Casamento entre primos é perigoso para a prole: mito ou realidade?

Por , em 24.12.2008

Cientistas da Universidade de Massachusetts, em Boston nos EUA, querem acabar com o tabu dos casamentos entre primos de primeiro grau.

Eles afirmam que o risco de que um casal de primos de primeiro grau gere um bebê com defeitos genéticos não é maior do que uma mulher que engravide aos 40 anos.

Os casamentos de primos de primeiro grau são legalizados em muitas partes do mundo, mas há pedidos da sua proibição por causa do nascimento de bebês com defeitos genéticos em certas comunidades.

Mas segundo o novo estudo o risco de defeitos congênitos é apenas 2% maior do que a média da população e a mortalidade infantil é 4,4% maior para bebês nascidos de casamentos de primos de primeiro grau. Este é o mesmo risco para bebês com mais que tem mais de 40 anos, eles afirmam. “As mulheres com mais de 40 tem risco similar de ter bebês com defeitos [genéticos] e ninguém fala que elas deveriam ser proibidas de reproduzir”, afirmou o professor Hamish Spencer da University of Otago, na Nova Zelândia, que colaborou no estudo foi publicado na revista científica Public Library of Science.

A maioria dos estados dos EUA proibiu casamento de primos de primeiro grau assim como a China, Taiwan e ambas as Coréias.

O professor Hamish afirmou que estas leis deveriam ser revogadas, especialmente nos EUA, onde elas foram escritas de maneira que discriminassem trabalhadores rurais pobres e imigrantes. “Nem as suposições sociais ou científicas detrás de tais legislações se sustentam sob a análise detalhada.”

Famosos que casaram com primos de primeiro grau incluem Charles Darwin, H. G. Wells e o cantor de rock Jerry Lee Lewis. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,75 de 5)

416 comentários

  • jeffeson:

    ja faz um tempo que namoro com minha prima cerca de um ano mais ainda estamos namorando escondidos pois os pais dela ficaram sabendo e naum permitiram que fiquemos juntos ,mais mesmo assim nos encontramos escomdidos .
    Só tenhu uma coisa a dizer que a amo como numca amei nimguem na minha vida e ela tbm diz isso ,ja acabamos algumas vezes por causa dos pais dela qu enaum deixam o smeus pais eu num estou nem ai pra opinão deles ja sou 19 anos e ela tem 18 ,o problema é que ela ´emais fragi e os pais dela ficam fazendo ameaça a ela ,mais sei que numca vamos desitir desse amor … É isso pra mim naum o importa o probla sempre vou lutar por ela se for o caso chegarei ate a fugir com ela …
    flws

  • priscila:

    ola gente assim como a grande maioria de vcs tambem namoro meu primo a mais de 7 anos so nao engravidei ate agora por medo, porem ele esta me precionando para termos um filho porem tenho muito medo tenho pesquisado sobre o tema na internet e fico muito chateada com o preconceito das pessoas a vezes fico estranha com ele pois quando me lembro das opinioes negativas me sinto meia culpada e parece q estou fazendo algo errado, sinto muita falta de me comunicar com pessoas q passam pelo mesmo problema q eu, tenho uma consulta marcado com o geneticista para o dia 22/03 espero receber boas noticias, tenho muito medo de receber alguma informacao negativa e de nao poder ter filhos com ele pois ele é uma pessoa muito especial pra mim e o nosso maior sonho é termos filhos juntos

    • Simone:

      Ola…Também tenho um relacionamento com meu primo 1 grau a 4 anos, nós vamos nos casar mes que vem…E olha vai ao médico sim e não pense que não poderá ter filhos com ele..
      Na minha familia temos 3 casos de primos casados e todos possuem filhos mais de um até, e nenhum nasceu com problema, todos perfeitos graças a Deus.
      Eu e meu amor também teremos um filho, com acompahamento médico, mas teremos e seremos muito felizes….
      Boa sorte pra vc e felicidades..

  • viviane Santos:

    Oiii gente,

    Namoro com meu primo á 4 anos, sabe… é um sentimento tão bom… Sou muito feliz ao lado dele, no começo meu pai não aceitava, mas hoje ele aceita numa boa! Compramos nosso apto e iremos casar no final deste ano se tudo der certo!
    Nesse mês iremos começar a fazer acompanhamento genético, conhecemos várias pessoas que são primos e tem filhos normais, mas tb conhecemos no caso contrário. Estamos confiantes que tudo vai dar certo, pois somos loucos para ter filhos, pois nos amamos de mais.

  • Luci:

    Estou com meu primo há 5 anos, sou casada há 3 e agora estou tentando engravidar, mas tenho muito medo, já estou sendo acompanhada por um ginicologista e falo sempre à ela que tenho muito medo. A médica passou algns exames para fazermos estou um pouco ansiosa, pois tenho uma grande vontade de ser mãe, amo crianças já até comentei com meu esposo de adotarmos e não tentarmos ter nosso por medo, mas ele não quer e sempre pensa e me dar força “DEUS É QEM SABE O QUE VAMOS TER, PENSE POSITIVO” , mais nem assim me comformo. Não estou me previnindo há 6 meses e nada vai ver que é a ansiedade. Um grande abraço a todos que amam seus primos e são felizes.

  • nelly:

    eu nelly estou apaixonada pelo meu primo de primeiro grau ,vai ser dificil para a minha familia aceitar mas o amor e mas forte do que todo e espera sim que um dia eu possa ter um filho del ,por isso eu quero mandar uma nesagens para todas as mulheres apaixonadas pelos seus primos :nao desistam nunca dos vosos sunhos mesmo que parecem inposivel ,porque no mundo a unica coisa que e imposivel de resolver e a MORTE ,o resto tot e posivel …….CORRAM ATRAZ DOS VOSOS SONHOS OU ENTAO PODERAS AREPENDER PELO RESTO DA TUA VIDA DO QUE VOCE PODERIA TER FEITO E NAO FEZ KISS PARA TODOS

  • Marcelo Soares:

    Prezado Marcio / 18.02.2011,

    Li e reli o seu depoimento e sinceramente falando, eu não teria a mesma paciência que você, tê-la tão próximo e fazer de conta que não houve nada… Não sei se consigo isso. No entanto, irei fazer de tudo para dar valor a mim mesmo, vou tentar viver a minha vida.

    Valeu pelas dicas. Estou sempre por aqui.

    Um abraço.

  • marcio:

    amigo marcelo, aprendi em algum lugar que tem algumas coisas que nao se deve pedir pq sempre te negarao, uma delas e o amor, se ela faz de conta que nada aconteceu faça o mesmo, pode ter certeza que vai ser pior se vc ficar correndo atras,
    eu sei o quanto isso e dificil ja passei por inumeras vezes, mais com o tempo percebi que nao devemos valorizar mais ninguem do que nos mesmos se fizermos ao contrario nunca seremos valorizados, tinha necessidade de ver minha prima todos os dias, quantas noites fui dormir com o celular na mão
    querendo ligar para ela e nao liguei, foi muito dificil ficar dias sem vela, sem falar com ela, mais depois de alguns dias ela me ligou, quando vi o seu numero no meu celular quase que nao acreditei demoro para cair a ficha,
    mais respirei fundo e falei calmamente com ela, ela queria me convidar para sair no final de semana, logico que nao aceitei, na verdade aceitei em termos, disse que no final de semana nao dava pq estaria ocupado, eu nao tinha nada para fazer, mais ai entao disse que so durante a semana pq final de semana ficava ruim, cara ela propos segunda feira, ai eu aceitei na hora nao abusa muito ne, fomos num restaurante jantarmos, cara primeira coisa trate ela como sua melhor amiga, nao comente nada do passado, faça de conta que nem existiu como ela fez, pode fazer elogios a ela, mas nao demonstre que vc ainda tem algum interesse, se ela comentar alguma coisa do passado que vcs viveram, diga que foi coisa do momento que ela sempre vai ser a sua melhor amiga, nao te atira se nao ela tira o corpo fora, cansei de passar por isso, vou resumir, minha prima so começou a me ligar depois que deixei de ligar para ela, so começou a me convidar para sair depois que a deixei de convidar, so começou a me dar valor depois que comecei a dar valor primeiro a mim, ja faz duas semanas que ela começou a fazer um curso de ingles a noite e ela me pede que eu a busque todas as noites, os ultimos tres finais de semana ela passou aqui em casa durmiu na minha cama, foi dificil mais dormi na sala no sofa e olha que alem de linda ela tem um corpão, eu trato ela como minha melhor amiga, nao era exatamente como eu queria, mais foi a maneira que arrangei de estar sempre ao seu lado, eu fiz com que ela viese ate mim, ninguem quer estar num lugar sentindo-se preso, entao a deixei livre e ela veio ate mim pq estava livre, as vezes ela me pergunta se eu amo ela, eu digo claro que sim ela sempre vai ser minha prima minha melhor amiga, eu percebo que nao era oq ela queria escutar e quando ela tenta alguma coisa eu digo que agente e so amigo, e digo para ela parar para nao estragar a nossa amizade e tudo oq eu tenho a oferecer a ela, a minha amizade, por incrivel que paressa ela nao sai mais de perto de mim mesmo que brigando.

    queria dizer que isso e uma parte da minha vida, para nao me julgarem pq so eu sei oq eu passei, amigo marcelo espero
    tudo de bom para vc, eu sei oq vc esta pasando.

  • SILVA:

    OLHA GENTE ,É MUITO RELATIVO ESSA QUESTAO DE AMOR ENTRE PRIMOS ,DE CERTO QUE QUANDO SE TEM FÉ AS COISAS IMPOSSIVEIS AOS NOSSOS OLHOS DEUS AS FAZ POSSÍVEIS.TENHO 31 ANOS JA VÍ E JÁ PASSEI POR MUITOS ALTOS E BAIXOS QUE SE NÃO FOSSE A MÃO DE DEUS E A FÉ QUE TENHO EM JESUS CRISTO NÃO SEI COMO SERIA…MAS AMO DEMAIS MEU PRIMO DE 1° GRAU,NOS ESTAMOS JUNTOS A 01 ANO E POUCO ,MAS NÃO É FÁCIL… A FAMÍLIA DELE APARENTEMENTE FINGE QUE ACEITA,MAS SEI QUE LÁ NO FUNDO NÃO É BEM ISO QUE ELES QUERIAM PARA O FILHO DELES,ELE É MAIS NOVO QUE EU 06 ANOS, E EU JA TENHO UM FILHO O QUE DIFICULTA UM POUCO,POIS ELE TEM 11 ANOS E ESTÁ EM UMA FAZE QUE SÓ MESMO A MAE SUPORTA,OUTRA QUESTAO É QUE SOU UM POUCO TEMPERAMENTAL E AS VEZES UM POUCO RADICAL O QUE ACABA O ASSUSTANDO UM POUCO EM TERMO DE VIDA FUTURA…PEÇO A DEUS TODOS OS DIAS PARA QUE EU POSSA MUDAR ,SEI QUE ELE GOSTA DE MIM TMB ,MAS NÃO TANTO O QUANTO EU,EU PENSO EM CASAR TER FILHOS CONSTRUIR UMA FAMILIA MAS NAO SINTO O MESMO POR PARTE DELE O RECEIO DE NAUM DÁ CERTO,FORA OUTRAS QUESTÕES QUE IMPLICAM,ESTOU SOFRENDO MUITO …ELE PEDIU UM TEMPO MAS ESTOU CONFIANTE EM DEUS QUE TODAS AS COISAS COPERAM PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS E TENHO FÉ QUE TUDO IRÁ FICAR BEM.FICO FELIZ POR VCS QUE TMB TEM RELACIONAMENTOS COM PRIMO E DERAM CERTO QUE A MÃO DO SENHOR POSSA ESTAR ABENÇOANDO VCS COM TODA A SORTE DE BENÇÃOS,FIQUEM TODOS COM DEUS E NUNCA ESQUECAM ” QUE DEUS É O DEUS DO IMPOSSÍVEL” A TODO AQUELE QUE NELE CONFIA”.

  • Melqui:

    Bom dia pessoal,

    Estou casado com minha prima há dois anos.
    1º – Estou muito feliz e acredito que ele possa dizer o mesmo.
    2º – Temos sim planos para filhos.
    3º – Não faço apologia e não insentivo a ninguem a casar com a sua ou primo. Mas no meu caso foi com ela que casei e casaria de novo.
    4º – Na minha família tem mais ou menos uns 04 (quatro) casais de primos casados e todos tem filhos, e nenhum dos meus primos nasceu com problemas.
    Tenho primos filhos do casal de primos mais velhos quem 45 anos.
    Obs. É preciso tem Cuidado com primos irmão ou Primos em que um deles já seja filho de um casal de primos.

  • Marcelo Soares:

    Olá Marcio / 7.02.2011,

    Minha história é muito semelhante a sua. O tempo que passei com minha prima foi o suficiente pra causar um profundo sentimento em meu coração. Igual a você, durmo e acordo pensando nela, não sei o que fazer pra ganhá-la de volta e me sinto desesperado.
    Por causa desse sentimento que tenho por ela, também não consigo me aproximar de outras mulheres, também, não tenho interesse… O que posso dizer é que sofro bastante por causa disso. Gostaria muito que tudo fosse diferente.
    Estou tentando ser forte, mas sei que não vou conseguir esquecê-la, o tempo todo vem na mente lembranças de momentos que passamos juntos e isso machuca muito.
    Não sei mais o que fazer, mas sei que não penso em desistir dela.

    Prima, eu te amo tanto. Perdoa se te decepcionei de alguma forma, ainda continuarei esperando por você, Starry.

  • Souzinha:

    Nossa Gente estou surpresa com meu primo, quando eramos pequenos brincavamos de se beijar, acho que nos tinhamos 6 a 7 anos ate que ele mudou de cidade desde entao nao tinhamos contatos nem por telefone 16 anos se passaram ate q ele soube q eu ia visita-lo, as lembranças veio atona, eu nem acredito q isso esta acontecendo depois q eu fui ele veio me visitar e foi onde tudo aconteceu, Hj tanto eu como ele temos medo de alguem da familia descobrir e medo de encarar um casamento e se nossos filhos nascer com algunha deficiencia? queremos ter 4 filhos… é muito dificil nossa como é… Amo meu Primo

  • andre:

    casei com a minha prima e graças a deus a familia ta aceitano de boa dejeso felicidades para todos

  • julia:

    oi pessoal eu acho quando a pessoa ama primo ou prima n tem nada para inpatar , nem mesmo a doenca a familia nada, quando se ama suporta tudo

  • marcio:

    oi pessoal na minha opniao tem coisas muito mais grave, numa relaçao entre primos do que o simples fato de ter filhos ou oq a familia vai pensar, nao que eu seja contra, sou totalmente a favor, eu so acho que se existe amor o resto e banal, porque o amor tudo supera, nao quero parecer repetitivo
    mais no meu caso ainda amo minha prima que me julga seu melhor amigo, se fosse qualquer outra mulher eu simplesmente deixava de ver, ia ser dolorido mais iria passar com o tempo,
    mais minha prima eu vejo ela quase todo dia, as vezes passa ate o final de semana aqui em casa como este, ela ainda esta solteira, mais eu sei que um dia ela vai casar e ter filhos, e eu vou ficar aqui assistindo a vida da mulher que eu amo que eu sempre sonhei, e o pior e que nao posso contar nada para ninguem, com certeza se ela tivesse o mesmo amor que tenho por ela eu contaria tudo para todos eu gritaria nos quatro cantos, eu lutaria por ela nunca abandonaria, mais todo esse tempo lutei sozinho e escondido,
    sempre perdi, marchei todas as vezes, o meu prolblema e que nao consigo me relacionar com outras mulheres, na verdade eu ate conseguiria se eu os amasse elas, mais eu so amo uma pessoa, em todo esse tempo (8 anos) so tive duas garotas alem da minha prima, pq ela me deixou, e foi coisa rapida no maximo 2semanas, meus pensamentos sempre eram nela, na verdade so estou dizendo isto, porque na minha opniao relaçao entre primos podem ser muito boas ou podem ser muito ruins, e tambem porque nao tenho ninguem para falar,
    eu durmo e acordo pensando nela, no meu caso não foi muito bom,foi bom enquanto durou, mais as lembranças continuam me perturbando, eu nao posso abraçar ela como eu abraçava antes, bejo e so no rosto, eu ja ate evito chegar perto dela, quando vou comprimentar ela apenas estendo minha mao, mais ela sempre ensiste com as formalidades e ainda me rouba um abraço, eu sinto seu perfume seu corpo nos meus braços, e quase incontrolavel ter que me controlar, meus olhos devem dizer que ainda a amo, nunca sei para onde olher tento evitar de olhar nos seus olhos, quantas gurias
    ja deixei de ficar mesmo nao estando com ela, mesmo estando solteiro, parecia que estava traindo ela.
    so queria dizer para não se preocuparem com os filhos que vcs irao ter ou principalmente com oq os outros irao dizer, se preocupem se vcs tem realmente certeza que se amam
    porque e uma viagem so de ida, e se alguem ficar no caminho
    vai ficar a vida toda, depois que se atirar nao pede ter mais medo, so que no meu caso ela tinha um para-quedas e nao me avisou e eu cai sozinho, sim me chamaram de louco, mais entao, o amor supera tudo, desejo a todos tudo de bom!!!

  • EP:

    Namorar uma prima? Ok, concordo que às vezes primos nem parecem primos, são mais do que isso, são amigos. Mas se apaixonar? Parece-me estranho.

    Espero que nunca aconteça de eu me apaixonar por alguma prima minha, pois se isso acontecer, com certeza vai ser algo BEM complicado de se lidar.

  • marcio:

    oi pessoal, gostaria de deixar aqui uma pergunta,

    porque que tem mulheres que so te valorizam,
    quando voce deixa de demonstrar interesse por elas?

    muito obrigoado aceito qualquer tipo de opniao,
    espero que minha pergunta nao seja machista,
    mais e que a maioria dos relacionamentos que tive foi assim.
    boa a sorte a todos!!!

  • Suzana Oliveira:

    Sandra,

    infelizmente não é bem assima gnt não consegue evitar um sentimento forte como esse.

    Eu tentei evitar e não consegui e agora namoro com meu primo!

  • sandra:

    na verdad nao sei pq existe essa atracao estranha entre primos
    somos familias, e temos q aprender a separar as coisas.

  • sandra:

    oi.. eu e meu primo tivemos um caso.
    mas isso foi quando a gente era criansa
    ela tinha 6 anos e eu tinha 14
    nós brincavamos e se beijavamos
    passou o tempo, hj ele tem 17 e eu 25
    muitoas anos sem se ver nos encontramos no natal na casa da minha mae, rolou aquele clima d ambas parte
    ele me envia email
    mas eu nao consigo aceitar q quero elee.
    afinal mesmo sendo meu primo d primeiro grau, somos FAMILIA.

  • aline:

    ola shyntia tudo bem??? sou casada com meu primo e quero muito ter um filho entao queria saber de vc se quando vc engravidou vc fez alguma tratamento ou tomou alguma vacina ou se foi tudo normal??? pois tenho muito receio, tenho medo de passar no medico e ele me falar coisas q nao quero ouvir pois isso podera destruir totalmente minha relacao

  • Suzana Oliveira:

    Shyntia… vc fez algum exame antes de engravidar?

  • Suzana Oliveira:

    Obrigada aline…

    Gostei muito to comentario da Shyntia.

    Marcio… meu acredita se vc ama ela corre atras.

    Eu fiquei com o meu namorodo com 15anor pensei q nunca mais ia ver ele… e derepente ele veio pra sampa enfrentamos muuuuuuuuuuuuitas barras e estamos junto ate hj.

    Vai ver o que ela tem e medo receio, que todos tem.
    Creio eu q nos mulheres tenham mais medo de casar com primos do q os homens, por isso de vc poder ter um filho com deficiência.

  • marcio:

    oi pessoal valeu pelo conselho, mais apesar de aida gostar muito dela
    ja me acostumei com a ideia de ser apenas seu amigo, (melhor amigo),
    nao quero viver novamente a ilusao de viver ao seu lado, eu nao sei oq eu faria
    se ela me deixasse novamente, ja pedi ela em casamento uma vez e mesmo assim ela me deixou, agora que aparento nao ter mais interesse ela esta sempre do meu lado.

  • aline:

    ola suzana logico q podemos manter contato, tambem tenho muito receio em ter filhos estou ate pesquisando alguns geneticistas,quero fazer uma consulta antes de engravidar, existe um site muito bom e da aconselhamento genetico entra no genoma.ib.usp.br estou tentando uma consulta pois tambem tenho muito receio em ter filhos meu marido diz q nao tem nada ver diz q temos q acreditar em deus concordo com ele porem prefiro passar no medico antes para quem sabe ficar mais tranquila entra no site e se comunica com eles pelo e-mail quem sabe vc nao consegue uma consulta e ficamos mais tranquilas.
    ate mais

  • shyntia chrystina p.castro:

    sou casada com meu primo de 1ºgrau a 8 anos e tenho uma filha de 4 anos sadia e perfeita,hoje estou querendo tentar uma segunda gravidez e estou mais receiosa se o segundo beby vai nascer perfeito

  • Suzana Oliveira:

    Olá aline… vc tbm namora com um primo de primeiro grau.

    gostaria de manter contado com vc, pq tenho muito receio de ter filhos mais e meu maior sonho ter 2 tbm.

    Quem sabe a gnt não descobre juntas se podemos ter sem medo, pelo q leio e assim enquando casais normais tem vai uns 5% ou 4% nos que temos relações com primos de 1º grau temos 9%.

    Quem estiver afim add para conversarmos sobre esse assunto seria muito bom.

    bjs
    a todos.

  • aline:

    meu querido marcio no inicio do meu namoro tambem tinha muito medo da familia, do preconceito e da questao em ter filhos porem isso nao fez com q eu deixasse de amar meu primo hoje estamos juntos a 8 anos e apesar de tudo nunca me arrenpendi de ter enfrentado a todos para dicar com a pessoa q amo,e tenho certeza pelo q vc relata sua prima ainda gosta de vc, porem acredito q ela esteja deixando o preconceito dominar ela, realmente se ela nao conseguir deixar este preconceito de lado é melhor ficar do jeito q esta.

  • Suzana Oliveira:

    Bom.. em questão da mnha familia aceitar foi meio dificil, mas como havia casos na familia meus pais não poderam reclamar muiot.

    minha mae chorou muito e meu pai não queria falar cmg, e dificil e sempre tem gnt que quer nos separar, minha mae fala q ele e sem vergonha, q não presta… mas meu é o sobrinho dela ela fala isso só pra eu desistir mais quando ela fala mais eu quero.

    Como ja disse meu UNICO receio e ter filhos.

    Acho que se for pra ter filhos com alguma deficiencia com ele, eu prefiro ficar sei ele.

    Não vou aguentar ver aquela criança sofrendo por minha causa.

  • sonia:

    marcio meu querido,declare para ela talvez ela nao tenha coragem de falar para vc oque ela sente , talvez vc estão perdendo momentos felizes por falta da iniciativa de um de vcs pence nisso um grande abraço sonia

  • aline:

    ola, nossa gostaria de agradecer todos os comentarios pois fico feliz em saber q existem casos parecidos com o meu e q deram certo namoro meu primo a 8 anos vamos nos casar mes q vem, no começo foi muito dificil a familia nao queria mas depois eles viram q nao tinha outra forma q resolveram aceitar, nos amamos muito e queremos ter 2 filhos porem tenho medo gostaria de saber quais exames devemos fazer para q eu conseguisse ficar mais tranquila o depoimento da elen me deixou muito assustada.

  • Lineker:

    Oi, tenho 18 anos e tenho uma prima de 15,
    desde criança nos brincavamos, mas nunca com malicia…
    fiquei uns 8 anos sem vê-la, ai quando a avistei me apaixonei ela tinha mudado físicamente, e obvio mentalmente, ela tbm se apaixonou…
    Isso aconteceu faz pocos dias, ontem mesmo ela passou duas noites aqui em casa, só pra ela vir aqui pra casa teve que brigar com a mãe dela(que é separada do meu tio de sangue), quase fizemos amor… Eu nao tive coragem
    fiquei com medo, e ainda mais que ela é virgem, e só ficamos… A família da minha mãe já desconfia, e eu não sei o que fazer se fico com ela sem assumir um compromisso, ou assumo e corro o risco de sermos condenados pelas 3 famílias
    estou tenso…
    Dia 12 eu acho que vou sair com ela, e talvez dormir na casa dela… Não sei o que faço.

  • marcio:

    cara mostre este site pra ela, mostre os comentarios das pessoas que sao felizes juntas, faça ela ver que nao tem problema algum… mais se ela continuar a resistir dexista.

  • Felipe:

    nossa eu e a minha prima somos loukos um pelo outro, mtas vezes em encontros d familia nos ficavamos conversando e assim nos apaixonamos eu só qro ela ja tentei beija-la uma vez mas ela falo q n podia oq eu faço agora lembrando q ela tb me ama

  • Nat…sousa:

    oi pessoal, tenho o mesmo assunto a tratar,so q o meu é diferente estava disposta a enfrentar tudo pra ficar com meu primo so q ele ñ meresse tamanho esforço,ele me bota sempre em 3 lugar na vida dele,gosto muito dele,vivemos momentos inesqueciveis juntos,so q hoje vou tirar ele definitivamente da minha vida!!!!!!!!

  • marcio:

    oi meu nome e marcio, tenho 26 anos, comecei a me envolver com minha prima ja faz uns 8anos, era so brincadera nunca pensei que fosse me apaixonar por ela, ate que um dia eu percebi que tinha necessidade de ver ela todos os dias eu nao conseguia mais ficar longe dela, eu saia do cerviço correndo eu ia pra parada correndo onde eu estivesse eu saia correndo pra ver ela se desse para sair mais cedo eu saia, so me sentia vivo perto dela, tem a parte da familia né, na verdade
    acho que eles sempre desconfiaram mais nunca falaram nada, so me diziam porque eu me importava muito com ela, fora do normal, claro que eu nao ia dizer, no começo acho ate que ela gostava de mim so que agente brigava muito, muitas vezes nos separamos e voltamos quase todos os dias, eu lembro ate hoje teve um natal que ela estava meio de mal com a mae dela, (minha tia) e ela queria muito ganhar um celular so que minha tia nao tinha condiçoes de dar o tal do celular, e eu comprei o tal de celular escondido e disse para minha tia, –o tia da esse celular pra ela, eo que ela tanto quer pode dizer que foi voce mesmo, dito e feito na virada do natal estavamos todos reunidos e minha tia deu o celular pra ela, embrulhado novinho na caixa, os olhos dela brilhavam mais que as tres marias la ceu, claro hoje qualquer um tem um celular diferente daquela epoca ate ela ja comprou outro, retornando a felicidade dela, claro que eu tambem fiquei super feliz de ver ela feliz e dei uma caixa de bombom para ela, eu tinha era vontade de abraçar ela agarrar ela como nos faziamos quando estavamos sozinhos, mais estavam todos ali, e a noite foi uma maravilha, ela ja tinha ate esquecido o aborrecimento da mae dela, eu sei que uns dias antes da verpera do ano novo ela veio falar comigo, eu super feliz achando que agente ia dar um passo a frente, ela disse que queria terminar tudo porque queria começar o ano com o pe direito, nao queria mais um namorado que tinha que ser tudo escondido, resumindo ela nao queria mais eu, primeiro achei que fosse brincadeira, depois meus olhos verteram de agua e eu nao consegui falar uma unica palavra, ela deu as costas e foi embora, ate aquele dia, tinha sido o pior dia da minha vida, ainda nao sabia o que me aguardava depois, mais isso e outra historia nao vou me espichar muito, depois ainda vivemos momentos felizes e momentos tristes, tem muita historia ai no meio ainda, muito tempo se passo, mais agora ela me ve como um grande amigo, eu faço o papel de grande amigo de vez em quando a gente sai junto, mais eu nao vejo ela como uma grande amiga, ela me fala do seus namorados, das suas decepçoes, nao vou mentir me seguro pra nao chora mesmo porque na verdade eu queria dizer o quanto eu ainda amo ela, e eu tenho que dizer pra ela nao dar bola partir pra proxima, eu nao sabia que ia ser assim, por sermos da mesma familia, mesmo eu nao querendo ver ela e querendo ao mesmo tempo, a gente vai se ver igual, ´porque eu tenho que agir normal eu nao posso demonstrar o quanto eu gosto dela eu nao posso surta, ela me liga pra perguntar alguma coisa, as vezes ate queando demoro para aparecer ela pergunta porque estou sumido, mais ela nao fala nada do passado e como se nao lembrasse ou nao existece, e eu tambm nao falo, o que mais eu sinto falta e de dormir com ela em noites de chuva.

  • Ta[i]:

    Bom pessoal , pelo que eu sei um casal de primos podem ter certa possibilidade dos filhos nascerem com algum problema se o sangue dos dois forem iguais..
    Mais creio que isso não interfere..
    Eu apoio numa boa.. tenho muitos primos e se eu gostasse de
    algum eo me casaria 🙂

    Beijos !

  • cida fonseca:

    oi me apaixonei pelo meu primo aos 18 anos foi muito dificil ninguem aceitava o namoro e ainda depois de 4 anos e muitas lutas minha mae continua nao aceitando ja terminamos muitas vezes mais o amor fala mais alto e nao conseguimos ficar um loge do outro e muitos menos ser feliz com outra pessoal;queremos nos casar e ter filhos mais as vezes ficamos com medo dos nossos filhos nascerem doente.e isso ai mais vale uma coisa nao se esqueçam QUE AMOR DE PRIMO E PRA SEMPRE

  • elen:

    meus pais são primos de primeiro grau, após um ano de uniaõ minha mãe engravidou e infelizmente no 4º mês de gestação ela sofreu um aborto, mais acreditamos que não tem nada a ver com o fato do parentesco, um ano depois ela engravidou novamente, hoje meu irmão esta com 27 anos, aparentemente ele não tem nada, mais sofre de retardo mental, ele estuda na APAE. só foi identificado isso quando ele tinha mais ou menos 7 anos, quando ele estrou na escola e não conseguiu acompanhar a turma, foi muito dificil para toda a familia, minha mãe conta que eles percebiam que havia algo de diferente, porem nenhum médico comentou sobre o assunto. anos depois eu cheguei, esta tudo otimo, para o olivio de meus pais. meu irmão é super calmo e não da nenhum tipo de trabalho, e divertido e super educado, e claro que ha algumas limitações, por exemplo ele não sabe ler, ja fez aulinhas, mais não consegue guardar esse tipo de informação, nada que faça muita diferença para nós. Enfim houve um caso na minha familia, mais só fez aumentar o amor que meus pais sentem um pelo outro. Mais uma coisinha, eu sou completamente apaixonada pelo meu primo…

  • cirlene nascimento de souza:

    estou gravida de meu primo de primeiro grau na nossa familia ha muitos gemeos nos por sermos primos temos mas possibilidade de ter gemeos.

  • Suzana Oliveira:

    Bom, namoro com eu primo de 1ºgrau a 2 anos.
    Mas agora to com medo de continuar… meu maior sonho e ter dois filhos, mais tenho medo de ter com ele e meus filhos nascerem doentes. Esse e meu unico medo.!!!
    Por isso as vezes penso em terminar tudo, pq ele quer um filho q saia dele e eu tbm. se fosse pra adotar ou outra forma seria o 2 filho mais o primeiro tanto eu quando ele queremos que seja nosso.

    Por isso meu medo, eu nunca vou me perdoar se meu filho nascer com algum problema.

    To perdida!!

  • NAIR RIBEIRO:

    andreia pode ter seu bebe tranguila que minha mae casou se com primo teve filhos saudaveis 9 filhos lindos eu sou uma delas bjj

  • NAIR RIBEIRO:

    meu pai se casou com minha mae eles sao primos de 1 grau tiveram 9 filhos saudavesi todos perfeitos . ai meu filho tanamorando minha sobrinha quefilha da minha irma to muito muito feliz com essa uniao espero que da tudo certo abraços nair

  • fabi:

    eu tenho 26 anos e meu primo de 1 grau tem 25 nos demos bem mais tem um problema que ele não aceita de jeito nemhum a respeito de ter filhos com problemas e isso tem afastado nos dois estou sofrendo com o termino do nosso relacionamento pois estavamos nos apaixonando juntos a familia dele me aceitou numa boa so meus pais que não sabia mais a mãe dele sabia eu fiz enfermagem e conversei com ele sobre esse assunto eu me admirei pois da minha tia não ir contra por mais que essas pessoas do interior tem o conceito certo mais ela aceitou pois é não sei o que fazer mais fico feliz com vcs que dão certo com os seus relacinamento pois nao fui muito feliz mais espero em Deus que a gente se acerte !!!!

  • dayane:

    bem,eu sou apaixonada amo de mais meu primo,ele tambem me ama,desde adolescentes,hj eu tenho 20 e ele 21,estamos juntos,mas ninguem da nossa familia aceita,no momento estamos sofrendo muito,pq tentam de todas as formas nos separarem,agente tinha medo de se revelar um ao outro,e estamos juntos namorando serio a tres meses,nao fico longe dele um dia se quer,nossos amigos sabem,aceitam numa boa,em compensaçao a familia nem quer saber.nao sabemos o que fazer.

  • JOHN:

    OI tenho 23 anos sou casado com minha prima a 1 ano e meio certo de que tudo o que dizem de casamento entre primos é lorota vou ter um filho com ela e esta tudo normal.
    não fiquem com medo quando se ama não se vê dificuldade.abços

  • Julia:

    Oi o sabe tudo ! estou aqui pra depor o que penso e sinto
    e primeiro não precisa ter idade pra se apaixonar por alguem, fica dica pra voce !!! que bom que vc está feliz
    desejo tudo de otimo pra vc.
    Mais nao venha querendo dar lição de moral ok ?

  • andreia:

    oi tenho 25 anos estou casada á 5 anos com meu marido que é meu primo de primeiro grau , no começo foi muito dificil nossas familia não queria aceitar mas o amor falou mais alto hoje temos muita vontade de ter um bebÊ mas eu tenho medo um pouco de receio queria saber quais os exames que deva ser feitos realmente .

  • Julia:

    Tenho 18anos e meu primo de 2ºgrau tem 20… a gente se da super bem.. temos vontade de ficar um com o outro
    mais nunca deu certo… ou ele tava namotando ou eu!
    Agora estamos os dois solteiros.. e nos falamos todos os dias por horas.. é tão bom sentir ele por perto..
    nao sei dizer que estou apaixonada por ele … mais tenho um carinho que é maiis que amor de primos isso eu sei ! Nao sei tbm se minha familia iria aceitar.. ela é muito complicada cheia de confusoes … mais acho que dessa vez vai .. somos muito novos tbm, nao estamos pensando em casamento nada disso queremos ficar juntos e curtir um pouco … só nao gosto muuito pelo fato do melhor amigo dele ter sido meu namorado; eu sei que deve ser meio chato…
    maiis ja ta ficando meio que impossivel controlar essa vontade.
    O que vcs acha ,?

  • lyandra mili:

    bem eu sofro desde meus 11 anos hoje estou com 23 anos,sou loucamente apaixonada pelo meu primo,mais aos meus 15 anos minha familia desconfiou e nos proibiu mais eu não desistir eu aos meus 19 anos e ele com 21, um dia eu e ele nos encontramos escondidos e eu me entreguei a ele, eu disse se nós não ficarmos conseguisemos ficar juntoseu não seria de mais ninguém,hoje4 anos depois eu estou doida porque ele se casou e tem uma filha e eu também,mais eu deixaria tudo pra ficar com ele se ele me quizesse,mais parece que ele não senti mais nada por mim,rezo todo dia pra que ele olhe outra vez pra mim,pois eu amo ele desesperadamente e tenho fé que um dia esteja novamente em seus braços

  • sonia:

    oi menininha de 13 anos minha querida você ainda não sabe o que é o amor , tambem sou mais eu mas ao lado do homem que amo e dos filhos que temos, não arrependo nem um momento de tudo que fiz para ficar com ele valeu muito a pena sou hoje realizada por tudo que fiz
    abraços ate mais

  • Daniela:

    Oi Pessoal! Sou a garotinha de 13 anos que gostava do primo de 19 anos. Eu o amava muito, mas vi que isso é uma fase só da adolescencia. Me apaixonei muito, amei muito, SOFRI muito também, mas vi que sou mais eu, me amo mais do que qualquer garoto, qualquer homem!!!
    Qem se deu bem, quem está se dando bem numa relação de primos, que bom!!! Fico feliz!!Mas quem tá sofrendo, sai dessa, porque pode ter certeza, eu não acreditava que existia pessoas melhores do que meu primo, mas existem e muitas, pessoas melhores!!!
    Então, quem sofre, sofreu, tá sofrendo, sai dessa!
    Diga: eu me amo, sou mais eu!!!
    TUDO É POSSÍVEL, TUDO PODE ACONTECER, E PRA MELHOR, COM TODA CERTEZA ABSOLUTA!!!
    Isso eu aprendi…
    Beijos…

  • Alessandro:

    Bom, eu tenho 28 anos e tenho uma prima que hoje tem 20 anos, então a gente sempre foi muito ligado desde criança, e agora por motivos q não vale a pena comentar ela está morando la em casa, qdo eu estou com ela eu perco o chão, eu sei que eu podia ter qqr outra mulher, mas qdo ela esta perto eu nao vejo mais ngm, as vezes ela deita comigo no quarto e assistimos um filme e ficamos falando sobre várias coisas, a gente dorme junto mais nunca transamos, as vezes de conchinha e tal, parece estranho nunca ter rolado nada, tbm eu nunca tentei com medo de afastar ela de perto de mim, fico louco só com o cheiro dela, tenho medo do que minha família pode pensar, mas eu to num ponto de explodir e jogar tudo pro alto, afinal não sou mais criança e eu sinto que ela tbm está afim de mim,eu posso falar que o que eu sinto por ela é bem maior do que o grau de parentesco, e na primeira oportunidade que eu tiver eu vou tentar!!! Amoo vc Pati…

  • Thatiane:

    Olá ,
    bom, namoro com meu primo a um ano, e temos planos de casarmos e termos filhos. Por isso queria saber quais as chances de nosso filho ter algum problema genetico já que ele tem uma irmã deficiente? isso muda alguma coisa, ou as chances são as mesmas do que os outros casos?
    Se puderem respondam por favor estou preocupada 😉
    Obg Beijos’
    – e parabéns o assunto abodado aqui é ótimo deveria ser muito mais esclarecido em todos os meios de comunicação ‘

  • Roberta:

    Olá, Estou namorando meu primo de primeiro grau e estamos muito felizes. No nosso caso, a nossa família é toda a favor e nos apoiam. Estamos pretendendo nós casar ano q vem. Hoje em dia o preconceito dentro da família é muito pouco.
    bjs a todos

  • Juliana Fernandes:

    Sou a segunda filha de um casal de primos em primeiro grau. Eu e minha irmã somos saudáveis e nossos filhos também. Ela tem 35 anos e uma filha de 10 enquanto eu tenho 29 anos e um filho de 5. Graças a Deus tudo correu bem em nosso caso, pois, somos “normais”, será??rsrsrs

  • jozielma:

    Eu e meu primo estamos juntos hà 3anos,nos nòs amamos muito a nossa famìlia e toda contra mas nos nâo estamos nem ai nosso amor e maior que qualquer preconsceito idiota,e como diz o ditado quando 1nâo quer 2 nâo brigam,mais quando os dois se amam o “AMOR”vence.Eu dou o maior apoio as pessoas que enfrentam esses preconsceitos da sociedade e lutam por suas feliscidades eu lutei e continuarei lutando pelo meu “AMOR”…

  • ju:

    comecei a namorar meu primo quando tinha 15anos,hoje somos casados e temos uma filha linda de 2 anos,ela nasceu perfeita sem nenhum problema.no inicio do namoro sofremos muito com as más linguas,guando engravidei entao!!.nos não demos a minima para eles e vivemos muito feliz com a nossa filha e pretendemos dar a ela um irmãozinho em breve.bjos e obrigada

  • Adriano:

    Olá a todos, me desculpem mas não pude ler todos os comentários, porém um dos poucos que li foi o seu, querida Renata.
    Bem, já que você pediu vou te dar um conselho sobre o que você deve fazer em relação a esta situação com seu primo e sua família.
    Mas primeiro vou contar um pouco da minha história. Bem eu tenho 23 anos, casei muito cedo com 18 anos e eu já vivia com minha namorada desde que eu tinha 15 anos, e ela tinha 21.
    Tivemos uma filha, e com o tempo nosso relacionamento foi esfriando e tornando-se conturbado.
    Resumindo a história, hoje estou me preparando para me separar dela, conversamos e temos acertado que em janeiro de 2011 eu sairei de casa, e vocês devem estar se perguntando “E daí? o que isso tem haver com o assunto?”.
    Meus caros, eu lhes digo que vou morar com minha prima de 1º grau, eu gosto dela desde os meus 12 anos e nunca consegui esquece-la, ficamos juntos apenas uma vez em 2005, e atualmente ela mora em Brasília e eu em São Paulo, mas ela está se preparando para largar tudo e vir morar comigo, trará somente a roupa do corpo.
    E cara Renata, ao que pude perceber será extremamente difícil que sua família aceite a relação de vocês, sei disso, pois a minha também é contra.
    Então converse com ele, se tiverem coragem, fujam juntos, juntem um dinheiro de alguma forma, vão para uma cidade distante e desconhecida, onde ninguém poderá encontrá-los.
    Mas claro, apenas se tiverem a coragem de tal feito, pois acredito que o amor pode tudo, e enquanto tiverem um ao outro nada poderá lhes fazer mau.
    E não pensem que não dará certo, pois é melhor tentar ser feliz com a pessoa que ama, independente de qualquer coisa, família, situação financeira, enfim.
    Do que nunca ter tentado e ficar com sentimento de culpa pelo resto da vida, tentem, pois de uma coisa é certo, vocês não vão morrer, pelo menos não por isso e não assim.
    Pense bem.
    Abraços
    Adriano

  • Renata:

    sofro a 4 anos amo mais amo mesmo meu primo de 1grau ele tambem me ama muito mais minha familia e contra e por causa disso agente briga demais sabe eu quero q ele me assumi mais ele tem medo do q minha familia possa faze para separa nois dois.Nao converso com a minha mae e nem com minha tia por causa disso e por causa do preconceito so porque ele e mais velho tenho 19 e ele tem 27.o Pai dele e irmao do meu pai… so q o meu pai nao me assumil.. etao teve muita briga entre a familia dele e a minha acho q tambem esse e o motivo deles nao aceitarem…ja nao sei o q faze to sofrendo muito queria q a minha familia aceitasse pois nao posso escolher entre o amor da minha vida ou minha base de vida… asvezes me sinto A o velha negra da familia me sinto muito excluida da familia //// me ajudem por favor pois nao tenho mais com quem conta a nao ser com meu primo…q apesar de tudo torce por nois dois me desculpem pelos erros pois nao tenho muita pratica para escrever em pc sou muito apavorada bjs conto com vcs para resolver meu poblema…..

  • adri:

    ola a todos! gostei muito dos comentários que li, muito positivos em relação ao relacionamento entre primos!eu sou casada com meu primo tbm , meu pai irmão do pai dele, temos um menino lindo, super saudável e não pretendo parar por ai. converso muito com meu ginecologista e ele me diz não ver problema algum nesse relacionamento e nem em termos outros filhos,ja que ambos são saudáveis!aconselho a todos que convivem ou são casados com primos, que procurem orientação de um especialista(ginecologita, geneticista)que com certeza os deixarão mais tranquilos com relação a filhos. a crença popular e preconceito ainda são muito fortes nesse sentido, não dem ouvidos e sejam felizes. pois eu sou muuuuito. abraços.

  • Alexandre Corrêa:

    Olá,

    Somente para esclarecer: o grau de parentesco entre primos jamais pode ser de 1º grau, pois segundo as leis brasileiras os graus entre colaterais devem ser contados subindo para o tronco comum e descendo a até a pessoa com quem se quer verificar o grau de parentesco. Assim no caso de primos, sobe-se até o pai (1º grau em linha reta ascendente), até o avô (2ºgrau e linha reta ascendente), desce até o tio (3º grau em linha colateral), chegando ao primo, que no caso será, no máximo, um parente colateral de 4º grau. Portanto, não existem primos de primeiro grau, isso é expressão popular.
    Ademais, mesmo os casamentos entre tio e sobrinhos são permitidos no Brasil, desde que atendidos os requisitos médicos do Decreto 3200/1941.

  • regina brandao de lima vieira:

    só para ressaltar meu comentário do dia 21/11/10, para aqueles que têm dúidas sobre casamento entre primos, aqui na minha cidade conheço, além de meus familiares que mencionei, vários outros casos de casamentos onde o casal não teve não somente um filho, mas 4 filhos perfeitos. outro caso de casais c/ 2 filhos também perfeitos GRAÇAS A DEUS. trabalho na área da saúde e vejo muitos casos assim. ainda não tive mais filhos, por não saber se darei conta de 2 crianças, por trabalhar fora. mas assim que criar coragem terei mais filhos sim, pois para DEUS nada é impossível. DEUS sabe de todas as coisas e para essas pessoas que tem medo, como tb disse anteriormente, não se aflija, pois DEUS será contigo como ELE ´comigo e nunca me desamparou. e nunca vá na conversa de pessoas que c/ sua ignorância enche-nos de aflição. regina brandão – marília – sp

  • Paty:

    Olá…sou casada ha 2 anos e 6 mêses com meu primo de primeiro grau(minha mãe é irmã da mãe dele rs)
    Ainda naum tenho filhos,mais gostaria muito de poder ter filhos normais,espero em Deus q isso aconteça
    Pois sou apaixonada pelo meu primo,e acredito q o amor vence tudo,até mesmo os preconceitos,tenho medo…mais mesmo assim vou tentar ter pelo menos 1 filho com ele,Deus sabe de todas as coisas,achei lindo os comentários de primos q se amam,e q estão juntos a tanto tempo,isso acaba com o tabu de q primo com prima é apenas curtição ou mesmo putaria…
    Felicidades a todos primo e primas q se amam♥

  • Anabellie:

    Olá, vim para dizer que namoro com meu primo há dois anos. Eu confesso que tenho as vezes medo mas ele me diz que nao tem. Andei pesquisando e descobri que primos de primeiro grau tem 10% de ter filhos especiais mas agora eu nao ligo pois eu tenho Deus em minha vida, porque meu namoro já foi uma bençao embora seje a distancia mas no final do ano to com ele e seu meu Senhor quizer eu terei filhor PERFEITOS com ele. Um conselho que eu dou para todos os casais de primos que querem ter filhos: TENHAM E SEJAM FELIZES !! E acima de tudo tenham sempre Deus junto de voces, reconheçam ele que as benção virão do jeitinho que voces pediram !

  • Luka:

    Estou ficando com meu primo de primeiro grau a três meses, mas não podemos nos assumir minha familia seria contra, ja ñ aguento mais…Gostaria de saber Que tipos de anomalias podem ocorrer, e em que siuações? Por que sei é que devido á carga genetica mais e se ñ tiver nada em familia anteriormente?

  • Erbenildo:

    OLÁ, NAMORO COM MINHA PRIMA DE 1ºGRAU A 2 ANOS, PRETENDEMOS NOS CASA E TÉ FILHOS… GOSTARI DE TÉ INFORMAÇOE SOBRE OS RISCO. OBRIGADO

  • Erbenildo:

    OLÁ, NAMORO COM MINHA PRIMA DE 1ºGRAU A 2 ANOS, PRETENDEMOS NOS CASA E TER FILHOS… GOSTARI DE TE INFORMAÇOE SOBRE OS RISCO. OBRIGADO

  • regina brandao de lima vieira:

    sou casada com primo de 1° grau (minha mãe é irmâ da mâe de meu esposo), a 11 anos e temos uma filha de 7 anos perfeita GRAÇAS A DEUS. antes de engravidar meu consultei meu ginecologista que também é geneticista, que me disse não ter nada a ver. me explicou até que nossos antepassados só faziam casamentos entre famílias e nunca se soube de terem gerações com problemas genéticos. quem passa pela situação de ser casado ou querer casar-se com primo, vá em frente, pois DEUS é maior. na minha família tem mais 2 casos de casamentos entre primos e os filhos são perfeitos. regina brandao – marília – são paulo

  • Roseane:

    Namoro com meu primo há cinco anos; praticamente já somos casados,ñ consigo mais imaginar minha vida sem ele. Minha mãe e a mãe dele são irmãs; somos primos de primeiro grau. Tenho muita vontade de ser mãe, porém tenho medo; Já ouvi muitos relatos de casais de primos q tiveram filhos normais e outros não, na dúvida, procurei ñ arriscar. Tenho sete irmãos(5 mulheres e 2 homens)seis deles, já tem filhos ;de todos sou a mais velha(31 anos)tenho dezessete sobrinhos,sou chamada titia ,mas não de mamãe. Quero muito ser mãe, porém ñ quero ter q deixá-lo. Afinal Ronald seria um pai perfeito…..

  • Rafael Xavier de Almeida:

    Ola, sou casado com minha prima de 1 grau, estamos a 1 ano casado e juntado com o tempo de namoro da 4 anos juntos. Estamos muitos Felizes juntos, mas temos medo de ter um filho, mas por enquanto filho não esta nos planos. Mas eu Creio que Apartir do momento que criamos a responsabilidade de ter uma criança, com deficiencia ou não, devemos dar carinho igual, pois nada é invão se aquela criança veio foi Deus que pois ela em suas vidas. E Com As dificuldades que aprendemos…

  • credijane:

    oi sou casada a 13 anos com meu primo.minha mae e a mae dele sao irma,tivemos tres filhos o primeiro nasceu normal tem 11 anos a segunda ja nasceu com problemas ela tem retardo mental ela tem 9 anos vive sempre doenti mas amo muita ela assim mesmo ela e minha vida talvez se fosse normal nao amaria tanto.o terceiro nasceu prematura e faleceu,eu acredito que casal de primos pode ter filhos com problemas.mas acredito que deus escolhe pais especiais pra filhos especial.com todo esses problemas tenho uma familia maravilhosa e muito feliz so tenho agradecer a deus.

  • Jucilene:

    Olá, sou casada a três anos com meu primo de primeiro grau, engravidei 2 vezes a primeira perdi o bb no sétimo mês de gestação, mas os médicos disseram q ñ tem nada ver por sermos primos ja q a menina ñ tinha nenhuma má formação pois foi feito autópsia, pelo q os médicos disseram eu desenvolvi diabetes gestacional o segundo bb foi gravidez tubária e isso pode acontecer com qualquer mulher independente se são primos ou ñ, e hoje estou tentando uma nova gravidez mas vendo os depoimentos de todos me deu mais força e fé, q meu próximo bb será uma criança perfeita e saudável

  • albanita:

    ola tambem sou casada com primo.a 16 anos e tenho 2 filhos axo que qundo comento que sou casada com primo tem pessous que tem preconceito mas encaro com naturalidade pois não sou a primeira nem a ultima.

  • sonia:

    oi, gente eu sou casada com meu primo a 18 anos temos 2 filhos uma de 16 e outro de 14 são perfeitos lindos graças a jeova deus, mas eu ouvi muita baboseira tombem so me aliviei quando vi eles em meus braços,mas para falara a verdade morria de medo falo a vocês que estão na mesma situação não tenha muito filhos no Maximo 2 , quanto mais filhos mais riscos beijo para todos

  • Aline:

    Oi gente! Sou filha de um casal de primos de 1º grau e tenho um irmão mais novo também. Nós até onde eu sei rsrs não temos problemas nenhum! Eu soube que antes de mim minha mãe engravidou mais duas vezes mas perdeu, ai eu já não sei se tem algo a ver! Mas sou prova que filhos de pais primos não tem problema algum.
    Bjs

  • patricia:

    sou casada com primo e quero muito um filha quai o risco que corro

  • Elaine:

    Sou casada a 2anos com meu primo de 1 grau, e agora estamos pretendo ter o nosso 1 filho, mais estou começando a ficar triste pois tenho medo da criança nascer com alguma deficiência, gostaria de saber se tem algum tratamento, o que fazer nesse caso.
    Bjs a todos!

    Obrigada.

  • larissa:

    oi gente … eu vou me casar com meu primo de primeiro grau , nós queremos muito um filho mas temos medo de nascer com alguma deficiencia pois na nossa familia temos casos de deficiencia fisica e mental..o que fazer? beijos

  • diego:

    muito bom bom mesmo parabens

  • joelma:

    Estou casada com um primo de primeiro grau há 15 anos, tenho duas filhas lindas, porém, a mais velha (10 anos) tem uma miopia de 19 graus e recentemente teve um descolamento de retina, preciso saber se isso tem alguma relação com o nosso parentesco. Meu esposo tá me cobrando o terceiro filho e estou desesperada, na dúvida, me ajudem, por favor!
    obrigada…

  • Mariah:

    Já sou casado com meu primo a 3 anos, a mãe dele e irmã da minha mãe, eu fui na minha genicologista e ela me disse que não ah problema algum o maximo que pode acontecer e meus filhos serem mais inteligentes,então pessoal pode despreocupar e praticar muito pq e o que eu to fz!!Bjos

  • sabrina belmonte dantas:

    Olá sou casada com meu primo há 8 anos minha mãe e irmã do pai dele e gostaria de saber se podemos ter filhos não temos filhos. beijos para todos………..

  • Luciana:

    Estou casada a 6 anos com meu primo,ainda não temos filhos mas espero anciosa em Deus que venha o primeiro,ouvi comentarios horriveis sobre filhos entre primos mas confio em Deus e quando vir sera amado mesmo que seja um bebe especial. a voces primos que se amam esperem em Deus confiem nele e o mais ele fara,,abraços…

  • Luana:

    Eu sou casada com meu primo de primeiro grau há onze meses,absolutamente amo ele,e queremos muito um bebê,porque não?Eu penso assim:se voçê tem fé em Deus de que as coisas vão dar certo,Deus faz acontecer!!!Tenha fé porque se Deus é por nós,quem será contra????Deus abençõe a todOs os casais de primos apaixonadOs e que querem ter ou já tem filhos!!!!Um Super BeijO!!!=D

  • sheila:

    Olá vim ak contar a todos minha história. Também sou casada com primo há 8 anos e temos tres crianças.Uma menina de 7 anos, um menino de 2 anos e outra menina de 6 meses. Todas gravidez normal não senti problema algum, dois partos normas e uma cesaria. Minhas crianças são saudáveis, lindas inteligentes e felizes nunca tiveram problema de saude e nem sairam com deficiência nenhuma pra dizer a verdade nunca nem precisaram ser internada por doença nenhuma.Quando eu estava gravida também me falaram uma porção de coisa, mas caiu por terra todo esse mito que as pessoas falam. Por isso desejo boa sorte a todos e se quiserem ver as fotos de minhas crianças acessem meu orkut que estão lá scheu-sc@hotmail.com vejam que crianças lindas que são! Boa sorte a todos!! Deus o abençoe!

  • Dulce .:

    Tenho um cunhado que é casado com uma prima dele.
    A primeira filho veio sem problema, nas na segunda gravidez
    a mãe perdeu o bebe.
    Pois problema sério no celebro ou coração , não me lembro.
    A criança não sobreviveria.

  • Samara:

    Olá!!
    Também sou casada com meu primo,minha mãe é irmã da mãe dele.Nós nem nos conheciamos,e a família q nos apresentaram e nos apoiaram,minha Mãe e minha “Sogra tia”,ficaram muito felizes.Bom o que eu queria saber é se tem problema de termos filhos pq estamos pensando em ter,bom nossas mães são irmãs e eu li em um site q sendo assim parece ter mais problemas,quero fazer aquele exame de compatibiliade de genes pra ver!!
    Obrigadaaa..

  • prima:

    eu sou filha de um casamento entre primos meu pai é primo de primeiro grau da minha mae e eu sou normal mesmo, agora acerca do segundo filho ai eu num sei por que sou a primeira, minha tem outro filho mas não somos irmãos do mesmo pai, então para o meu pai sou filha unica.

  • Monique:

    Olá
    Eu tenho uma amiga q é casada com o primo dela, a mãe dela é gemias com a mãe dele (ou seja… eles são primos com sangue muito semelhante). ela teve o 1º filho com poblema q chego a falecer com 6 anos. Agora ela ta gravida de novo! Eu to preocupada por q não quero ver ela sofrendo de novo
    tem algum tratamento pra q não ocorra isso de novo??

    Bjus a todos!

  • SILVANIR:

    OLÁ, EU SOU CASADA COM PRIMO HÁ QUASE 05 ANOS, AINDA NÃO CONSEGUI ENGRAVIDAR, MAS TENHO MUITO MEDO QUE MEUS FILHOS NASCEM COM PRBLEMA!!!! MAS JA DESCOBRI TAMBEM QUE HÁ POSSIBILIDADE DE PRIMOS NÃO CONSEGUIREM ENGRAVIDAR, POIS O CORPO REJEITA O ESPERMA.

  • joel:

    po eu pego minha prima vai fazer dois anos ,ele qer namora comigo mas eu nao tenho muita certeza e eu tenho medo se caso ele fica gravida o bebe vim com problema ,mas nao tem kao ela me ama e eu acho que eu tambem amo ela vlw geral

  • amanda:

    olá! parabens! que vcs sejam muito felizes! pois eu tambem namoro com meu primo e vai faser um ano já! eu amo ele e ele tambem mim ama! tambem vamos nos casaar! beijosssssssss boa sorte linda! felicidadesssssss pra vcs! s2

  • cris:

    Adorei o q li, mas minha maior dúvida é o segundo filho.
    Afinal a médica q me acompanhou na primeira gravidez falou
    q eu só teria q me preocupar com o segundo.

  • Marcelo:

    Estou afim da minha prima e ela afim de mim e gostaria de
    saber se há como saber quais as chances de termos filhos
    con algum problema genético. OBRIGADO!!!

  • joao:

    gostaria de não receber mais comentários no meu e-mail.
    obrigado.

  • PRIMA:

    TIVE RECENTEMENTE RELACIONAMENTO COM MEU PRIMO…E AGORA ESTAMOS MEIO QUE DECIDINDO SE VAMOS FICAR JUNTOS OU NAO…MAIS FICO SUPER FELIZ COMO QUE FOI DITO…POIS O QUE PESA MESMO É ISSO DE TER FILHOS…NAO VOU DIZER QUE NAO TENHO RECEIO QUANTO A ISSO PQ TENHO…MAIS É UM RECEIO QUE TERIA EM QUALQUER RELACIONAMENTO…AGORA A MAIOR PREOCUPAÇÃO É COMO A FAMILIA VAI ABSORVER TUDO ISSO…OBRIGADA PELA NOTICIA E PELOS DEPOIMENTOS

  • tamires:

    oi, gostaria de saber se casais de primos por parte de mãe, e melhor ou pior do que por parte de pai.

  • tamires:

    olá, achei muito enteresante esses comentários para que as pessoas deixem de preconceito contra casais de primos, eu namoro com meu primo há cinco anos pretendemos casar e ter filhos e se deus quiser nós seremos muito felizes.

  • Maria:

    bem estou feliz ao mesmo tempo na dúvida eu e meu primo estamos paixonadoss o pai dele é irmão da minha mãe a familia e nós estamos com receio de ter filhos é nosso sonhoo mais queremos ter uma tal certeza de q isso possaa se realizar em nossas vidas alguém que pode me ajudar por favor com depoimentos obrigada…ou exemploss obgd.

  • Hortênsia:

    olá, boa noite!
    Eu descobri á uma semana que eu, estou grávida do meu primo, namoramos a 1 ano, e estou muito feliz, em saber que posso ter filhos, e sinto que vai dar tudo certo, pq tenho Deus no coração e ele já está abemçoado pelo nosso Senhor Jesus Cristo! Estou louca pra sentir meu filho em meus braços!Vamos ser muitos felizes juntos, se Deus quiser e ele quer!
    Beijos pra todos!

  • Ana:

    Oiii ,eu adorei os comentarios ..então eu namoro com meu primo tem um ano e cinco meses qndo agnt era pequeno sempre houve uma quedinha mas,ficamos mto tempo sem nos ver ele casou eu casei ,daii um belo dia ele me add no orkut dai ocmeçamos a conversasr e papo vai papo vem ..aii falei pra ele q eu estava morando em curitiba etc..dai disse q eu ia passear na casa dos mues pais tal diaa..dai falei pra ele ir la me ver aii ele foii dai ate q ficamos e aquele sentimento antigo voltou daii voltei pra curitiba mas memso assim continuava pensando nele aii tae q voltei a morar na cidade dele ai começamos a ficar escondidos aii a namorar ate q a familia ficou sabendo e hj estamos juntos e felizes e estou gravida de 6 meses vamos nos casar e tenhu certeza q nosso filho Gustavo vai nascer com mta saúde e sem nenhum problema é isso gente 😀

  • Andréa Souza:

    Tenho 19 anos sou Pernambucana,porém loukamente
    apaixonada pelo meu primo.terminei o namoro faz oito dias,
    estamos sofrendo p/ caramba,1 ano e 8 meses de namoro,
    confesso q mim apeguei mt há ele,no começo ñ foi nada facil
    p/ nós,meus pais fizeram guerras quando ficaram sabendo do
    nosso namoro,porém os pais dele nós apoiaram,
    eu até cheguei apensar em sair de casa 2 vezes!
    + pensando bem ñ vale apena,afinal eles são meus pais,
    minha mãe falava coisas absurdas sobre o fato de ter filhos.
    eu chorava mt dia e noite,minha mãe vivia cantando isso
    p/ mim,(vc ñ pode ser mãe,seus filhos ñ poderam nascer perfeitos,
    por um pegado seu)
    noOssa eu tava quanse ficando louca,aff!!
    Bom agora eu mim tornei uma pessoa mt fraca,platicamente
    usei o ciúme do meu BB,ou sejá do meu namorado,para terminar o
    namoro,sei q ñ vai ser facil, +…
    Em nome dos meus futuros filhos eu abro mão do meu grade unico amor!
    (Na minha familia já tem caso de primos casados com 2 filhos com problemas)
    Obs:ValeuU amei,todos os comentarios,mim emocionei p/ caramba.
    Parabénss há tds pela coragem!!!!!

  • Patricky:

    Oiii geente adooreei os comentarios de todo mundo, eu gosto muito da minha prima de 1º grau eu tenho 16 anos e ela tem 15, a gente marco de ficar semana que veem mas tanto ela quanto eu temos medo de nosso pai descobrirem , por que meu pai e o pai dela são irmão, eu e ela moramos bem perto um do outro, ela vem todo final de semana na minha casa, paara ir a catequese, por isso samos muitos proximos e gostamos muito um do outro, só o problema é a familia a gente não sabe si eles vão nos apoiar se ficarmos juntos ou se vãão brigar por causa desse problemas de filho de primo de 1º nascerem especial, maais eu vou fazer de tudo pra fica com ela, os nosso pai querendo ou nãão VAALEEU geente

  • Flaviane:

    olá pessoal,gostei muito dos comentarios e mim tranquilizei ainda mais,namoro o meu primo de 1ºgrau a 3 anos e meio,no começo o nosso relacionamento foi muito conturbado devido ao fato de sermos primos,terminamos 2 vezes e tentamos nos esquecer e cada 1 segui a sua vida, não deu certo nem eu nem ele conseguimos esquecer um ao outro,ele namorou outra pessoa chegou até a noivar confesso que achei que era o fim do nosso amor,mas não deu certo eu não consegui mim esquecer e faltando pouco pro casamento ele desistiu e terminou tudo com ela.Nos reencontramos na festa de reveion de 2008 e voltamos a namorar,o nosso amor superou as barreira e hoje temos o apoio da nossa família estamos planejando nos casar no final do ano que vem e quanto a questão de ter filhos estamos preparado não existe força maior que a força de DEUS confio e acredito nele que seja feita a sua vontade.
    Beijos,Flaviane

  • Andrea:

    Sou casada com meu primo a 4 anos e amo muito e ele tambem me ama, e agora estou gravida mais tenho certeza que meu filho vai nascer perfeito pois sou crente em Deus e ele vai me proteger nesta jornada mais uma vez, pois lutamos muito para ficarmos juntos e agora só queremos ser feliz com este bebe que vem por ai, e que ja é e sempre sera muito amado.

  • Pãmela:

    Olá amigos!!!
    hoje quero contar minha historia,ela e bem grandinha,mais deve que vai servir para alguma pessoa…ksksks
    Meis q vem vou faser 19 anos,sou apaixonada pelo meu primo de 1°grau,ele é filho do irmão de minha mãe.
    de minha cidade para dele são 4 horas de viagem,ele tem 21 anos.derno de pequena eu gosto amo ele,nossa para mim ele é tudo.ele todas as datas comemorativas ele vinha para casa de minha vó,eu e ele era muito ligados um ao outro.ai o pai dele teve q ir para Portugal nesse tempo o pai e a mãe dele tinha se separado,e a guarda de meu primo ficou para meu tio,então meu tio mandou ele vim morar com minha vó,minha vó mora pertinho de minha casa,ai eu quase q ñ gostei da ideia né.ksksks
    mais ai ele veio morar aqui ai ele fez algumas amizades com meninas,e nisso eu fui me afastando dele.nossa eu ficava morrendo de siumes dele.mais ele nem me dava moral,ai nisso eu fiquei ñ muito bem com ele,.ai arrumei um namorado,namorei 2 anos,nisso o Lucas voltou para cidade dele.
    ai depois disso eu ñ tinha mais ligação com ele tinha era tomado raiva dele pq ele ñ stava nem ai para mim.
    depois de uns 2 anos eu abrir meu orkut ai a primeira pessoa q lembrei foi dele,ai peguei de add ele.
    ai no outro dia ele me respondeu.nossa na msg ele disia q stava com saudade d mim.nossa ai fiqui toda boba ai aquela coisa voltou tudo de novo.em um belo dia eu stava conversando com ele por msn ai ele perguntou se eu stava namorando eu falei q ñ.ai ele se declarou para mim,ai pela primeira fez eu disse para ele tudo oque eu sentia por ele.nossa foi tão bom aquele momento.dai para frente comesamos uma nova história,ele sempre me ligando,e por ai vai.nos amamos muito.mais nesse tempo ele engravidou uma menina e teve q levar ela para casa dele,quando eu fiquei sabendo foi mesmo q me desse uma facada,.mais ai logo ele largou ela.hoje eles ñ tem nada aver um com o outro.
    ai depois fui na cit dele e ficamos ele me pediu em namoro mais eu ñ acc pq tinha medo da familia.
    ai passado uns 8 meis ele foi preso,nossa aquilo para mim foi muito triste ver a pessoa q amo de traz das grades,ai ele ficou 11 meis preso,em março desse ano ele saio mais agora ele star no semi aberto,direto ele me liga e conversamos muito.estamos esperando ele terminar a pena dele para nós casar,quando ele foi preso todo mundo ficava falando para eu esquecer ele pq ele ñ prestava,mais eu ñ dei ouvido a isso eu sei q ele fez oque fez foi por mal compahia,e sei q ele vindo para junto de mim ele nunca mais ira cometer erros.tenho fé em Deus.
    e outra quem ama cuida.ele me ama muito e eu tambem o amo.e se Deus quiser ele vai ser meu por toda a vida!!!!

    de minha familia q sabe e meu tio o pai dele e minha tia.
    os outros desconfia mais faz de conta q ñ sabem…ksksksks

    Lucas te amo muito vc é tudo para mim,te quero por toda vida…..

    Bjos a todos Ass:Pãmela

  • Diego:

    me passar o link do blog

  • Diego:

    Boa noite gostaria de saber qual o risco dos bebe naces com defeitos.
    eu sou noivo com a minha prima de primeiro grau.
    beijos.

  • thiago:

    ai vc me passa o link do blog

  • VIVIANE:

    não consigo passar link por este comentário… mas o nome do blog é AMOR ENTRE PRIMOS… do servido criarumblog

    qualquer coisa me passa um email.

  • thiago:

    ei VIVIANE me passa o link do blog

  • Marcelo Soares:

    Olá Viviane,

    Fico feliz pela sua iniciativa e até ancioso para conferir e desfrutar dos resultados, mas você não passou o endereço/link do seu blog.

    Fico no aguardo.

    Marcelo Soares

  • VIVIANE:

    OLÁ PESSOAL !!! CRIEI UM BLOG PRA COMPARTILHARMOS NOSSAS HISTÓRIAS, EXPERIÊNCIAS E CONSELHOS SOBRE AMOR ENTRE PRIMOS… ACESSEM!!! E DEIXEM SEUS COMENTÁRIOS!!
    “o amor rompe as barreiras!!!”

    AMOR ENTRE PRIMOS

  • Daniela:

    Oi gente, eu sou a Daniela de 13 anos.
    Já contei minha história, a Fabi me ajudou um pouco.
    VALEU FABI, mas se vc estivesse na minha pele, entenderia melhor, é que é impossível esse amor, porque ele não me ama e etc… vc sabe, está aí minha história pra quem quer ler.
    Mas preciso de apoio das pessoas, me ajudem galerinha. conto com vcs!!

  • Janaina:

    sou casada já faz 6 anos com meu primo de 1º grau, tenho uma filha de 5 anos saudavel inteligente e muito bonita, agora estou gravida de 3 meses, e toda aminha família esta feliz, eu não ligo se sou ou não prima de meu marido o que importa para mim é minha felicidade do lado de meu marido (primo) e minha filha e meu filho que está a caminho, e eu sei que deus vai mandar ele(a) com muita saude, como mandou minha filha.

  • Paula:

    Geente,
    tenho 17 anos e namoro meu primo de 1° grau Lucas que tem 21 anos, ele é filho do irmão da minha mãe. A gente se gosta há 4 anos mais só assumimos o namoro pra familia há 3 meses, tinhamos muito medo da reação dos nossos pais mais graças á Deus eles nos apoiam. Moramos longe um do outro, eu em São Paulo e ele no interior, mais a distância não interfere em nada somos felizes só por saber que temos um ao outro, queremos nos casar ano que vem e sonhamos em ter 2 filhos nós não nos preocupamos em saber como eles serão, independente de qualquer coisa serão amados desde o primeiro instante, somos felizes assim (:

  • Giuliana:

    Oi galera fiquei muito feliz em achar esse espaço na internet ainda mais agora que tenho a certeza de que amo meu primo foram 4 anos de conversa eu ja o amava so não sabaia o que eu sentia realmente mais depois de um mês pertinho dele percebi que o sentimento que eu tenho por ele vai muito alem de amizade de primos eu amo ele que chega doi mais infelizmente ele esta pensando em desistir por causa da nossa familia , sou prima dele por parte de pai e essa familia não é nada mole rsrs mais minha familia por parte de mãe inclusive minha mãe me apoia em tudo pois o que ela quer é que eu seja feliz não importa com quem seja primo ou não se é amor tente pois melhor tentar do que se frustrar Marcelo eu te amo e se depender de mim nosso amor será pra sempre !

  • aline:

    oiii!faz quatro anos que fiko escondida com meu primo!so que nao namoranmos pq morando muito longe um do outro!eu em santa catarina e ele no parana!estamos pensando em assumir um comprimisso mais serio!mas tbem temos muito medo da reacao da nossa familia!e o preconceito de ter filhos com proplemas!se nois assumir largo tudo e todos pra viver esse amorr!

  • Marcelo:

    Olá pessoal,

    Li todos os comentários citados. E acredito que como todos, fiquei emocionado e mais do que nunca cheio de esperanças.
    Estou entrando em um relacionamento mais profundo com uma prima de 1º grau. Na verdade, sempre tive um sentimento muito profundo por ela desde pequeno. Mas agora, depois de alguns problemas que passei, me aproximei mais dela e percebi, que ela também gosta muito de mim.
    Sempre tive receio desse papo de que primos com primos não dariam certo, mas como já citei acima, os relatos de você são realmente um calmante, principalmente o relato do
    “Roberto / 23.05.2010″. Te agradeço muito Roberto pela sua participação.
    Como muitos citaram, estou com receio também do que nossos parentes poderão dizer, mais ainda assim, vou fazer o que puder pra ficar ao lado dela.
    Eu a amo muito e só lamento não poder ter estado ao lado dela a mais tempo.
    Um forte abraço prima. Te amo muito.

  • Marcelo:

    Olá pessoal,

    Li todos os comentários citados. E acredito que como todos, fiquei emocionado e mais do que nunca cheio de esperanças.
    Estou entrando em um relacionamento mais profundo com uma prima de 1º grau. Na verdade, sempre tive um sentimento muito profundo por ela desde pequeno. Mas agora, depois de alguns problemas que passei, me aproximei mais dela e percebi, que ela também gosta muito de mim.
    Sempre tive receio desse papo de que primos com primos não dariam certo, mas como já citei acima, os relatos de você são realmente um calmante, principalmente o relato do
    “Roberto / 23.05.2010”. Te agradeço muito Roberto pela sua participação.
    Como muitos citaram, estou com receio também do que nossos parentes poderão dizer, mais ainda assim, vou fazer o que puder pra ficar ao lado dela.
    Eu a amo muito e só lamento não poder ter estado ao lado dela a mais tempo.
    Um forte abraço prima. Te amo muito.

  • fabi:

    esse negocio de amar primo não é simples mais basta voce e ele querer se so voce gosta vai ser um pouco dificil mais não impossivel pois amor de primo é pra sempre muitos dizem pois não falo pra ir em frente masi sim ir com cautela para não se machucar mais não desista eu não desistir até porque pra mim ver ele é seis horas de viagem e mesmo assim ns fazemos o maximo pra falar por telefone pois eu digo corre atras de quem voce ama mesmo sendo ele seu primo.

  • Daniela:

    Oi pessoal, queria que alguém me ajudasse.
    Amo meu primo de 1º grau. O problema é que
    ele tem 19 anos, e eu 13, 6 anos de diferença!!
    E outra, ele é super simpático, cavalheiro, inteligente,
    educado, gentil, tem tantas qualidades… Mas o problema
    é que eu tenho certeza absoluta, só eu o amo, ele nem repara em mim. Conversarmos numa boa, ele sempre me respeita, conversa normal, uma pessoa maravilhosa, mas tipo, não passa de conversas normais de primos, eu queria tanto que ele gostasse de mim mais do que uma simples prima.

    Eu sei que muitos de vcs, podem dizer, siga em frente, esqueça isso, é normal amar primos… Mas amo mesmo, amo muito, amo, não é atração, paixão, é amor mesmo, diferente de certas garotas que brincam apenas com sentimentos de garotos, no caso “primos”. Mas eu não, eu o amo mesmo.
    Apesar de eu ter apenas 13 anos, o que sinto por ele, é muito puro, sincero e forte, e preciso de pessoas que me ajudem, me deem dicas para como fazer com que ele perceba um pouco, que amo ele… mais do que um primo, sei lá, estou tão desorientada.

    O amo mesmo, muito mesmo, muito mesmo…
    Mas é difícil, talvez ele já tenha percebido que amo ele, nunca fui vulgar, oferecida e nem quero ser. Acho ridiculo ser vulgar, quero apenas que ele não me veja como uma priminha bebe. Porque ele tem 19 anos, e eu 13…
    só queria ajuda, dicas de vcs galera. porque não quero pessoas que digam apenas: “Siga em frente, esqueça ele…
    eu o amo, e não estou afim de carinhas da minha idade, da minha escola, eu amo o meu primo. e queria ajuda de vcs galera, está muito difícil, complicado amar um primo mais velho, e seu amor não ser correspondido….
    ahhh… me ajudem

  • VIVIANE:

    AMEI ESSES EXEMPLOS DE AMOR DE PRIMOS!! NOSSA!! QUE ÓTIMO ACHAR ESTE ESPAÇO, EU NAMORO MEU PRIMO DE 1 GRAU A 3 ANOS!! NOSSA HISTÓRIA DE AMOR É LINDA!! NO COMEÇO EU RESISTI, N QUERIA, MORRIA DE MEDO DA FAMÍLA E DAS PESSOAS!! MAS UM BELO DIA CONTAMOS P/ NOSSOS PAIS… MINHA MÃE CHOROU… MAS DEPOIS TODOS ACEITARAM… HJ NÃO PARAM DE FALAR NO NOSSO CASAMENTO, QUE VAI SAIR EM BREVE…RSRSR!! SOMOS O CASAL XODÓ DA FAMÍLIA TODA!! QUE É ENORME!! HEHEH
    QNTO A FILHOS… É SÓ TER FÉ EM DEUS… O QUE FOR PRA SER VAI SER SENDO PRIMOS OU NÃO!!1 A PROBABILIDADE DE PROBLEMAS EXISTE PRA TODOS!!
    E PRA QUEM TEM MEDO, NÃO ADIANTA… É UM LAÇO MUITO FORTE!! NÃO PASSEM O RESTO DA VIDA SOFRENDO LONGE DE UM GRANDE AMOR!!! QUEM QUISER CONVERSAR MAIS SOBRE O ASSUNTO… ME CONTATEM.
    BJS!!!

  • Josiele:

    Tipow eu to gravida de um primo meu .. i Meu primo é de Primeiro graL .. será que a criança pode nascer com algum problema serio ? ou é coisa da minha cabeça? me ajude por favor !

  • LUANA COSTA:

    Ola pessoal…namoro a 3 anos e meio com meu primo,somos de 1 grau nossos pais sao irmaos.
    Meu maior desejo è me casar, nos amamos muito, li alguns comentarios e fiquei feliz em saber que nao sou a unica APAIXONADA pelo primo kkk.O unico problema è nao ter a certeza de ter filhos normais.Ele jà tem um filho e eu tmbm, mais queremos ter um so nosso entende? Ja conversamos a respeito de separaçao mais foi em vao. Nosso amor è muito forte e tenho certeza que è para toda vida.Nao consigo imaginar minha vida sem vc Diego. te amuuuuuuuuuuuu. Luana

  • Dani:

    Tbm namoro com meu primo de primeiro grau, a família toda apoia. Pretendemos nos casar sim, ter filhos e somos felizes como qualquer outro casal, o importante é ser feliz!!!

  • Daniela:

    A história do Sr. Roberto é um exemplo para todos!!! Sua família deve ser linda!!

    E é exemplo também algumas família com Cultura Árabe, Libanesa… que, para eles, casamento entre primos é muito comum.

    Estou começando uma história com o meu primo e ele me disse que sempre sonhou em estar do meu lado desde pequeno. Tenho um pouco de medo do que a família pensará também, acho que isso também acaba sendo normal por causa desta “lenda” que primos não podem casar.

    Mas vamos quebrar todas as barreiras de preconceito e ignorância!!

    Abraço a todos!!!

  • fabi:

    o medico me deu certeza que a probabilidade de voce ter filhos com problemas e a mesma de duas pessoas que são diferentes e que se voce quizer fazer o exame tem que consultar um especialista eu e meu primo não conversamos ainda sobre isso mais eu ja fiquei por dentro do assunto não importamos com nada queremos so viver nossa vida como ja diz amor de primo é pra sempre não importa as dificuldades.

  • Ruh:

    Namoro com minha prima de 1º grau tenho 21 anos e ela tem 16..Minha mae diz que ela é muito nova e é minha prima e nunca vai permitir que fique com ela.Minha familia nao quer permitir que fiquemos juntos… Nao vou desistir quero ser feliz

  • Andrew:

    “Este é o mesmo risco para bebês com mais que tem mais de 40 anos”
    Se nao fosse esse “com mais” a frase seria:

    Este é o mesmo risco para bebês que tem mais de 40 anos. rsrsrs

    Ah e parabens aos dois anos de Hype Science, acesso quase todo dia.

  • Carla:

    Sou nova, tenho 14 anos, e estou apaixonada pelo meu primo, de 17. Já gosto dele faz muito tempo, mas não sei se eu falo com ele… Tenho medo.

  • Andréa:

    Adorei todas as historias..pois tbm paço por isso

    tenho 18 anos e namoro meu primo de 1º grau e eli tem 21 anos, ja faz 2 anos que namoramos e vamos nos casar no final de 2010
    meus pais tbm sao casados entre primos..
    tenhu um pouco de receio pois quando falo q namoro com primo se assustam um pouco, mas amo eli e nada vai nos impedir de viver feliz..

  • LUCIANO VALCANAIA:

    gostei muito dos comentários….

    EU TBÉM ACABEI ME ENVOLVENDO COM MINHA PRIMA DE 1 GRAU…ESTOU GOSTANDO MUITO,MAIS O TABÚ ESTÁ ENTRE A FÁMILIA,FIQUEI COM PRECENTIMENTOS,E ACABEI FALANDO PARA ELA QUE É BOM A GENTE DAR UM TEMPO PARA AS COISAS..MAIS DEPOIS QUE LI OS COMENTÁRIOS AQUI,PERCEBI QUE NÃO A BARREIRAS PARA A PAIXÃO…

    VOU VOLTAR A FALAR COM ELA….VIVA O AMOR….

  • guilherme algusto da silva:

    eu tbm namoro minha prima, ja era dificil agora ficou + ainda pq ela morava comigo agora ela foi embora pra outro estado so q nois nao terminamos estamos namorando a distancia e os pais dela estão embacando eu amo muito ela .

  • flavia:

    bom gente lí essas histórias e me emocionei muito,louvo a Deus pela vida de todos voces e que o Senhor Jesus abençoe e cumpra o desejo de seus corações .Eu tmb amo meu primo de 1º grau,nunca tivemos contato algum ,mais em pleno almoço entre familia o conheci… ali começou tudo,ele é mais novo que eu 06 anos… e tenhjo um filho de 11 do meu primeiro relacionamento a minha familia no começo se assustou mais depois nos apoiaram exceto seu pai …mas somos felizes e falamos em nos casar daqui alguns anos em nome de Jesus irá dá tudo certo, as vezes me preocupo com todas essas questões ,filhos ,idade e tal…mas ao mesmo tempo vem um alivio onde eu busco forças e encontro no amor de Deus a prova maior de todas as nossas vitórias.Fiquem todos com Deus e um grande abraço.

  • thais:

    li as historias e gostei mto de saber q alguns tiveram filhos e deu tudo certo!!!
    eu amo meu primo e pretendo me cazar sim …tenho 18 anos e ele e 9 anos mais velho q eu !
    acredito q nosso amor pode durar para sempre …
    e quero tbm ter filhos com ele tenho fe em DEUS q tudo vai dar certoo…
    mesmo assim antes vou fazer o exame para ver se nosso tipo sanguineo combina …espero q sim .

  • isabela:

    de todas as historias que eu li, a minha é a mais triste.
    me apaixonei pelo meu primo aos dezesseis anos. vivemos uma intensa história. quando meus pais descobriram O MEU PAI ME FEZ MUDAR DE CIDADE!, na verdade fiquei socada na fazenda longe de tudo durante tres meses.
    quando voltei para minha casa e comecei a faculdade meu primo voltou com a ex mulher dele (ele é 9 anos mais velho). quase tres anos se passaram. ele nunca deixou de me ligar. ele vive largando e voltando com ela. apesar de eu nao me encontrar com ele, ele sempre liga.
    hj tenho 19 anos e eu nunca esqueci e nunca vou esquecer. será q amor de primo é para sempre mesmo? sera q um dia nós dois vamos ficar juntos? eu nao tenho sorte no amor desde entao : /

  • Amanda:

    Namoro com meuprimo áh 4 anos e vou me casar.

  • Dardânia:

    Meu nome é Dardânia e do meu marido Joaquim, as nossas mães são irmãs, em setembro proximo faremos 20 anos juntos. E somos muito felizes, temos uma linda filha de 11 anos a Maria Eduarda, linda, perfeita, uma bensão de Deus, nas nossas vidas! Tenho 36 anos e muita vontade de ter um segundo filho, mas o Joaquim tem medo de vir uma criança com problemas geneticos. Eu acredito muito em Deus e se ele nos mandar um filho especial, é pq somos especiais. Mas não fico sofrendo antecipado por isso não!
    Acredito que sera feito a vonade de Deus!

  • Tatiane Lima:

    Estou muito emocionada com as histórias lindas que acabo de ler!
    Sou casada com meu primo Urias filho da irmã da minha mãe, portanto somos primos de 1° grau, graças à Deus nossa família sempre nos apoiou em todas as nossas decisões. Amo meu querido esposo, e sinceramente não consigo me ver sem ele, estou grávida de 5 mesês muito feliz e confiante em Deus de que tudo vai dar certo, sei que seremos muito felizes! E em breve pretendo voltar aki e contar um grande final feliz. Felicidades á todos e viva ao amor!!!!

  • Wilson:

    Oi, também estou namorando com uma prima de 1º grau, há um ano e onze meses. Estou muito feliz e sonhando alto que um dia tudo irá se rosolver entre nossos familiares, pois eles não concordão com nosso relacionamento.

  • Fe:

    Eu ja fiquei com minha prima 5 anos mais velha que eu, era prima de segundo grau mais a familia achou uma tragedia..
    infelizmente meu sonho de ficar com ela foi detido pela familia =/

  • Marcos:

    como que chama o exame pra sabe a possibilidade de ter filho deficiente?

  • Pamela:

    Oiii…eu sou casada com meu primo de 1º grau ..ha uns 3 meses..
    Nós nos amamos muito…no começo do nosso relacionamento ficamos com um pouco de medo por conta da familia..afinal…minha mãe e o pai dele são irmãos….
    Mas o nosso amor falou mais alto… decidimos nos casar e contamos pra familia e graças a Deus todos apoiaram….
    Hoje vivemos muito felizes e cada dia que passa eu amo o amo mais e sinto o amor dele por mim…
    E com certeza pretendemos ter filhos…

  • Ludimille:

    aaah eu amo meu primooo ele me amaaa mais a familia não aceitou o namoro por acreditarem q não possamos ter um filho normal ai tivemos q termina mais ele disse q vai me espera sempre ainda so de menor e por isso dependo dos meus pais .
    Mais acredito q um dia agente ainda vai ser feliz juntos.

  • Mariana:

    aaah, que lindo! amei..esses comentários, isso tudo renova minhas esperanças de um dia poder viver em paz com meu primo de primeiro grau!
    Ele tem 18 e eu 17 anos…Amo ele demaais da conta, e nosso caso já tem 4 anos…ele mora longe..e só nos vemos nas férias..normalmente! A família descobriu e acabou proibindo…a gente sempre ficou escondido de todoo mundo!
    acontece que nem eu…nem ele..queremos mais isso…oque sentimos um pelo outro não dá mais pra esconder..e a gente quer muito namorar..sem nossos pais proibirem…Mas não sei se vai ser possivel! 🙁
    acho que eles devem pensar exatamente nisso…as pessoas tem mania de achar que filho de primo com primo nasce com problema…isso é ridiculo! já foi até comprovado…
    isso deveria ser divulgado..para que todos fiquem sabendo..e saissem dessa ignorância de achaar que isso dá algum problema!

    espero um dia casar com o meu primo, a gente sonha com isso faz muito tempo..quem sabe um dia! 🙂

  • Roberto:

    Olá, boa noite.

    Tenho 70 anos sou casado com a minha prima de 1º grau há 50 anos, temos dois filhos um de 47 e uma de 39, ambos bonitos, e saudaveis, tenho dois netos do meu filho de 47, uma com 28 e um com 21, e uma neta da minha filha de 39, que também é muito bonita e saudavel, tem 18 anos, e Deus me deu um bisneto do meu neto de 28 com 3 anos já e também é super saúdavel.

    Somos uma família muito feliz, saudável, e de bem com a vida

    Amo eternamente a minha prima, amiga, companheira, velhinha do meu coração, ela tem 69 anos.

    Abraços á todos.

  • Geisyanne Gonzaga:

    Gentee eu des de pequenaa sinto muito amor por meu primo de 3º grau, hoje estamos namorandoo , pretendemos nos casar, maiis minha irmã é contraa., ella fala que se tivermos filhos nasceram especiais, maiis acredito muito em DEUS e seii que teremos filhos normais saudaveis…
    Deus está do lado de todos os casais primos
    Obrigadaa gentee

  • Onélia:

    Li os comentarios e achei interessante esse espaço, entao resolvi postar tambem. Primos de 1º grau eu e meu marido, namoramos por 6 anos e meio e estamos casados a 4 anos, somos felicíssimos, estou gravida do primeiro filho no 8º mês de gestaçao e tudo esta sendo muito tranquilo, estamos anciosos pela chegada do bb e o nosso amor sempre foi muito intenso desde o inicio do namoro – vendo os exemplos acima e vivendo essa realidade, sinto q realmente amor entre primos é mais forte, como alguem citou aí em cima: amor de primo é eterno rsrsrssrs

  • vinicius:

    eu estou a 3 anos com minha prima e não penso em deixala nunca, eu real,mente amo minha prima, ela esta gravida, nossa familia apoia 100% o nosso romanse , nessa situaçâo o apoio da familia e muito importamte, nos, somos muito felizes juntos.

  • jociara:

    eu amo meu primo vinicius e nos vamos nos casar ano que vem , o meu primo e o homem de minha vida.

  • lorena:

    eu namoro o meu primo de 1 grau, e não vejo problema nemhum, não me importo com q as pessoas dizem, o importante é q eu amo ele e ele me ama ^.^ e to muiiiito feliz com ele…

  • laura luana:

    SOU CASADA HÁ 6 ANOS COM MEU PRIMO DE 1° GRAU, NOSSAS MÃES SÃO IRMÃS, NÓS NOS GOSTAMOS DESDE CRIANÇAS, MAS A MÃE DELE NUNCA ACEITOU,SEMPRE CAUSOU MUITAS BRIGAS E CONFUSÃO, MINHA MÃE E PAI SEMPRE ESTIVERAM DO MEU LADO. TEMOS UM FILHO DE 4 ANOS LINDO, MUITO AMADO, SAUDÁVEL E INTELIGENTE, TODOS OS NOSSOS AMIGOS SÃO APAIXONADOS POR ELE,E ONDE EU VOU COM ELE RECEBO ELOGIOS, SOMOS MUITO FELIZES POR TÊ-LO CONOSCO. HOJE ESTAMOS PENSANDO EM TER UMA MENINA, PARA COMPLETAR NOSSA FAMILIA. EU PENSO QUE QUANDO TEMOS DEUS DO NOSSO LADO, TUDO É POSSÍVEL,E NA BÍBLIA NÃO HÁ NENHUMA PASSAGEM QUE PROIBE ESSE AMOR, E SE DEUS NÃO É CONTRA QUEM SERÁ?
    C

  • Marii:

    Li a maioria dos comentários acima, eu “namoro“ meu primo a 3 anos aproximadamente, mais quando nos conhecemos nem sabiamos que éramos primos, viemos a descobrir isto depois, quando meu pai resolvel me contar o porque de odiar tanto meu namorado, meus pais nao aceitam, ninguem da minha familia na verdade minha vó vive falando: “voces vao ir pro inferno, porque isto é incesto é pecado…“ como já disseram acima nao escolhemos a quem amar, ele é a melhor coisa que aconteceu na minha vida e eu realmente amo muito ele, e apesar de sermos ignorados e “falados“ nas ruas decidimos fechar os olhos para tudo isso e viver nossa vida, ele tem 19 anos e eu 16, a gente vai casar de calça jeans e camiseta HAOIHAIOAHIOAHOIHOIAHOA . Nao liguem para o que os outros falem, sejem Feliz… é simples assim!

  • LELA:

    Li todos os comentários…e resolvi tbm deixar minha opinião, já que sou casada há um ano com meu primo de 1o grau e somos muuuuito felizes. Em relação a ter filhos, sempre existe aquele medinho, mas uma coisa é certa, nossos filhos serão muitos amados de qualquer maneira, pois foi gerado por um casal de muito amor. E outra, se ele vier especial, é pq somos especiais tbm e Deus acreditou em nós para criá-los e educálos. Mas não é bom ficar com isso encucado não, pois atraimos o que pensamos…
    Eu imagino um casal de filhos morenos com olhos verdes e muito inteligentes….e vai ser assim..rs

  • Luiz:

    Eu namoro com minha prima a 4 meses, e eu também acho que esse tabu deve ser quebrado.
    Eu já realizei estudos sobre genética, ter um filho com defeitos hereditários( ligados ao gene) só é possível se em algum lado das famílias tiver casos de tal doença. O que acontece quanto a reprodução entre primos é que a chance é maior, porém se não há casos na familia não existe essa possibilidade.

  • kamylla:

    EU NÃO SEI SE É CERTO,MAIS AFINAL,O QUE É CERTO,SO SEI QUE JÁ AMEI UM PRIMO MEU,E AGORA ESTOU AMANDO OUTRO…

  • Marcella:

    sou casada há 12 anos com meu primo…nossas maes sao irmas….temos um casal de filhos lindos…sem nenhum problema!!!!

  • RIVELINO:

    BOM DEIXEI UM COMENTARIO AI EM CIMA Nº 17
    COMO DISE QUE IRIA ME CASAR EM ABRIL
    GRAÇAS A DEUS DEU TUDO CERTO COMO ESPERAVA-MOS ME CASEI EM 2 DE ABRIL
    SE ALGUEM QUIZER VER A FOTO NO MEU ORKUT
    ( river_m72@hotmail.com)
    ABRAÇOS E DESEJO A TODOS OS PRIMOS E PRIMAS APAIXONADOS MUITAS FELICIDADES ASSIM COMO EU SOU FELIZ

  • Bruna:

    ameei os comentarios *-* é eu tbm namoro com meu primo, amo mt mt mt mt ele, e sei que ele tbm me ama, o nosso amor começo por acaso, sem percebermos ja estavamos apaixonados um pelo outro, e foi ai que agente ficou. Foi assim um beijo inesperado por mim, eu nunca imaginei que isso pudesse acontecer algum dia, mais ele disse que não aguentava mais me ver, conversa cmg. e não fazer nada, foi ai que ele resolveu me beijar. Mais muitas coisas aconteceram deu brigas entre nossas familias :/ e meu padrasto não aceita(ele é a única pessoa que não aceita). Estamos namorando mais assim contra o meu padrasto, não posso sair com ele, ele não frequenta a minha casa, mais agente se ve na escola. Ja estou com ele 1 ano, e fora as brigas que aconteceram entre familia está sendo o melhor ano da minha vida! E espero que possa vir anos melhores, e se Deus quiser iremos casar e meu padrasto ira aceitar!

  • elba:

    sou casada ha 3 anos com meu primo de 1 grau,e sou muito feliz,nossos avos eram primos por isso tenho um pouco de medo de ter filhos,ja que minha mae irma do pai dele nasceram com um peum pouco torto mais que voltou ficar normal sem nenhum tratamento. meu sonho e ter um filho com ele
    ele e o grande amor da minha vida
    nossa familia nunca vou contra eles nos apaioam.
    amor de primo e eterno.

  • Léo:

    Eu gostaria de saber como é esse exame que se faz antes da gestação pra se ter certeza do risco na gravidez…qual a probabilidade do resultado desse exame dar errado?É um exame seguro,que se pode confiar?Alguém pode me ajudar?Tenho uma prima d 1º grau e estamos apaixonados mas nem conversamos sobre esse assunto!Um grande abraço!

  • dany:

    minha historia e bem triste …..casei com um primo de1gral
    mais minha familia nao aceitou tivemos um filho, nasceu com problemas mais nao sabemos se e por ele se meu primo
    mais nosso filho veio a obito..,a gente se separou por cauda da
    nossa familia, mais ainda tenho saudade dele , mais tbm tenho tralma pq tenho medo de ingravida denovo…..mais eu deixo nas maos de DEUS ele sabe oq fas ……AI VAI MEU RECADO
    quem se apaixonar por primos vai a luta nunca desista
    pq o amor eh mais q tudo DANIELE DANIEL

  • dany:

    minha historia e bem triste …..casei com um primo de1gral
    mais minha familia nao aceitou tivemos um filho, nasceu com problemas mais nao sabemos se e por ele se meu primo
    mais nosso filho veio a obito..,a gente se separou por cauda da
    nossa familia, mais ainda tenho saudade dele , mais tbm tenho tralma pq tenho medo de ingravida denovo…..mais eu deixo nas maos de DEUS ele sabe oq fas ……AI VAI MEU RECADO
    quem se apaixonar por primos vai a luta nunca desista
    pq o amor eh mais q tudo DANIELE DANIE

  • anaira:

    namoro o meu primo de primeiro grau estamos juntos ha algum tempo só q namoramos escondido por medo da familia e pelo fato dele ser 11 anos mais velho. acredito q amor de primo é eterno pois ja faz um tempão q nos amamos. ñ acredito em mitos vamos assumir nosso amor q é muito grande e ficaremos juntos eternamente!!!

  • Luciana:

    O amor entre primos realmente nunca acaba é pra td a eternidade estou vivendo esta historia novamente ,e posso dizer pra vcs é um momento magico.
    Esperei pro este amor quaze uma vida mais este amor agora vamos viver mais uma vez nesta vida e esperei pra outras e outras vidas.

  • leticia:

    amo meu primo de paixão,mais minha familia è contra.
    ele è primo meu de 2grau,e ja se declarou para mim e para minha vó,só que ele disse “Que nunca aceitaria a nossa relação hoje estamos separados e eu estou muito triste pois ele esta namorando outra pessoa,estou muito depressiva com tudo isso que esta acontecendo na minha vida.
    Nunca imaginei que eu iria passar por isso,mais não somos nós os culpados por se apaixonar.

  • rose:

    namoro meu primo ha 1 ano e 4 meses. (fui apaixonada por ele aos 15 anos.) cada um foi casado por 17 anos, quando nos separamos dos nossos cônjuges, (inexplicavelmente com um mês de diferença).nos reencontramos em um casamento familiar depois de dois anos separados. começamos a sair, conversar, e não é que rolou?no começo a crise foi muito forte, ainda bem que nossos filhos(cada um com dois) nos apoiaram. minha mãe tbém apoiou. mas meu pai não aceita até hoje.A minha esperança é que ele desencane, e perceba que estou feliz, isto, eu acho que é o que mais importa.gostei de ler este artigo. pq acho que a família deveria deixar de achar que somos estranhos.somos apenas pessoas querendo ser felizes com quem amamos.

  • VALÉRIA GOMES:

    MINHA FAMILIA JÁ TEM 4 CASAMENTOS ENTRE PRIMOS DE 1°GRAU, TODOS OS CASAIS JÁ TEM FILHOS, TODOS PERFEITOS!MEU ESPOSO É MEU PRIMO, ESTAMOS CASADOS A 5 ANOS, E AGORA VAMOS TENTAR UM FILHO. TENHO DÚVIDA SE TEM ALGUM EXAME ESPECIFICO QUE EU POSSA FAZER ANTES DE ENGRAVIDAR.

  • viviane:

    Respeito muito a opinião do comentário acima da Izabel,ela não tem que se revoltar com nada,por que onde há amor ,há vida.Sou casada há 9anos com o meu primo de 1 grau,tenho um filhinho de 4 anos muito saudavel,perfeito,muito inteligente.E estou esperando a graça divina de me conceder mas uma benção em nossas vidas, pois queremos muito ter mais um filho,mais importante do que qualquer tipo genético é a fé em cristo nosso Senhor,por isso sempre soube que o meu princípe iria vir muito saudavel para os nossos braços.Nós nunca esquecemos que quando eu estava grávida,muitos me apontavam pelas costas e hoje o meu filho está ai para provar que o amor e a fé caminham juntos.

  • luiz paulo:

    NÃO TEM NA HAVER…PRIMO PODE CASAR COM PRIMO SIM!!

  • vanessa:

    eu namoro um primo a dois anos,ele é 11 anos mais velho…
    Eu o amo e vamos nos casar e essa historia de primo ja vem dos nossos antepassados onde primos se casavam com casamento arranjado pelos pais.Enquanto a ter filhos, nos pretendemos te-los…bjosssss

  • fabiana:

    se a mãe é prima da menina que vc tá conhecendo isso não tem nada haver pois ela é sua prima segunda

  • leander:

    ola, poderiam me ajudar, meu nome e leander , e estou ficando com uma prima, nos conhecemos a anos , mas nunca tivemos essa aproximaçao, pois sempre estávamos namorando, mas desta vez estamos solteiros e resolvemos sair, até que rolou.. A MAE DELA E PRIMA DA MINHA MAE… será que isso tem alguma coisa haver se por acaso se firmar mesmo esse namoro e quisermos casar? alguem poderia me ajudar?

  • Valquiria Janse:

    Sou muito feliz casada com meu primo de 1 grau tenho uma filha de 2 anos e sou casada a 8 anos e a muiiiiiiito amoooooooooor aindaaaaa.bjussssss

  • josy:

    eu sou casada com o meu primo de primeiro grau a 1 ano
    e pretendemos ter filhos
    nao acredito no ke os outros falam …..

  • MATHEUS:

    NAMORO COM MINHA PRIMA DE 1º HÁ 15 ANOS E POSSO DIZER QUE AMOR DE PRIMO E PRA SEMPRE

  • Pedro gabriel:

    Bom minha historia e muito romantica e divertida .Meu nome e pedro nasci no dia 22 de marco de 1985 as 6.30 da manha minha prima milena meu grande amor nasceu no dia 22 de marco de 1985 as 11.34 da noite nossos pais eram muitos ocupados com trabalho portanto moramos de segunda a sexta com nossos avos estudamos juntos da primeira ao terceiro colegial.Quando eramos criancas tinhamos uma amizade muito forte um pelo outro jamais nos afastamos.QUANDO entramos na adolencia nossa amizade se tornou mais do que amizade um afeto dificil de se explicar as 14 rolou nosso primeiro beijo desse beijo vieram outros ate que em fim chegamos a namorar escondidos com medo da reacao familar.Como nos estavamos muito apaixonados um pelo outro sempre fomos muito fiel porem este amor e fidelidade escondido gerou criticas por nem eu ou minha amada nao ficarmos com ninguem isto gerou muita cassoaçao.Porem quando tinhamos 22 anos aconteceu o inesperado Milena estava gravida de 3 meses e de gemios nessa situaçao tinhamos que contar sobre nossa relacao pois quando mais dias se passaram mais a barriga da Milena crecia quando Milena estava no quinto mes de gestacao reunimos nossa familia e assumimos nossa relacao na hora pensamos que as criticas deste romance entre primos nao ia dar certo porem tivemos muito apoio da famila .HOJE SOU CASADO COM MINHA PRIMA MILENA MEUS DOIS FILHOS ANA CAROLINA E MIGUEL SAO MUITO SAUDAVEIS ELES TEM 2 ANOS MINHA ESPOSAPRIMA E FORMADA EM PROFESSORA DE FISICA E EU EM PSICOLOGIA SOMOS MUITOOOOOOOSSSSSS FELIZES E NAO A AMOR MAIS PURO QUE DE PRIMOS MINHA FAMILA QUE EU CONSTRUI E A PROVA DISSo

  • Daniela:

    Oi, eu sou a favor sim do namoro, do casamento entre primos.
    Porque não temos culpa de amar primos, o amor é natural e simplismente acontece. Sou novinha demais, mais amo um primo meu de 1° grau, mas amo mesmo, de verdade.
    Sinto que é meu primeiro amor, o amor mais puro, mais verdadeiro e mais profundo que já tive em toda minha vida até agora, o meu único amor até agora para ser sincera.
    Nunca escolhemos quem vamos amar na vida, e outra, o amor é um fato inexplicável em nossas vidas, e não mandamos em nossos corações….
    Eu sei que não tenho chances nenhuma com meu primo, porque ele é 6 anos mais velho que eu, e não demonstra sentimento nenhum, e saibam, o meu sentimento por ele é puro, é AMOR, não atração, que é bem diferente de amor.
    Moro longe dele, bem longe, mas quando estou junto dele
    aproveito ao máximo, e curto minha vida.
    Porque sei que por mais de tudo, ele é meu primo,
    não demonstra interesse nenhum, é mais velho,
    e a ´família nunca aceitaria um amor entra primos…. Beijos galera, té mais…

  • Juliana:

    Estou namorando com um primo de 2º grau e é com ele que quero me casar! Mas temia esse tal boato de filhos com primos nascem com má formação genética, mas graças a colaboração de todos, tiraram minhas dúvidas e realmente faz todo o sentido, li numa materia na net, que a probabilidade de um filho com primo nascer com defeitos é igual a uma mulher acima dos 40 anos engravidar! Portanto acredito e confio mt em Deus, sei que ele tem um propósito en nossas vidas e, se nascer com defeitos, não será pq ele é meu primo, mas sim pq Deus quiz isso em nossas vidas!

  • Izabel:

    sou totalmente contra casamento entre primos, os defeitos nem sempre aparecem nos filhos mas pelo q médicos ja me disseram pode chegar até a quarta geração, na minha família surgiu na segunda, tem hora q isso da revolta

  • Claudia:

    Eu e meu primo de 1º grau pretendemos nos casar esse ano ou no próximo! Mas qdo assumimos o relacionamento senti preconceitos de algumas pessoas, além da ignorancia e preocupação do fator genético por alguns proximos….

    Mas tenho fé em Deus que tudo dará certo!
    Que teremos filhos perfeitos!

    Alias…o irmão dele tb é casado com uma prima, só que de 2º grau…rs

    • Rosa Vieira:

      É mito certo! Os meus pais são primos 1° grau, eu e meus irmãos somos super saudaveis, sem problema! Tenho familiares que casaram tambem com primos 1° grau e os filhos também não nasceram com nenhuma deficiencia! Gora como em qualquer casal tem de vetificar o grupo sanguineo e durante a gravidez tomar as devidas precauções! As pessoas são muito otarias, para pensarem isso! Não tem informação nenhuma sobre o caso!

  • Deise:

    Tenho duas filhas lindas e perfeitas meu presente de Deus , ainda ouço muita bobagem . Mas fui atras de orientação médica , e pedi a Deus essa graça . Meu marido é meu primo de 1 grau e nossa história é linda . Deise

  • RIVELINO:

    eu amo minha prima , estamos noivos , vamos nos casar em abril
    e pretendemos ter filhos sim , converssei com um medico e ele me disse pra eu ficar tranquilo e ser muito feliz , pois nao foi eu que ha escoli mais Deus me deu este presente : o amor cincero que nós sentimos um pelo outro , e eu sempre falo com ela que ela é a maiór bençao que eu recebi na minha vida

    amor de primo nao acaba nunca obrigado senhor DEUS

  • rodrigo:

    SOU CASADO A 10 ANOSCOM MINH A PRIMA DE 1 GRAU UMA FILHA LINDA DE 8 ANOS PERFEITA NOS AMAMOS E ESTAMOS SUPER BEM; REF. A FILHO O UNICO PROBLEMA É SE TIVER ALGUM COM PROBLEM FAMILIA, CASO CONTRARIO SEM PROBLEMAS PODEM FICAR SOSSEGADOS.
    CASO Q NO INICIO A FAMILIA ACHA ESTRANHO MAS DEPOIS SEM CRISE SUPER NORMAL FIQUEI COM ELA QUANDO TINHA 23 ANOS E ATE HOJE É UMA AVENTURA ESTAR COM ELA
    PEREIRASPY@HOTMAIL.COM

  • Elena:

    Bem, de todos que comentaram acima eu posso dizer que sou a pessoa com maior experiência. Sou casada há 30 anos com um prim de de primeiro grau, tenho 2 filhos adultos (perfeitos, inteligentes e muito lindos) e nunca me deixe levar por essa lenda.
    Sim, isso é uma lenda! As probabilidades genéticas são as mesmas. O importante é saber o histórico familiar. Certas doenças são sim hereditárias e mesmo que o casal não seja primos pode ocorrer, obviamente que a probabilidade aumenta neste caso. Se a família é saudável não tem porque temer.
    Como disse andre luiz burnier acima: a gente não escolhe por quem vai se apaixonar.

  • fabiana:

    estou apaixonada pelo meu primo e ele tambem estamos querendo conversar pra decidir o que vamos faze não tenho medo das consequencia quero viver o que é melhor pra mim

  • HEWELEM:

    sou apaixonada pelo meu primo e estou gravida de 3 meses e tenho fe em DEUS que tudo vai dar certo que deus abençoe todos os apaixonados por primos

  • mariclea:

    Sou casada com meu primo de primeiro gral ha onze anos e tenho um filho graças a DEUS ele nao tem nenhum problema de saude e nem deficiencia.Depende qual o plano de DEUS na sua vida,nada acontece por acaso na vida da gente,tudo tem permissao de DEUS,e so confiar.

  • Helen:

    Namoro a 4 anos com meu primo de primeiro grau, eu sou apaixonada por ele, mas sabe ainda as vezes me encontro com uns preconceituosos que soltão piadinhas de mal gosto, bom ele é 11 anos mais velho que eu, e ele quem se apaixonou primeiro, agora pensamos em casar, mais infelismente enfrentamos muitas barreiras, para conseguirmos esse proposito.

  • Mauricio:

    a gente não escolhe por quem vai se apaixonar, acredito eu que Deus também abençoa o casamento entre primos.

  • wesley:

    Eu amo minha prima
    ele foi e é a melhor coisa que aconteceu na minha vida! eu a amo desde criança……
    vou me casa com ela!
    NAO LIGO PRO QUE OUTROS VÃO DIZER
    SOU FELIZ E NÃO POSSO NEGA.

  • wesley:

    namoro minha prima de primeiro gral e ela esta gravida e o medico disse que meu filho esta muito bem!

    eu nao acredito nessa historia q se dois primos tiverem filhos o bebe
    corre risco de nasce com problemas. e nascesse? eu o amaria de qualquer forma.

  • lilian dos reis souza santana:

    sou prima do meu esposo casada 1 ano e 9 meses sou apaixonada po ele desde pequena e realizei meu sonho casei com ele e pretendo ter filhos e ser muito feliz com meu principe encatado

  • TALITA:

    SOU CASADA HÁ 6 ANOS COM MEU PRIMO E ESSA É MINHA PRIMEIRA GESTAÇÃO E ESTOU NO 7º MÊS TENHO UM POUCO DE MEDO SIM MAS ACREDITO Q MINHA FÉ EM DEUS É MAIOR Q TUDO NESSA VIDA, AMO MEU MARIDO E INDEPENDENTE DO Q ACONTEÇA SEREMOS UMA FAMÍLIA LINDA E MUITO FELIZ !

  • marcelo:

    namoro a minha prima e vou me casar com ela!!!!!!!!

  • ALESSANDRO:

    NÃO FA Z UM MÊS QUE ME CASEI COM MINHA PRIMA, ELA É MAIS NOVA QUE EU 11 ANOS , UMA GATA, NOS AMAMOS E PRETENDEMOS TER FILHOS SIM AVALIAMOS OS RISCOS E ENTENDEMOS QUE PROBABILIDADE DE TERMOS FILHOS COM PROBLEMAS GENÉTICOS É MINIMA, E SE ISSO ACONTECER, É O MESMO RISCO PRATICAMENTE DE CASAIS DE DIFERENTES FAMÍLIAS , TOMAMOS A DECISÃO VAMOS TER FILHOS , O PROBLEMA NÃO É ESSE , E QUE JÁ TENHO TRÊS DO MEU PRIMEIRO CASAMENTO E ELA TEM UM DE SEU RELACIONAMENTO ANTERIOR , AI JA VIU NÉ TEM QUE TER MITA CORAGEM FAZ ME RIZ RSRSRSRRS…

  • andre luiz burnier:

    Eu concordo com a pesquisa esse tabu de ser proibido o casamento entre primos é coisa do passado temos que quebrar esse paradigma a gente nao escolhe por quem vai c apaixonar e se for por uma prima por que impedir o casamento. Eu amo uma prima minha e vou me casar com ela!!

  • Cesar:

    Quem falou em casar?

  • katia:

    O q deve ser orientado ao casal é uma visita ao geneticista, q pode ser um biólogo ou um médico, desde q sejam especializados na área de genética, este profissional vai estudar a árvore genealógica da família, e baseado no estudo ele terá condições de dizer se esse casal tem probabilidade de ter filhos com problemas genéticos, ele tbém dirá se a probabilidade é pequena ou grande, neste segundo caso, o mais sensato é orientar ao casal que não tenham filhos.

Deixe seu comentário!