Brasil engorda: há mais pessoas com excesso de peso no país do que nos EUA

Por , em 30.08.2010

Segundo um novo estudo, as cinturas brasileiras estão aumentando. Quase metade dos brasileiros adultos estão acima do peso e cerca de 15% são obesos, segundo o IBGE. Os resultados são de um estudo nacional realizado com o Ministério da Saúde.

Entre as pessoas de 20 a 24 anos, a percentagem de homens que estavam com sobrepeso saltou para 50,1%. Em 1974, a taxa era de 18,5%. Já as mulheres, de 28,7% em 1974, hoje 48% estão acima do peso.

Além disso, uma em cada três crianças brasileiras entre 5 e 9 anos estão acima do peso recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

O ministro da saúde brasileiro, José Gomes Temporão, afirma que o país está em uma situação de alerta vermelho. Segundo ele, se continuar nesse ritmo, em 10 anos o Brasil terá dois terços da população com sobrepeso (ou obesa), como já aconteceu nos Estados Unidos.

O IBGE afirmou que 49% dos brasileiros adultos estavam com sobrepeso em 2009, com base no índice de massa corporal que é calculado a partir da altura de uma pessoa e de seu peso. Isso é mais do que o terço dos americanos definidos com excesso de peso. Já a taxa de obesidade no Brasil, de 15%, ainda está bem abaixo da taxa americana, de quase 27%.

A renda brasileira tem aumentado rapidamente nos últimos anos, pois o país goza de um prolongado boom econômico que tirou milhões da pobreza, e isso pode ser um dos motivos.

O IBGE não pode esclarecer exatamente as razões dessa expansão de peso brasileira, mas disse que a maior incidência foi encontrada entre os homens de maior renda, entre os idosos e entre as pessoas mais ricas do sul do país. [MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • natalia:

    a materia esta certa,o brasileiro tem uma alimentação pesssima,é muito carnivoro,quer é churasco,fritos,e não tem controle nem medida no arroz e fejão,e bebem muita cerveja e pouca agua,deviam comer muito mais legumes, e saladas,estao lonje de ter uma disciplina alimentar,é uma tristeza.

  • Cesar:

    Já estou fazendo a minha parte, deixei de ser obeso, para ser apenas “acima do peso”. Mas os últimos quilos são os mais difíceis de perder…

Deixe seu comentário!