Biocombustível: chave para a produção em massa pode estar nas vacas

Por , em 29.01.2011

Pesquisadores acreditam que o líquido digestivo das vacas, localizado em um órgão conhecido como rúmen, pode aumentar a produção de biocombustível, já que ele é capaz de quebrar moléculas de celulose contidas em plantas.

Cientistas do Joint Genome Institute, dos EUA, encontraram micróbios importantes nos estômagos das vacas, que podem levar à produção de biocombustíveis de forma mais simples.

Como produzir biocombustível em massa

Eles quebram as partículas de celulose em açúcar, o que é um processo muito importante para produzir biocombustíveis.

Vacas comem capim, que contém alto nível de celulose e que é muito difícil de ser digerido – basicamente, porque ele não contém nenhuma substância que se aproveita pro organismo da vaca por si só. São bactérias no sistema digestivo dela que são responsáveis por transformar o capim em açúcar, que pode ser digerido e usado como energia.

Agora os pesquisadores querem fazer com que esses mesmos micróbios ajudem na produção de biocombustíveis, transformando a celulose em açúcar que pode ser queimado e, por sua vez, transformado em energia. [DailyTech]

Calma, ainda não acabou? Você gostou do tema desse artigo? Então é bastante possível que você goste desses artigos também:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

15 comentários

  • Missao Tanizaki:

    Luta NOBRE do Combate aos CEGOS e/ou NÃO–ÉTICOS

    Prezados Cidadãos Brasileiros & Interessados pelo AGUAPÉ,

    Os TRABALHOS com a Bio– Energia, Energia Eólica, Energia Solar, Eficiência Energética, entre outros Temas / Assuntos pode ser Uma SAÍDA–ÉTICA, mas o mesmo não pode dizer quanto ao Gás Natural, Xisto, Gás Natural, entre outros, pois ELES só contribuirão para acelerar o Efeito DOMINÓ DEVASTADOR e Preservar os Interesses NÃO–ÉTICOS.

    Nas Últimas Décadas a HUMANIDADE passou a preocupar em Encontrar & Definir a Produção dos Biocombustíveis, certo que precisam estabelecer a Correta Preservação do Meio–Ambiente & Biodiversidade, caso contrário o Planeta TERRA poderá se tornar Muito TÓXICO para os Seres Humanos & Demais VIDAS.

    A Sociedade Brasileira & Demais POVOS, está excessivamente afetada pela CEGUEIRA e/ou Postura NÃO–ÉTICA, pois não PERCEBEM ou LEMBRAM o que a NATUREZA nos deixou para evitar o PIOR – A POLUIÇÃO GLOBAL que é resultante do DESEQUILÍBRIO GLOBAL provenientes das ATIVIDADES da NATUREZA & HUMANIDADE.

    Na POLUIÇÃO GLOBAL inclui–se os Muitos Bilhões (ou Trilhões ? ? ? ? ?) de Toneladas dos RESÍDUOS Industriais, RESÍDUOS das Atividades Agropecuárias, ESGOTOS / “LIXO”, entre outros RESÍDUOS, RESÍDUOS produzido pelos Fenômenos NATURAIS – os Gases do Efeito ESTUFA (Amplamente DIVULGADOS) apenas é ou “REPRESENTA” uma Pequena PARTE da TOTALIDADE do PERIGO DEVASTADOR, portanto NÃO é o PERIGO MAIOR.

    O PERIGO MAIOR é a POLUIÇÃO GLOBAL, pois o que poucos sabem é atua sob o Efeito DOMINÓ DEVASTADOR, onde alguns FATOS de MAGNITUDE já foram SINALIZADOS e se mais alguns vierem a dar, também, suas SINALIZAÇÕES já poderá ser TARDE para tentar evitar a DEVASTAÇÃO TOTAL das VIDAS do Planeta TERRA.

    O Efeito DOMINÓ DEVASTADOR é algo semelhante como atear FOGO a Um Barril de PÓLVORA, NADA se pode fazer para IMPEDIR a sua EXPLOSÃO ! ! ! ! ! !

    CUIDADO: as ÁGUAS são as FONTES das VIDAS, mas estão se tornando no “LIXÕES” da HUMANIDADE ! ! ! ! ! !

    A NATUREZA nos REVELOU a IMPORTÂNCIA do AGUAPÉ: ELE propicia à Muitos Milhões (ou Bilhões ? ? ? ? ?) de Seres Humanos a possibilidade de PARTICIPAREM da Luta NOBRE da Correta Preservação do Meio–Ambiente & Biodiversidade.

    Os Interesses NÃO–ÉTICOS dificultam tornar VISÍVEL a IMPORTÂNCIA do AGUAPÉ ! ! ! ! ! !

    O AGUAPÉ é a MÃO da NATUREZA para a DESPOLUIÇÃO ou RE–EQUILÍBRIO das ÁGUAS do Planeta TERRA e GRATUITAMENTE faz esse TRABALHO, mas ELE necessita de algumas CONTRIBUIÇÕES dos Seres Humanos e VOCÊ pode participar/contribuir na Luta NOBRE da Produção & Industrialização do AGUAPÉ, atuando em alguns Aspectos IMPORTANTES, como:

    1) Contribuir para a Ampla DIVULGAÇÃO do AGUAPÉ, como a MÃO da NATUREZA para DESPOLUIÇÃO das ÁGUAS do Planeta TERRA.

    2) Contribuir para a UNIÃO dos PESQUISADORES–ÉTICOS rumo a Um MUNDO SUSTENTÁVEL, de FATO, através da Química VERDE, tornando o AGUAPÉ na sua Principal Matéria Prima.

    3) Contribuir para que a Produção & Industrialização do AGUAPÉ, propicie a Geração de Muitos Milhões de Empregos DIGNOS e Ampla Distribuição de Renda.

    4) Contribuir para que a Produção & Industrialização do AGUAPÉ, propicie,também, ampliação da Produção de Alimentos ORGÂNICOS, visando Combate a FOME & Mais SAÚDE a toda HUMANIDADE.

    5) Contribuir para que a Produção & Industrialização do AGUAPÉ, também, sejam Implantadas Fazendas MARINHAS, em 20 a 30 % da Superfície dos MARES / OCEANOS, para que todos os POVOS possam estabelecer o seu Próprio Desenvolvimento SOCIAL & Econômico, de FATO, SUSTENTÁVEL – nisso requer TECNOLOGIA para Desenvolvimento do AGUAPÉ TRANSGÊNICO–ÉTICO, de UTILIZAÇÃO LIVRE.

    6) Contribuir para Produção de Recursos Tecnológicos para Produção de Pellet’s & Briquetes para atender Demanda Mundial Crescente, visando Eliminação de Desmatamento & Redução de Áreas Improdutivas …

    7) Outro (Aguardamos suas Sugestões).

    8) Outro (Aguardamos suas Sugestões).

    OBSERVAÇÃO: Para que a Produção & Industrialização do AGUAPÉ venha ocorrer, em Grande Escala, aqui no BRASIL as Autoridades Brasileiras precisam, simplesmente, Implementar Muitos Milhares de Pequenos Açudes e/ou Pequenas Barragens, com já foi realizado, no passado, no Semi–Árido Nordestino e o que o Governo do Rio Grande do Sul, vem realizando nos últimos tempos, visando precaver Problemas ESTIAGENS – Caso os Governantes & Políticos do NORDESTE atuarem nesse sentido, essa Região poderá se tornar no Mais Importante CELEIRO da Produção Agropecuária, pois facilmente poderemos Implementar Chuvas Artificiais do Pesquisador / Engenheiro Takeshi IMAI, bastando um pouco de Vontade POLÍTICA – ÉTICA.

    NOTA: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradeçerão.

    LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
    OSCIPE (*) – Equipe BR do A G U A P É
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    (*) REF.: Definições do SEBRAE

  • Vanyr:

    O Universo é uma eterna descorberta.Uns já sabiam…e eu até o dando momento desconhecia essa pesquisa.E olhe que eu achava que eu lia muito.kkk enganos acontecem todos os dias.

  • DIANDRA:

    Quero ver eles fazerem isso na práticaaaaaa!!!!!!

  • clarice:

    que susto…achei que as vacas iriam produzir o combustivel ksksksksksk
    é bom mesmo estes cientistas descobrirem alternativas…

  • Wemerson ( Mercinho):

    gostei muito desta noticia quero ver se o preços do biocombustiveis devem ficar mais barato

  • claudemir da silva:

    excelente idéia

  • Richard Fontana:

    Me desculpem o pessoal de publicação do Hypescience, mas a divulgação agora deste tipo de pesquisa, pois isto é mais velho do que a própria Arca do Dilúvio.

  • Vitor Luis:

    Nossa!
    E descobriram isso agora?!?!?!
    Tão de brincadeira, né?
    Próxima…

  • luiz mario:

    calma gente, isto é só uma ideia a ser pesquisada, com a tal liberdade de expressão até as idiotices são divulgadas sem almenos saber-mos se é bom ou não para sociedade.

  • Mjhable:

    Muito bom! Mas tomara que isso barateie nossos combustiveis no futuro 😉

  • B49:

    Poliana, tu és burra assim ou é só disfarce???

  • dayany:

    muito bom este artigo
    gostaria de estudar mais
    este assunto
    pois me interessei muito

  • Poliana:

    Por que não deixam os animais em paz!!!

  • Frederico:

    ateh onde a ciência ira , meus parabéns pros cara!

  • ShadowsAV:

    Todo mundo já sabia dos micróbios da vaca, eu que não tenho nada a ve isso sabia, só faltava fazer isso, aleluia alguém começo…

Deixe seu comentário!