Robô conduz orquestra pela primeira vez ao vivo, assista

Por , em 16.05.2008

Revista HypesCience
Os movimentos ainda são um pouco duros, mas bastante humanos

Um condutor de orquestra robótico de apenas 1,3 metros de altura lotou um teatro para conduzir uma orquestra inteira em um concerto beneficente. Mesmo tão pequenino ele foi grande o suficiente para silenciar todo o teatro.

O ASIMO, o robô doméstico criado pela Honda Motor Co. foi o maestro da Sinfônica de Detroit, EUA, na última terça-feira. A composição se chamada “O sonho impossível” de “Homem de La Mancha”.

“Olá a todos”, disse ASIMO com sua voz infantil enquanto acenava para a orquestra.

Enquanto ele conduzia, pôde imitar perfeitamente as ações de um condutor humano, balançando a cabeça em vários momentos e com gestos de ambas as mãos. O pequenino robô concluiu, aos aplausos entusiasmados da platéia: “É absolutamente eletrizante apresentar-se com a Orquestra Sinfônica de Detroit. Esse teatro é magnífico”, disse ASIMO.

O pequenino tem seus limites. Engenheiros programaram o robô para imitar os movimentos de Charles Burke, o diretor de educação da Sinfonia de Detroit, enquanto conduzia a peça em frente a um pianista seis meses antes. Mas ASIMO não pode responder aos músicos.

Diversos músicos disseram que ASIMO foi mais realista do que esperado.

“Os movimentos ainda são um pouco duros, mas bastante humanos, fluem muito mais do que eu pensava”, disse um baixista.

A Honda trabalha em robôs que andam desde 1986. O objetivo da empresa é que os autômatos sejam companheiros para os idosos e outros em necessidade, como crianças atravessando a rua. O ASIMO pode correr, andar em superfícies irregulares e responder a comandos de voz simples. Ele também consegue reconhecer rostos. [Fonte]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!