Bebidas açucaradas podem aumentar a pressão sanguínea

Por , em 15.03.2011

Além da diabetes e da obesidade, um novo estudo sugere que apenas uma bebida açucarada por dia pode contribuir para o aumento da pressão sanguínea também. Quanto mais açúcar a pessoa ingere, maior a sua pressão arterial tende a ser.

O estudo incluiu cerca de 2.700 homens e mulheres de meia-idade do Reino Unido e dos EUA. Cada bebida (refrigerante, suco) que os participantes do estudo consumiram diariamente foi associada com um pequeno aumento, mas mensurável, da pressão arterial sistólica e diastólica de 1,6 e 0,8 pontos, respectivamente.

Segundo os pesquisadores, um aumento dessa magnitude não é motivo de grande preocupação, assim os resultados podem ter de ser melhor interpretados. Não é incomum que a pressão sanguínea de uma pessoa varie 1 ou 2 pontos por dia.

No entanto, o aumento “insignificante” pode adicionar substanciais riscos à saúde pública, quando multiplicado por populações inteiras. Do ponto de vista da saúde pública, abaixar a pressão arterial 1 ou 2 pontos em uma comunidade pode se converter em menos derrames e talvez menos ataques cardíacos.

A pesquisa não prova que as bebidas açucaradas aumentam diretamente a pressão arterial, apenas sugere que pessoas que bebem refrigerantes e bebidas similares tendem a ter uma dieta e um estilo de vida menos saudáveis.

Em média, além de consumir mais açúcar e calorias, os participantes do estudo que bebiam refrigerantes consumiam menos nutrientes e eram mais gordos.

Críticas também surgiram do modo como o estudo foi conduzido, que incidiu apenas em uma seção transversal de pessoas e não seguiu os indivíduos ao longo do tempo.

Tudo isso torna difícil identificar o efeito das bebidas açucaradas. De qualquer forma, os pesquisadores dizem que suas descobertas aconselham as pessoas a diminuir o consumo de bebidas açucaradas para melhorar a saúde cardíaca.

Água e sucos 100% de frutas são boas alternativas, apesar do suco conter açúcar e ter um alto valor calórico. Portanto, deve ser limitado a uma porção por dia. Segundo os pesquisadores, a moderação em tudo é a principal conclusão do estudo. [CNN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

Deixe seu comentário!