Capacete permite controlar robô com pensamentos

Por , em 2.04.2009

Uma pessoa, usando um capacete fabricado pela Honda, consegue controlar um robô “Asimo” usando apenas o pensamento, sem mover um músculo.

Um elaborado capacete de metal permite que seu usuário controle um robô foi lançado no Japão. Cientistas do Instituto Honda de Pesquisas demonstraram o invento usando outro produto famoso da marca, o robô Asimo.

O voluntário foi capaz de mover os braços e pernas do robô.

Para controlar o Asimo, ele teve apenas que pensar em fazer o movimento pretendido. Os criadores do sistema esperam que, posteriormente, seja possível adaptar o controle para que as pessoas façam coisas como ligar a TV e o ventilador usando apenas a mente.

O capacete combina dois sistemas diferentes para “entender” o pensamento e transmiti-lo. Sensores no aparelho detectam sinais elétricos, como em um eletro encefalograma. Essa técnica foi combinada com uma espectroscopia de infra-vermelho, que monitora as mudanças do fluxo sanguíneo no cérebro.

A Honda declara que a tecnologia ainda não está pronta para ir ao mercado por causa das distrações comuns no pensamento de uma pessoa. Normalmente, não conseguimos concentrar-nos em uma ação por muito tempo, isso quando conseguimos nos concentrar.

A fábrica também planeja “diminuir” o tamanho do equipamento. Atualmente, o aparelho que acompanha o capacete é do tamanho de uma geladeira. [Guardian]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

  • Miseravi:

    eles tinham que assimilar o pensamento de fazer o robô agir, com uma ação fisica que seria identificada pelo capacete como um tipo de confirmação da ordem. isso daria mais controle contra pesamentos involuntarios.

Deixe seu comentário!