Cáries são contagiosas?

Por , em 29.03.2011

Uma dentista de Chicago alerta: cáries são contagiosas e, pior, elas são transmitidas o tempo todo. Os maiores culpados pela causa de cáries sempre foram os doces, refrigerantes, o açúcar, a cárie é causada principalmente por bactérias que ficam presas nos dentes e se alimentam do resto de alimentos. Elas produzem ácidos que estragam os dentes.

Como um vírus que pode ser transmitido de uma pessoa a outra, as cáries causadas por bactérias também. Uma das mais comuns é a Streptococcus mutants. As crianças são as vítimas mais vulneráveis. Estudos mostram que elas adquirem daqueles que cuidam delas, por exemplo, quando a mãe experimenta a comida para sentir se não está muito quente, de acordo com a dentista Margaret Mitchell, de Chicago. Outros estudos mostram que entre casais também acontece a troca.

“Uma paciente, que devia ter seus 40 anos, que nunca teve cárie desenvolveu duas, de repente. Ela estava até tendo problemas em sua gengiva”, conta Margaret. A dentista acabou descobrindo que a mulher estava namorando um homem que não visitava o dentista há 18 anos. Para diminuir o risco, ela recomenda escovação e fio dental e mascar chicletes sem açúcar. Além disso, tomar cuidado, pois as cáries podem passar de boca para boca. [TheNewYorkTimes]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

14 comentários

  • magoado:

    Eu nem beijo mais com medo de pegar cárie …e outras coisas mais do gênero …!

  • Beatriz:

    Em primeiro lugar, isto é um artigo (leia o original, Marcelo). Em segundo lugar, em momento NENHUM o texto diz que a questão da cárie ser contagiosa é uma NOVIDADE. O texto é um alerta e serve para INFORMAR aquelas pessoas que antes não sabiam sobre o contágio. Ao invés de tentar resumir o jornalismo em um parágrafo, coisa que vez de maneira pobre, você deveria agradecer ao site por estar prestando um serviço. Ainda bem que você já sabe disso há 20 anos, Marcelo, e com certeza seus pacientes devem ter ótimos dentes. Mas muita gente não sabe e divulgar este tipo de informação também é papel do jornalista.
    Ah, e quanto à palavra OBRIGAÇÃO que você usou, ela não faz sentido. Não vi nenhum erro grotesco, o artigo não foi “vendido” como novidade.
    Jornalismo é muito mais que “notícia” (e notícia é muito mais que este parágrafo). Leia mais, se informe mais, Marcelo, senão dará várias bolas fora…
    De qualquer jeito, valeu pelos comentários (não muito enriquecedores…)

  • Rita:

    Ai, Marcelo, não tenha CERTEZA. Se você soubesse MESMO, teria checado outras fontes, ou iria saber que tipo de texto rola neste blog…Poxa, não tente ser superior, fica feio para você. Sério.

  • Renato:

    hahahahahahaha boa Marcelo, você sabe o que é notícia, PARABÉNS! Se fosse mesmo só isso…Bom, agora lê o original e depois procura o que é ARTIGO (não os científicos que você entende tanto, né?). Marcelo Augusto, seu mundo é tão simplório…

  • Roberto Nunes:

    Marcelo, revista do ano passado eu posso até ler, agora blá-blá-blá de gente amargurada é triste, viu?!

  • Marcelo Augusto:

    Agora, eu não acho… eu TENHO CERTEZA… que um jornalista tem obrigação de apresentar matérias novas.
    Colocar um assunto de mais de 20 anos como uma novidade é um erro grotesco da profissão.
    E não venham dizer que devo é ir ver sites de ciência e tecnologia… Gosto de ver notícias…
    Vamos aprender o que é notícia ??

    Professora e crítica literária
    Maria da Conceição R. Hora

    NOTÍCIA

    Notícia é a expressão de um FATO NOVO, que desperta o interesse do público a que o jornal se destina. Caracteriza-se por uma linguagem clara, impessoal, concisa e adequada ao veículo que a transmite. Deve ter o predomínio da função referencial da linguagem. Há predominância da narração. Por ser impessoal, o discurso é de terceira pessoa. Em sua estrutura padrão, possui duas característica fundamentais: “ Lead” e corpo.

    • Andressa:

      É, parece mesmo que você sabe mais de notícias do que o The New York Times… hauehuaheuaheuha

  • Marcelo Augusto:

    Luciana, Roberto Nunes, Augusto, Maria Aparecida já que vocês gostam de matérias quentinhas, vou dar uma bem científica para vocês…
    A NASA, Agência Espacial Norte Americana acaba de divulgar que a nave espacial Apollo 11 acabou de pousar na Lua levando à bordo os astronautas Michael Collins, Edwin Aldrin e Neil Armstrong.
    E agora pasmem, o Astronauta Neil Armstrong acaba se ser o primeiro homem a pisar o solo da lua.
    Ahh… tenho algumas revistas do ano passado no depósito, se quiserem ler é só me avisar que envio, afinal, se não leu a matéria ainda, para vocês é novidade pura…

  • Rafa:

    “Uma dentista de Chicago” disse isso? Todos os dentistas do Brasil dizem isso ha anos.

  • luciana:

    Marcelo teu lugar é em revista científicas, congressos, mestrados, doutorados.

  • Roberto Nunes:

    Marcelo, o site é voltado para leigos. Muitos que não sabiam disso há 20 anos. Poupe nos de seus ataques de estrelismo e vá ler artigos científicos, então! Tenha dó!

  • Augusto Marcelo:

    Não gostou não leia, eu gostei.

  • Maria Aparecida da Silva:

    Nao e por que vc ta atualizado,q pode fazer um comentario assim,pois temos que pensar q em algum lugar sempre tem alguem querendo uma novidade para ficar atualizado

  • Marcelo Augusto:

    Caracas… e isso é novidade ???? eu que não sou dentista já sabia disso há anos… no mínimo 20 anos….
    Letícia… por favor, verifique suas fontes, pois mostrar que a roda foi inventada hoje de manhã é demais… me poupe…

Deixe seu comentário!