Vídeo mostra bola de fogo no céu de Tóquio

Por , em 6.07.2020

Uma bola de fogo cruzou o céu de Tóquio às 2h32 (horário local) no dia 2 de julho. Foi possível ver o meteoro brilhante por alguns segundos, ainda sim, houve registro em vídeo do evento. As pessoas também relataram barulho, possivelmente um estrondo sônico.

O impacto provavelmente provocado pela colisão de um asteroide pequeno com a atmosfera da Terra foi captado por algumas estações de monitoramento de infrassom supervisionadas pela Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares. Uma delas, quase 1150 quilômetros distante do evento, conseguiu identificar a assinatura da bola de fogo em suas formas de onda.

De acordo com a International Meteor Organization (IMO) o meteoro pôde ser visto na maior parte da região de Kanto. O evento também foi registrada pelo Observatório Akeno do Instituto de Tecnologia de Tóquio.

Além disso, pessoas do local relataram ter ouvido a explosão. De acordo com o Japan Times, uma delas escreveu no Twitter ter pensado que um vizinho tinha derrubado uma estante.

O Observatório Astronômico Nacional explicou que diversas bolas de fogo são observadas todos os meses, mas é raro que as pessoas escutem qualquer coisa. De acordo com cálculos do SonotaCo Network, a duração foi de quase 7 segundos, o ângulo de entrada foi de cerca de 38º e a velocidade de aproximadamente 15 quilômetros por segundo. A IMO calculou a energia de entrada do asteroide, aproximadamente, ao equivalente a 165 toneladas de TNT. A organização estima que o objeto tinha 1,6 metros de diâmetro e massa em torno de 1,8 toneladas.

Em comparação, o meteoro que explodiu sobre Chelyabinsk, na Rússia, em 2013, estourando janelas, era provavelmente 10 a 20 vezes mais massivo. [CNET, Japan Times, IMO]

Deixe seu comentário!