De acordo com Hespos, assim como adultos, os bebês olham por mais tempo para aquilo que é novo e imprevisível.

“Pode parecer estranho, mas o tempo que o bebê fica olhando para algo é um indicador do quanto ele sabe sobre o seu objeto de contemplação. Eles olham por mais tempo para algo quando detectam uma mudança e querem saber o que está acontecendo” explica a psicóloga.

“Nossa pesquisa sugere que, desde o começo de nossas vidas, somos discípulos inatos. Apenas nosso modo de perceber as coisas ‘afina’ enquanto ficamos mais velhos” conclui Hespos. [Science Daily]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

Deixe seu comentário!