Cabelo de aborígene dá novas pistas sobre diáspora humana
As teorias sobre os primórdios da raça humana estão em constante mudança. As ideias mais recentes, baseadas em genética, estimam a primeira separação entre grupos humanos (ou seja, o início da expansão do Homo sapiens pelo mundo) em 70 mil anos atrás. E os responsáveis pela primeira separação, conforme novas descobertas com pedaços de cabelo, seriam os aborígenes da Oceania.
Se confirmada, essa teoria seria uma reviravolta sobre o pensamento mais aceito até então. O que os cientistas levaram como base, até hoje, era a ideia de que houve uma dispersão única do ser humano, a partir de algum ponto da África. E que isso aconteceu há cerca de “apenas” 24 mil anos. E a Oceania seria um dos últimos lugares que eles alcançaram.
A nova teoria, por outro lado, coloca os aborígenes como pioneiros na colonização da Terra. Eles foram os primeiros a se “desgarrar” e a viver isoladamente, como um povo. E não foi preciso fazer testes arqueológicos para se chegar a essa conclusão: o que foi analisado foi uma mecha de cabelo de um aborígene “atual” (dada de presente por um nativo australiano a um pesquisador britânico em 1923). Os responsáveis pelos testes foram cientistas do Imperial College, em Londres (Inglaterra).
Essa é a vantagem da genética na era computadorizada: é possível fazer estimativas competentes sem precisar recorrer a material arqueológico. As teorias da diáspora humana, com a nova descoberta, seguem em aberto. As novas ideias encontraram boa aceitação entre os pesquisadores, mas haverá a necessidade de estudos mais precisos para que uma teoria completa seja formulada. [BBC]
6 comentários
A origem do homem primitivo é contrversa,porém,a origem do homem atual,pode ter sido cruzamento de raça alienígena com as raças existentes aqui.
Sem chances de “cruzamento com raça alienígena”. Não há traços de DNA alienígena no nosso DNA. Aliás, como seria o DNA alienígena? Como é que teríamos compatibilidade genética com um ser que evoluiu em outro planeta?
Acredito ki a origem do homem seja a região próxima a Mesopotamia, a razão eh simples, Eufrates e Tigre são dois dos 4 rios citados na discrição de onde fica o Éden. E a Bíblia acertou ao dizer ki a vida começou na água, e ki o homem eh mais recente na Terra ki os demais seres, então darei a Gêneses mais esse voto d confiança ^^
No Éden deveriam sair 4 rios, e não tem outros 2 rios nascendo onde nascem o Tigre e o Eufrates. Além disso, os restos de humanos mais antigos que conhecemos estão na África, então a origem deve ser lá mesmo…
Creio que não. A origem das raças ocorreu no local denominaqdo chhifre da Africa no extemo nordeste.onde foram encontradas dezenas de evidencias, a partir de cerca de 3 milhões de anos
O problema é que as respostas nunca vem; o que vem são pistas que nunca satisfazem o ser humano nem o mistério.