A beleza e o comportamento assustador do metal mais ativo do mundo

Por , em 12.10.2016

O metal césio tem muitas aplicações práticas: pode ser encontrado em propulsores de naves espaciais, em dispositivos de radiação de tratamento do câncer e em relógios atômicos, para citar alguns exemplos.

Um dos elementos mais extremos da tabela periódica, dependendo de como você o mede, o césio é o metal mais reativo e mais macio do mundo. Ele é explosivo em águas tão frias quanto menos 116 graus Celsius, e inflama espontaneamente no ar.

Seu suprimento limitado significa que seu valor é, em média, maior do que o do ouro. Logo, é melhor utilizá-lo bem, ao invés de apenas explodi-lo para se deliciar com suas formas belas e imprevisíveis.

Mas podemos começar a utilizá-lo bem amanhã. Por hoje, queremos assisti-lo detonar em uma pequena chama magenta, queremos ver pequenos fragmentos estourarem quando jogados em uma parede coberta de grafite, queremos vê-lo formando flocos de neve metálicos maravilhosos conforme sua temperatura sobe e desce.

O vídeo

As imagens abaixo são do canal do YouTube Thoisoi2 – Chemical Experiments. Não repita as experiências em casa, visto que elas são perigosas.

Por exemplo, conforme o pessoal do canal tentava realizar seu primeiro experimento, o césio explodiu inesperadamente, incendiando a mesa.

Em seguida, o metal é lançado em uma parede, criando pequenas explosões encantadoras. A próxima experiência mostra o césio pegando fogo sozinho, em uma labareda cor de rosa, em cima de um pedaço de madeira.

O césio ainda é queimado junto a diferentes elementos, como enxofre e cobre. As reações são sempre legais e surpreendentes.

O último experimento provoca uma das mais fortes explosões: o metal é colocado em água congelada, pipocando como um fogo de artifício. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,67 de 5)

3 comentários

  • Danillo Fernandes:

    Água a – 116 ºC ? Deixar claro que deve ser o Césio metálico que reage em água a – 116 ºC.

  • Danillo Fernandes:

    Analisar a frase “Ele é explosivo em águas tão frias quanto menos 116 graus Celsius, e inflama espontaneamente no ar”.

  • Danillo Fernandes:

    Não consigo fazer um comentário decente com apenas 140 caracteres.

Deixe seu comentário!