Ícone do site HypeScience

Bicicleta tem troca de marchas automática

A bicicleta, um dos mais populares inventos que usam o corpo humano como fonte de propulsão, entrou para o ramo dos eletrônicos. Um novo sistema de marchas automáticas foi criado.

O sistema, que usa uma bateria, promete facilitar e trazer precisão na hora de trocar de marchas. No entanto, os puristas do ciclismo acham que isso, talvez, tire “a graça” do ciclismo, mudando uma de suas bases completamente.

“As pessoas andam de bicicleta por ela ser um sistema que depende unicamente da força humana. Nada poderia ser mais simples e independente” declara Raymond Henry, um historiador do ciclismo. “Qualquer fonte exterior de energia, no entanto, arruinaria esse sistema, essa filosofia” explica.

Duas tentativas de bicicletas com troca de marchas eletrônica já foram desenvolvidas pela Mavic, uma fábrica francesa. No entanto ambas apresentaram defeitos quando expostas à chuva. Uma outra companhia a Magnolo diz ter o sistema pronto, mas está atrasando seu lançamento por causa da crise econômica.

O novo lançamento será da Shimano e o modelo é chamado de Dura-Ace Di2 7970. A bicicleta já está sendo testada por grupos de ciclistas profissionais na Califórnia.

Bob Stapleton é o dono e o empresário do grupo de ciclistas “Columbia High Road”. De acordo com ele, muitos de seus atletas têm receio de usar uma bicicleta que possa, de repente, ficar sem energia e parar de se mover.

O sistema da Di2 não tem modo “manual” e, se a bateria acabar, a bicicleta fica inutilizada. A Shimano estima, no entanto, que a bateria dura, pelo menos, mil horas.

Os equipamentos eletrônicos custarão 1250 dólares a mais do que a troca de marchas normal, usada hoje. Fazer um “upgrade” em uma própria bicicleta Shimano custará 2200 dólares.

O sistema serve para todas as bicicletas de corrida. [NY Times]

Sair da versão mobile