Cabelo de aborígene dá novas pistas sobre diáspora humana

Por , em 28.09.2011

As teorias sobre os primórdios da raça humana estão em constante mudança. As ideias mais recentes, baseadas em genética, estimam a primeira separação entre grupos humanos (ou seja, o início da expansão do Homo sapiens pelo mundo) em 70 mil anos atrás. E os responsáveis pela primeira separação, conforme novas descobertas com pedaços de cabelo, seriam os aborígenes da Oceania.

Se confirmada, essa teoria seria uma reviravolta sobre o pensamento mais aceito até então. O que os cientistas levaram como base, até hoje, era a ideia de que houve uma dispersão única do ser humano, a partir de algum ponto da África. E que isso aconteceu há cerca de “apenas” 24 mil anos. E a Oceania seria um dos últimos lugares que eles alcançaram.

A nova teoria, por outro lado, coloca os aborígenes como pioneiros na colonização da Terra. Eles foram os primeiros a se “desgarrar” e a viver isoladamente, como um povo. E não foi preciso fazer testes arqueológicos para se chegar a essa conclusão: o que foi analisado foi uma mecha de cabelo de um aborígene “atual” (dada de presente por um nativo australiano a um pesquisador britânico em 1923). Os responsáveis pelos testes foram cientistas do Imperial College, em Londres (Inglaterra).

Essa é a vantagem da genética na era computadorizada: é possível fazer estimativas competentes sem precisar recorrer a material arqueológico. As teorias da diáspora humana, com a nova descoberta, seguem em aberto. As novas ideias encontraram boa aceitação entre os pesquisadores, mas haverá a necessidade de estudos mais precisos para que uma teoria completa seja formulada. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

6 comentários

  • José Calasans.:

    A origem do homem primitivo é contrversa,porém,a origem do homem atual,pode ter sido cruzamento de raça alienígena com as raças existentes aqui.

    • Cesar Grossmann:

      Sem chances de “cruzamento com raça alienígena”. Não há traços de DNA alienígena no nosso DNA. Aliás, como seria o DNA alienígena? Como é que teríamos compatibilidade genética com um ser que evoluiu em outro planeta?

  • Neo:

    Acredito ki a origem do homem seja a região próxima a Mesopotamia, a razão eh simples, Eufrates e Tigre são dois dos 4 rios citados na discrição de onde fica o Éden. E a Bíblia acertou ao dizer ki a vida começou na água, e ki o homem eh mais recente na Terra ki os demais seres, então darei a Gêneses mais esse voto d confiança ^^

    • Cesar Grossmann:

      No Éden deveriam sair 4 rios, e não tem outros 2 rios nascendo onde nascem o Tigre e o Eufrates. Além disso, os restos de humanos mais antigos que conhecemos estão na África, então a origem deve ser lá mesmo…

  • osmar leão:

    Creio que não. A origem das raças ocorreu no local denominaqdo chhifre da Africa no extemo nordeste.onde foram encontradas dezenas de evidencias, a partir de cerca de 3 milhões de anos

  • Aloisi:

    O problema é que as respostas nunca vem; o que vem são pistas que nunca satisfazem o ser humano nem o mistério.

Deixe seu comentário!