, ,

Cães fazem bem para a saúde de seus donos

Por , em 19.11.2017

Todo mundo sabe que cães fazem bem para a saúde e para o bem-estar – pelo menos todos os donos de cães. Agora, cientistas suecos acabaram de encontrar mais uma prova disso. Usando registros de mais de 3,4 milhões de pessoas de 40 a 80 anos, eles estudaram uma possível associação entre ter um amigo canino e a saúde cardiovascular dos seres humanos. Os resultados foram os esperados: proprietários de cães tiveram um menor risco de morte devido a doenças cardiovasculares, ou mesmo devido outras causas, durante o acompanhamento de 12 anos. Todos os indivíduos incluídos no estudo em 2001 não tinham doença cardiovascular prévia.

5 magníficos benefícios de ter um cachorro

Os pesquisadores descobriram que cães podem ajudar especialmente as pessoas mais solitárias. “Uma descoberta muito interessante em nosso estudo foi que a propriedade de cães era especialmente importante como um fator protetor nas pessoas que viviam sozinhas, que é um grupo que já foi descrito anteriormente como tendo maior risco de doença cardiovascular e morte do que aqueles que vivem em uma casa com mais pessoas”, aponta Mwenya Mubanga, principal autora do estudo e doutora no Departamento de Ciências Médicas e do Laboratório de Ciência para Vida da Universidade de Uppsala, na Suécia.

Os resultados mostraram que os donos de cães tinham uma redução de 33% no risco de morte e uma redução de 11% no risco de doença cardiovascular durante o acompanhamento comparados com pessoas que não possuíam cães.

Veja o que o seu cão sente quando você sai de casa

Possíveis causas

O registro de cães domésticos é obrigatório na Suécia desde 2001. Os cientistas realizaram a pesquisa comparando estes dados com o diagnóstico de doença cardiovascular ou morte por qualquer causa nos hospitais do país.

“Este tipo de estudo epidemiológico procura associações em grandes populações, mas não fornece respostas sobre se e como os cães podem proteger das doenças cardiovasculares. Sabemos que os donos de cães em geral têm um nível mais alto de atividade física, o que poderia ser uma explicação para a resultados observados. Outras explicações incluem um aumento do bem-estar e contatos sociais ou efeitos do cão no microbioma bacteriano no proprietário”, diz Tove Fall, autor sênior do estudo e professor de Epidemiologia do Departamento de Ciências Médicas e Laboratório de Ciência para Vida da Universidade de Uppsala.

10 coisas que nos contaram sobre cachorros e não são nem um pouco verdade

Por outro lado, o estudo também pode indicar uma relação inversa: pessoas que escolhem ter cachorros são mais ativas e saudáveis. “Também pode haver diferenças entre proprietários e não proprietários já antes de comprar um cachorro, o que poderia ter influenciado nossos resultados, como o fato de pessoas que escolhem ter um cachorro terem a tendência a ser mais ativas e ter melhor saúde”, observa Fall. De qualquer forma, cachorros são um sinal de uma vida mais saudável. [Medical Xpress]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (10 votos, média: 4,90 de 5)

1 comentário

Deixe seu comentário!