Botox pode curar tosse crônica

Por , em 1.06.2010

Já se falou tanto em Botox nos últimos anos que citá-lo hoje em dia está fora de moda. Mas um estudo da Universidade de Virginia (EUA) descobriu uma atribuição totalmente nova ao medicamento. E a novidade é inusitada: Botox pode ajudar a combater a tosse.

Se você já esqueceu o que exatamente é o Botox, trata-se de um composto químico que é injetado no rosto para eliminar as rugas através do bloqueio das contrações musculares. Ele também tem algumas outras funções menos conhecidas, como diminuir a quantidade de suor e outros tratamentos musculares. Mas essa é uma novidade.

O botox pode combater a tosse crônica. Os médicos a caracterizam assim quando ela dura mais de três semanas e não conseguiu ser curada com os medicamentos habituais. Os médicos da universidade analisaram os casos de tosse crônica do seu centro médico. Quatro dos pacientes que já haviam recebido botox foram selecionados e acompanhados.

Os casos não eram uma simples tossezinha. Dos quatro selecionados, um sofria de tosse há oito meses, outra (a única mulher do grupo) há dois anos, mais um a dois anos e meio e o último – incrível – estava tossindo há trinta anos, sem ter sucesso em nenhum tratamento. O problema de saúde os levou a aposentadorias precoces e problemas sociais (imagine você estar tossindo durante o dia todo, em todos os ambientes, por trinta anos)!

O botox, segundo os médicos, foi o responsável para finalmente libertar os pacientes da tosse. O motivo parece até simples: ele trabalhou a contração dos músculos (sua especialidade) que funcionam ao longo das cordas vocais, o que aliviou a tosse.

Foi uma revolução nesse caso, é claro, mas os médicos avisam que esse tipo de tratamento ainda está engatinhando. Além disso, eles alertam para o risco de que o Botox passe a ser visto como um remédio milagroso que cura todos os males, o que definitivamente não é verdade. [Reuters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Marcos:

    Boa, Theo !!!
    Abraços

  • Theo:

    seria legal dizer que o botox não é exatamente um medicamento e sim uma toxina que paraliza temporariamente os musculos nos quais ele é injetado.

Deixe seu comentário!