Três xícaras de café podem levar a alucinações

Por , em 14.01.2009

Parece que agora o café agora, além de te dar um pique pode também ajudar você a conversar com a sua torradeira, pois (assim como a noz moscada), pode dar alucinações.

Estudos realizados pela Universidade de Durham revelaram que pessoas que têm um consumo muito alto de cafeína, equivalente a sete xícaras de café instantâneo por dia, têm três vezes maior probabilidade de sofrer alucinações.

Nos Estados Unidos, cerca de 90% da população consome cafeína diariamente de alguma maneira, seja com café, chá, barras de chocolate ou energéticos. No Brasil, esse número tende a ser muito próximo.

As sete xícaras de café instantâneo – ou três de café coado, considerando que esse tem maior concentração de cafeína – contém 315 miligramas da substância, de acordo com os pesquisadores.

O estudo, financiado pelo Conselho de Pesquisa Econômico e Social e pelo Conselho de Pesquisa Médica, utilizou cerca de 200 estudantes não-fumantes de uma universidade do Reino Unido. Eles foram questionados a respeito de seus hábitos de alimentação e sobre seu consumo de cafeína.

Os estudantes que consumiam mais cafeína admitiram já ter “visto coisas” ou “ouvido sons que não existiam”. Isso pode acontecer, segundo o autor principal da pesquisa, Simon Jones, porque a cafeína estimula, em situações de stress, uma produção ainda maior da substância cortisol. E isso favorece a existência de alucinações.

As conclusões do estudo podem contribuir para uma melhoria na educação alimentar de muitas pessoas, mudando a visão a respeito da ligação entre alimentação e psicopatologias. [Live Science, Telegraph, Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • Luan:

    Bebo 600ml de café per dia , e nunca tive uma alucinação ( eu acho ) , beba 300ml de vodca e vc vai ver Thomas Edison!

  • Betânia Loureiro:

    Tenho que beber menos café ao longo do dia….
    (…) quem sabe algumas pessoas no meu serviço não seja só alucinação!!
    rsrsrs

  • Douglas Miranda:

    Meu pai é fumante, e como esse hábito puxa outros, bebe cerca de “uma garrafa” de café sozinho ao longo do dia. Ele diz sempre que Jesus está com ele 24 horas por dia. Agora que eu tô entendendo isso…

  • Rodrigo Castro:

    Pra mim isso é coisa de cientista frustrado que quer aparecer na mídia pelo menos uma vez na vida e fica inventando coisa. Em situações de estresse uma pessoa normal pode ter pequenas alucinações sem nenhuma substância. Quem nunca pensou ver um vulto ou ter ouvido algo durante situações de muita pressão ou medo?

  • FranChico – Hora de Relaxar:

    E da-lhe café com noz moscada!

Deixe seu comentário!