Carros do futuro irão ler nossas mentes

Por , em 3.10.2011

No que você pensa enquanto está dirigindo? Carros do futuro poderão trabalhar conjuntamente com esses pensamentos, para manter o motorista e as estradas mais seguras.

A tecnologia que permite isso se baseia em uma pesquisa de interface cérebro-computador da Escola Politécnica Federal de Lausana (EPFL), na Suíça, que permite que usuários de cadeiras de rodas se locomovam usando a mente.

Agora, com a colaboração da Nissan, a equipe anunciou que o próximo passo é aliar a mente dos motoristas aos carros, ao invés de cadeiras de rodas.

“A ideia é unir a inteligência do condutor com a do veículo, de modo a eliminar o conflito entre elas, levando a um ambiente automobilístico mais seguro”, explica Jose del Millan, pesquisador que lidera o projeto.

O sistema irá medir a atividade cerebral, os padrões de movimento dos olhos e o ambiente ao redor do carro para prever o que o motorista pretende fazer – como uma conversão à esquerda, ou mudar de pista – para que o carro ajude o motorista a fazer o movimento.

A ideia de carros que ajudam os motoristas a se darem bem na estrada não é inteiramente nova. No início deste ano, outro grupo de pesquisadores alemães desenvolveu um carro que vira à esquerda ou à direita usando ondas cerebrais. [MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Leonardo:

    A imagem está um pouco fora de contexto…O que uma máquina de lavar roupa tem a haver com a matéria??

    • Paulo:

      Tá na promoção!!hauahuahauhau

Deixe seu comentário!