Café impede que alguns medicamentos funcionem?

Por , em 29.11.2011

Muita gente toma café todo dia – praticamente não consegue viver sem. Mas a maioria das pessoas raramente considera os efeitos colaterais da bebida, além de inquietação ou dificuldade em adormecer à noite.

Só que o café pode ter outras consequências em pessoas que tomam determinados medicamentos, seja bloqueando seus efeitos ou afetando a absorção de cafeína.

Em muitos casos, as interações são causadas pela cafeína, mas outros compostos no café também podem desempenhar um papel.

Estudos mostram que mais de uma dezena de medicamentos – desde antidepressivos até drogas para tireoide e osteoporose – podem ser afetadas pelo consumo de café.

Um estudo realizado em 2008, por exemplo, descobriu que pessoas que bebiam café pouco antes ou depois de tomar levotiroxina, um medicamento comum pra tireoide, tiveram uma redução de até 55% na absorção da droga.

Outros estudos descobriram que o café pode reduzir a absorção do alendronato (droga da osteoporose) em até 60%, e pode diminuir os níveis circulantes de estrogênio e outros hormônios em mulheres.

Alguns medicamentos podem aumentar os efeitos do café e de outras bebidas com cafeína. Um número destes medicamentos, incluindo alguns antidepressivos, antibióticos e anticoncepcionais, bloqueia uma enzima conhecida como CYP1A2, que ajuda a metabolizar a cafeína. Como resultado, a cafeína pode persistir no organismo por várias horas mais que o normal.

Um estudo mostrou, por exemplo, que mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais ficam com cafeína em seus sistemas quatro horas a mais do que as mulheres que não tomam a pílula. Ou seja, café não é água, não.[NewYorkTimes]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)

22 comentários

  • Eneida Melo:

    Cafeína pode diminuir os níveis circulantes de estrogênio e outros hormônios em mulheres? Então pode reduzir a eficácia de pílulas anticoncepcionais baseadas em estrogênio?!? Gente, nunca, nenhum médico me alertou sobre isso. Olha o risco aí!

  • Sofia OG:

    Amo café e desde que provei café Orgânico,não quero outro….é que este tem uma baixa percentagem de cafeina….e eu não posso tomar nada com cafeina….sinto-me tão bem :))))))) bjs a todos

    • Naka:

      TENTEI PENSAR EM UM MODO DE PENSAR QUE
      O CAFÉ POR SÍ SÓ É UM MISTÉRIO
      ELE CURA MEU MEDO
      CURA MINHAS FOBIAS
      ME ACALMA MAS NÃO TIRANDO MEU SONO
      ELE ME FAZ DORMIR TAMBÉM ACORDAR QUANDO QUERO ACORDAR OU DORMIR.
      COM ESSE CAFÉ PODE ATÉ FAZER BEM MAS ME ESTRESSA A TODO TEMPO.
      E POR MAIS QUE EU QUEIRA EU NÃO O CONSIGO ENTENDER.

    • Tiago Vieira da Rocha:

      Naka é viciada!!

  • Caroline Denadai:

    E eu sou viciadona em café… :/

  • luysylva:

    então vovó ta certa !

    • Naka:

      nunca conheci uma avó ou vô. só eu tomo café

  • Fernando:

    Bom, se eu não for o maior consumidor de café do mundo, com certeza eu sou um deles, eu consumo em média cerca de 1,5 lt ao dia, não tenho problemas de insônia, nem hiperatividade, no que diz respeito à alteração dos efeitos dos medicamentos em meu organismos, aí já não posso falar nada, hajavista que eu não uso nenhum tipo de medicamento salvo a aspirina para eventuais dores de cabeça

    • Naka:

      Má mágina tomar 1,5L eu também tomo 2L

  • Ana Lourenço da rosa:

    Comentário colaborativo para a dúvida do leitor MÁRIO na data de 29/11/2011, onde indaga se o uso do CAFÉ (cafeína) interfere no tramento de patologias psiquiátricas. Para ajudá-lo, nessa temática ora em questão, no site http://www.psiquiatrigeral.com.br/c.htm Onde o resposável pelo texto a seguir, é: DR.PAULO FERNANDES M.NICOLAU/CRM/SP. A CAFEÍNA – uma xantina que é estimulante do sistema nervoso central, vasodilatadora, e diurético. A cafeína é encontrada no café, chás, chocolates, guaraná, coca-cola e outros refrigerantes, em alguns casos juntamente com outras “XANTINAS” tais como TEOFILINA ou TEOBROMINA. Denomina-se CAFEINISMO o uso excessivo crônico ou agudo (p.ex., consumo diário de 500mg ou mais) com consequente toxicidade. Os sintomas incluem inquietação, insônia, rubor facial, , taquicardia, pertubações gastrintestinais (p.ex., dores abdminais), tensão, pensamento e fala acelerados e desorganizados e, algumas vezes, exacerbação de uma ansiedade preexistente ou estado de pânico, depressão ou esquizofrenia. Os transtornos por uso de substâncias da CID-10 incluem os transtornos causados pelo uso e a dependência de CAFEÍNA (classificados em – F15). Caro Mário, o exposto anterior não é uma resposta para você tirar as conclusões definitivas. Quem só pode fazer isso é um médico especialista no caso. Mas, é melhor prevenir do que remediar. Espero ter ajudado um pouco a sua indagação. Pelo exposto, de acordo com o texto, acredito que não deve abusar do uso de café com algum tipo de tratamento psiquiátrico. Isso não é coisa só de placebo. Ana Lourenço da Rosa/ Pesquisadora de Plantas Medicinais/Tocantins/BRASIL.

    • Naka:

      A cafeína é exatamente um excitante natural , um auxilio ao SNC sistema nervoso central

  • Ana Lourenço da rosa:

    Natasha, li com muita atenção o seu artigo e não discordo em nada e nem duvido dos efeitos do CAFÉ no organismo humano. Uso normalmente esse café como um fitoterápico estimulante em geral. Funciona mesmo. O que é preciso, na verdade é tomarmos conhecimento dos trabalhos científicos, uns a favor, outros contrários quanto aos seus benefícios, etc. Então, aproveito a oportunidade para mais uma coligação com o seu artigo; assim, os leitores desde site poderão tirar as suas conclusões, com respeito à essa bebida tão importante no mundo.A seguir, um comentário, que fiz do site: em 26/11/2011, http://www.com.br/noticias – Título: CAFÉ: Auxilia na prevenção de CÂNCER…! De acordo com uma pesquisa da Escola de Saúde de HARVARD, quatro xícaras ou mais por dia de café pode ajudar a prevenir o câncer de Endométrio (as mulheres vão gostar de saber disso). Os dados são do Jornal Dalily Mail. Postado por Patrícia ZUIPP. Foram 26 anos de pesquisa com quase 70.000 mulheres. O pesquisador EDWARD GIOVANNUCCI, acrescentou que o café está ligado à prevenção de cânceres associados à obesidade, à insulina e ao estrogênio, isso no caso de endométrio. A divulgação é de resposabilidade de: Cancer Epidemiology Biomarkers & Prevention. O café é um fitoterápico de grande importância na prevenção de outras patologias, inclusive este já citado, no caso de câncer feminino. Na opinião de inúmeros alopatas, todo FITOTERÁPICO não passa de um simples PLACEBO em pesquisas da área de medicamentos, etc. E como fica a pesquisa com as 70.000 mulheres? Como provar o contrário que isso não passou de um grande engano científico? Todo mundo sabe que não existe nada inócuo em tudo que é introduzido no nosso organismo, seja por qualquer via, mesmos pelos menores orifícios(poros de membrana celular) e por aí vai. Todos fazem bem ou mal; mas, fazem alguma sinergia metabólica, salvo a celulose, que entra e sai do mesmo jeito, pois não somos como os animais ruminantes… Uma boa diferença para se pensar! Precisamos com urgência validar os melhores fitoterápicos da FLORA BRASILEIRA, antes que seja tarde demais. É lamentável! Ana Lourenço da Rosa/ OSEC/TO/BRASIL.

  • Cesar:

    E isto que o café é uma bebida “natural”…

  • Emerson Lima:

    Eu digo o mesmo,tomo 5 chicaras de café por dia e não tomo remédios alias nem acredito que eles melhorem algo para min é tudo mentalmente

    • Naka:

      é isso aí se você não toma ou não precise de remédio algum………..bom se eu fosse você eu aproveitaria e bebia 600ml de café de manha , de tarde e de noite.

  • mario:

    gOSTARIA QUE ALGUEM ME INFORMASSE SE SE MEDICAMENTOS DE TRATO PSIQUIATRICO SAO AFETADOS PELO USO DA CAFEINA

    • Naka:

      MINHA PSIQUIATRA DE LONDRINA DIZ QUE TOMAR REMÉDIOS PSIQUIATRICOS COM CAFÉ NÃO FAZ MAU ALGUM MAS EM TODAS AS CONSULTAS ELA ME DIZ PARA DIMINUIR O CAFÉ.

  • Frank:

    Meu pai é ex dependente químico e faz o uso de remédios pra controlar a epilepsia. Mas se ele toma mais de 3 copos de Coca-Cola, ele ataca D: Deve ser isso… Coca contem muuita cafeína

    • Naka:

      UMA COCA-COLA DE DOIS LITROS TEM 4MG DE CAFEÍNA E SEU PAI TALVEZ SEJA ENTÃO UM KRA SENSIVEL À CAFEÍNA

  • Jonatas:

    Não preciso de nenhum medicamento atualmente e durmo que nem um urso. Portanto felizmente não preciso abandonar meu cafézinho.

    • Flor de Lis:

      É, Jonatas,, também não pretendo abandonar este pretinho não…rsrsrs. abraços.

    • Naka:

      EU TAMBÉM NÃO PRETENDO ABANDONAR MEU CAFÉ.

Deixe seu comentário!