Calças “legging” realmente engordam?

Por , em 5.05.2011
Há muitas coisas que você pode dizer sobre as calças “legging”. Para quem não segue a moda, são aquelas feitas de material leve que ficam grudadas à perna e normalmente vem em cores bem chamativas. A maioria das mulheres que as usam, porém, normalmente as define em uma só palavra: conforto.

No entanto, a peça mais básica – e confortável – no guarda-roupa feminino atual recentemente foi alvo de críticas na blogosfera inglesa. O blog do Daily Mail, do Reino Unido, informou que as populares calças elástico podem fazer você, não parecer, mas realmente ficar mais gorda.

As leggings realmente têm um lado negativo, de acordo com Sammy Margo, o fisioterapeuta de Londres citado no artigo. “Elas seguram e suportam o quadríceps (músculo da coxa), glúteos e músculos da barriga, e fazem todo o trabalho que os músculos deveriam fazer”.

“Como resultado, os músculos podem se dar ao luxo de relaxar e ‘amolecer’… Então eles não ficam esbelto ou firmes do jeito que poderiam ser”, teria afirmado Margo.

Em suma, Margo defende a hipótese de que as leggings deixam os músculos “preguiçosos”, resultando em pernas e barrigas flácidas. E o pior de tudo, elas ainda enfraquecem seus músculos e aumentam sua gordura corporal.

A opinião de Margo, no entanto, não é unanimidade no campo da saúde.

“Isso é ridículo”, afirma Jana Klauer, médica especialista em perda de peso em consultório particular de Nova York. “Não há nada nas leggings que possa causar qualquer mudança dentro do músculo ou a gordura da perna”, defende.

“Se o seu estômago e as pernas estão flácidas, é porque você está comendo demais ou não está se exercitando o suficiente”, diz Klauer. “As leggings não afetam suas pernas nem positiva nem negativamente – elas são neutras”.

Enquanto ela admite que uma legging demasiadamente apertada em uma pessoa robusta pode realçar as gordurinhas extras e que o tipo de calça cairia melhor em uma pessoa mais magra, a legging em si “não pode fazer você ficar gordo ou magro”, completa.

Quanto à ideia de que os músculos “relaxam e amolecem” quando alguém usa as calças, a nutricionista de New Jersey e fisiologista do exercício Felicia Stoler assegura que não há credibilidade para a declaração de uma perspectiva anatômica ou fisiológica.

“Nossos músculos funcionam quando você os usa, sem relação alguma com determinado vestuário”, explica Stoler, autora de “Ser Magra com Genes Gordos”. [BodyOddMSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

10 comentários

  • renat:

    Sou gordinha e so uso leggim combina com tudo bota tenis rasteirinha e so saber usar alem de total conforto.

  • Gustavo:

    A calça não engorda… o que engorda é bóia!

  • Josiane Camargo:

    Acredito que não existe roupa que engorda, existe roupas que mostram melhor o corpo ´os detalhes´. Também acredito que roupas muito coladas deformam o corpo com o tempo. E acho que legging é super confortável, deixa a mulher mais bonita e sensual, hehe.

  • Elisangela:

    Eu achava que ele iria dizer q o fato de ficar mais gordas usando legging ser por causa que elas esticam e por isso se a pessoa engordar a roupa daria bem maior “tolerância” q as roupas que não esticam.

  • Godofredo:

    Mas é claro que não engorda.

    Eu uso calças legging e, apesar de estar com 96 kg, me sinto super fofo e confortavel.

    • Juliano:

      UHAUHAUAHUA chorei com seu comentário aqui kkkkkkkkkkkkkkk

  • YANDRY:

    Nesse sentido não acredito que o uso da calça possa fazer uma pessoa engordar, mas acho que em outro sentido sim, e digo por experiencia própria; A relação está no uso da legging e o conforto proporcionado por ela, e respectivamente sua elasticidade; o ganho de peso não é percebido bruscamente, já que a calça se adapta ao corpo, e quando menos se esperar ela será a única peça no guarda-roupa que realmente ainda vai servir.

  • Evandro:

    E cada o cientificismo, além de “opiniões médicas”. E todos sabem que roupa faz diferença sim.

    Use uma roupa mais pesada, como um terno por um dia inteiro. E no final do dia seus ombros estarão doendo, e só de tirar o palito sente conforto.

    Nunca usei essas roupas apertadas. Mas provavalmente deve afetar de algum modo, mesmo que minimo, pelo menos na circulação do sangue.

    Falta a pesquisa cientifica. Cade?

    • Mariley:

      Olha Evandro, eu acredito que até mesmo a circulação sanguinia deve melhorar, pois o conforto é muito grande. Não acredito que engorde, pois existe vários tamanhos e se você vestir G e tentar colocar uma P não dá. Isso prova que não é bem assim. Existe modelagem apropriada ao tamanho de cada um.

  • Guilherme Euripedes:

    Pensei exatamente igual a Médica em Nova Iorque…Isso é simplesmente ridículo!

    Absurdo pensar isso…

    Guilherme Euripedes – Professor de Educação Física. Personal Trainer de Musculação, Condicionamento Físico, Hapkido e MMA.

Deixe seu comentário!