Cães conseguem farejar câncer de intestino

Por , em 16.02.2011

Os cães são conhecidos pelo seu olfato surpreendente, o que lhes permite farejar uma variedade de doenças. Em uma recente pesquisa japonesa, um labrador foi capaz de identificar câncer de intestino em seus estágios iniciais, somente farejando a respiração e as fezes dos pacientes.

Para realizar o estudo, foram coletadas amostras de fezes e de respiração (através de sacos especialmente concebidos para o experimento) de 48 pacientes com câncer de intestino e de 258 pessoas sem nenhuma doença ou com histórico de câncer.

Em seguida, um labrador adulto realizava testes de olfato. O cão foi treinado para se sentar na frente da amostra, caso detectasse o câncer. A cada resposta certa, ganhava uma recompensa: um jogo de pega-pega com uma bola de tênis.

A precisão do cachorro impressionou os cientistas. Ele identificou corretamente 91% e 97% das amostras de ar e de fezes cancerosas, respectivamente, enquanto ignorou 99% das amostras livres de câncer. Suas reações eram exatas até mesmo quando o paciente era fumante ou possuía doenças do intestino que poderiam liberar odor.

Porém, os médicos ressaltam que muito tempo e dinheiro são necessários para treinar “cães farejadores de câncer”, o que inviabiliza a sua utilização em larga escala. A expectativa é de que os resultados do estudo ajudem na identificação dos componentes químicos que os cães detectam e, a partir disso, no desenvolvimento de um sensor capaz de diagnosticar precocemente a doença. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

9 comentários

  • ZEUS:

    SERÁAAAAAAA!!!

  • Marinês:

    Como sempre,eles surpeendem a todos, os animais são anjos enviados a Terra, pena que a pobreza sensorial do seu humano, ainda não percebeu isso!

  • Alexandra:

    É um caso a se pensar…Um cão age por instinto (ele tem um petisco caso ele se sente).
    Mas é algo interessante, é de uma ajuda significativa. Afinal, pode-se saber através desta experiência, os compostos químicos perceptíveis pelos cães e assim com a ajuda da tecnologia diagnosticar de forma precoce os casos.

    Nossa,quanta imaginação do ser humano.Pensar em colocar o cão instruído para a verificação de existência de câncer.
    Legal 😀

  • Ícaro:

    no livro A Arte de Correr na Chuva, o cachorro sente o cheiro do câncer de cérebro da mulher do dono

  • jacira:

    Os cães são criaturas inteligentes ,amigos,fiéis e super abençoados por Deus.Quanto mias convivo com os humanos ,mais amo os animais….

  • Jimmy Oliveira:

    E cada vez mais os animais provam sua competência como amigos do homem, inclusive da SAÚDE do homem.

  • jose cassimiro:

    esta e ajuda canina na medicina,exelente.

  • Gustavo:

    mto boa essa reportagem…

    nem imginava q eles foce capazes d sentir xeiros d cancer d intestino!!!

  • Heber:

    Coitado dos cães. .vao ter q cheirar fezes..

Deixe seu comentário!