Capa de invisibilidade feita de seda é criada

Por , em 11.08.2010

Durante anos as pessoas usaram tecido de seda para serem notadas e parecerem chiques. Agora elas irão usá-lo para desaparecerem!

O que não torna a engenhoca menos chique. Ela é feita de seda e coberta com ouro. Em teoria, seria uma capa vistosa. Então como a invisibilidade acontece?

O novo metamaterial, na verdade, só consegue ficar invisível em ondas terahertz (que existem entre as ondas infravermelhas e as ondas de rádio, no espectro eletromagnético), mas os cientistas acreditam que a seda funcionaria em outras freqüências, até mesmo em na freqüência que vemos.

Segundo os pesquisadores, esse material poderia ser usado na biomedicina.

De acordo com Fiorenzo Omenetto, um dos responsáveis pela criação, da Universidade de Tufts, a seda funciona porque pode interagir com o corpo humano de forma diferente do que qualquer outro material.

Capas da invisibilidade, como essa criada pelos cientistas de Tufts, são feitas de metamaterial – matéria que tem propriedades especiais, como absorver perfeitamente toda a luz que incide nele, ou então refletir completamente essa luz.

Para criar seu metamaterial de seda, os cientistas cortaram um pedacinho de um centímetro quadrado do tecido. Nesse pedaço eles aplicaram 10 mil partículas de ouro que causavam ressonância. Quando exposto às ondas terahertz, esse pedaço de seda passa a “não existir” – as ondas passam diretamente por ele.

Enquanto materiais invisíveis às ondas terahertz não são novidade, a seda nessa forma é: é o único material que conseguiu aprovação nesses testes e que seria “usável” por um humano.

Apesar dos cientistas estarem se concentrando em aplicações para a medicina desses novos materiais, eles não descartam que seria um método interessante para produzir uma capa de invisibilidade ao melhor estilo Harry Potter. [msnbc]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Marcus:

    [[Quando exposto às ondas terahertz, esse pedaço de seda passa a “não existir” – as ondas passam diretamente por ele.]]

    Isso eu chamaria de capa transparente, não capa de invisibilidade…

  • sergio:

    eu gostaria de saber qual sao os materiais da capa da invesibilidade

  • Alberto Carvalhal Campos:

    Isto seria um problema sério para a crimidalidade.

  • Asdrúbal Mengüelli:

    Tudo bem, o tecido em metamaterial pode até ser invisível, mas a capa do Harry Potter faz com que você veja o que está por trás da pessoa, ou seja, é como se não existisse nem a capa, nem a pessoa que está por baixo. Como esta capa seria capaz de prover transparência ao corpo humano inteiro?

  • António Toscano:

    Queria ver se funcionar….

Deixe seu comentário!