Eu sei, eu sei, se você é uma mulher, então deve estar pensando, assim como eu, que isso é idiota. Mas faz todo sentido, não? Homens acharem que um bom bife sangrento combina com sua personalidade macha.
Foi o que descobriu um estudo publicado no Journal of Consumer Research, da Universidade Cornell (EUA). O pesquisador Brian Wansink concluiu que homens e mulheres acham carne vermelha uma comida masculina.
Ok, já ouvimos falar de empregos masculinos, roupas masculinas, dentre outras coisas que são mais comumente associados a um gênero do que outro. Mas existe comida de gênero? De acordo com os participantes da pesquisa, sim.
Veja as 5 comidas mais “masculinas” (da mais a menos):
- Bife mal passado;
- Hambúrguer;
- Bife bem passado;
- Chili com carne;
- Frango.
Veja as 5 comidas mais “femininas” (da mais a menos):
- Chocolate;
- Pêssego;
- Salda de frango;
- Sushi;
- Frango.
Esse tipo de coisa me parece muito boba. Todos sabemos que homens podem usar rosa e mulher azul, do mesmo jeito que tem muita mulher que adora um bom filé pingando e homem que come chocolate sem parar.
Mas a sociedade está aí para culparmos ela e seus estereótipos que criam essas associações tão difíceis de se livrar.
Particularmente, não me importo se os homens se achem machões ao comer carne vermelha. Isso só significa que eles têm 20% mais chances de morrer prematuramente.
Um estudo americano publicado no Archives of Internal Medicine que analisou dados de 500 mil pessoas mostrou que o consumo elevado de carne vermelha aumenta o risco de morte por câncer e doenças cardiovasculares. Tão macho, tão macho, que os homens até preferem morrer mais cedo por um bom bife.
Brincadeiras à parte, outros estudos também concluíram que mulheres que comem menos carne vermelha têm o coração mais saudável, que comer carne vermelha pode levar à cegueira, e que trocar aquele bife por um peixinho diminui os riscos de doenças cardíacas.
Se nada disso lhe convenceu a diminuir sua ingestão de bovinos, saiba que cada quilo de carne que comemos requer múltiplos quilos de grãos para alimentar os animais, e cada grão requer a utilização de fertilizantes contendo azoto, de modo que nossa afeição por um bom bife libera muito óxido nitroso no ambiente, contribuindo para o efeito estufa e todas as suas horríveis consequências tão conhecidas.
Desgraças deixadas de lado, não há como negar que aquele filézão nos faz felizes. Uma pesquisa da Universidade Deakin (Austrália) mostrou que mulheres que comem menos carne de vaca são mais propensas a depressão. Eu ainda diria que provavelmente comer um chocolate aumenta a felicidade feminina. Ih! De volta aos estereótipos?[Gizmodo, Época, Veja]