Carros elétricos e sustentabilidade: qual o impacto ambiental real?

Por , em 11.09.2024

Os carros elétricos já são uma realidade em todo o mundo, muito pelo fato de serem mais econômicos e uma opção bem mais sustentável.

Atualmente, muitas empresas estão preocupadas em reduzir os danos ambientais e as fábricas de carros não ficaram de fora disso.

Com a implementação da energia limpa, essas montadoras podem criar novas tecnologias, ajudar o meio ambiente e ainda garantir e aumentar os seus lucros.

Mesmo sendo algo relativamente novo, muitas pessoas estão em busca de veículos elétricos ao invés de investirem em carros usados ou modelos 0km a combustão.

Mas afinal, os carros elétricos realmente ajudam a diminuir o impacto ambiental? É isso que você vai conferir a seguir!

Continue acompanhando por aqui e fique por dentro do assunto.

Menor emissão de gases de efeito estufa

A emissão dos gases de efeito estufa nos veículos elétricos são extremamente baixas e até mesmo nulas em muitos modelos.

Como já diz o nome, os EVs são carregados através de energia elétrica, que é considerada uma fonte limpa e renovável de energia.

Com isso, o impacto ambiental do veículo é bem menor do que os modelos que funcionam com combustível fóssil.

Vida útil da bateria

A bateria de um veículo convencional tem vida útil de 2 a 5 anos, dependendo do modelo, uso e do quão bem cuidada ela está.

Já as baterias dos carros elétricos costumam ter uma vida útil de aproximadamente 8 anos, o que faz com que a fabricação deste item seja feita em menor escala.

Porém, um ponto negativo das baterias em geral é que grande parte delas é feita de lítio, níquel, manganês e cobalto, o que faz com que ela seja um tanto quanto difícil de reciclar.

Com isso, o descarte inadequado se torna um grande problema dos carros elétricos, tendo em vista que os componentes da bateria são extremamente prejudiciais à natureza.

Apesar disso, existem diversos lugares que fazem a reciclagem da bateria de carro elétrico da forma correta.

E não é só a reciclagem que é um problema, pois a extração desses materiais também podem prejudicar a natureza de diversas formas.

Menor número de peças

Um fator que é extremamente favorável à sustentabilidade dos carros elétricos é que estes modelos não precisam de tantas peças e recursos.

Só para ter uma noção: um veículo a combustível costuma ter em torno de 1000 peças, enquanto um carro elétrico geralmente tem pouco mais de 200 peças.

Isso faz com que a produção de peças para os EVs seja menor, o que diminui os insumos e, como consequência, a emissão de gases dessas fábricas.

Além disso, por ter menos peças, um carro elétrico costuma gerar bem menos resíduos durante toda a sua vida útil.

Também vale ressaltar que o menor número de peças favorece muito a manutenção do carro, tendo em vista que o número de componentes que precisam ser trocados serão bem menores.

Emissões na fabricação dos veículos elétricos

Os carros elétricos são bem sustentáveis enquanto estão rodando por aí, porém, a sua fabricação não é um exemplo de sustentabilidade.

Como falamos acima, a bateria dos carros elétricos é feita com diversos materiais, sendo um dos principais o lítio.

A extração de lítio costuma ser prejudicial à natureza e costuma gerar escassez de água nas regiões em que é retirada.

Além disso, a produção da bateria e outros componentes do carro também emitem uma grande quantidade de gás carbônico, o que sem dúvida é um ponto negativo.

Apesar disso, o carro elétrico produz um valor baixíssimo ou até nulo de gases de efeito estufa enquanto estão sendo usados, o que compensa bastante as emissões da fabricação em comparação com veículos a combustão.

Lembrando que, veículos a combustão geram gases prejudiciais à natureza tanto na fabricação quanto no seu uso diário.

Infraestrutura de carregadores

Nem todos os países do mundo possuem uma boa infraestrutura para veículos elétricos, principalmente quando o assunto são estações de carregamento adequadas.

Com isso, alguns governos resolvem usar a famosa “gambiarra” e criar uma infraestrutura que até consegue cumprir o seu papel, porém, sem muita eficiência e causando um impacto ambiental significativo.

Apesar disso, os países que oferecem uma boa infraestrutura para os EVs, com uso de energia renovável na rede elétrica e boas estações de recarga, conseguem reduzir bastante os poluentes e aumentar ainda mais a sustentabilidade desses modelos.

Mas afinal, os veículos elétricos são sustentáveis?

Com toda a certeza, os veículos elétricos são sustentáveis, principalmente quando comparados com os veículos a combustão.

Porém, isso não quer dizer que eles são 100% sustentáveis e não geram nenhum risco ou problema para a natureza.

Como vimos acima, a fabricação destes tipos de carros (principalmente do motor) podem ajudar com o desmatamento, emissão de gases de efeito estufa, crises hídricas, entre outros problemas.

Esses são alguns obstáculos que as fabricantes de veículos elétricos têm a superar, porém, com o avanço da tecnologia, a expectativa é que os carros fiquem cada vez mais sustentáveis.

Com isso, a expectativa é que, no futuro, os veículos elétricos fiquem cada vez mais sustentáveis e atraiam cada vez mais consumidores por esse e por outros fatores!

E você, pretende ter um veículo elétrico? Conte pra gente nos comentários quais motivos fariam você investir nestes modelos de veículos!

Deixe seu comentário!