Casamento entre primos é perigoso para a prole: mito ou realidade?

Por , em 24.12.2008

Cientistas da Universidade de Massachusetts, em Boston nos EUA, querem acabar com o tabu dos casamentos entre primos de primeiro grau.

Eles afirmam que o risco de que um casal de primos de primeiro grau gere um bebê com defeitos genéticos não é maior do que uma mulher que engravide aos 40 anos.

Os casamentos de primos de primeiro grau são legalizados em muitas partes do mundo, mas há pedidos da sua proibição por causa do nascimento de bebês com defeitos genéticos em certas comunidades.

Mas segundo o novo estudo o risco de defeitos congênitos é apenas 2% maior do que a média da população e a mortalidade infantil é 4,4% maior para bebês nascidos de casamentos de primos de primeiro grau. Este é o mesmo risco para bebês com mais que tem mais de 40 anos, eles afirmam. “As mulheres com mais de 40 tem risco similar de ter bebês com defeitos [genéticos] e ninguém fala que elas deveriam ser proibidas de reproduzir”, afirmou o professor Hamish Spencer da University of Otago, na Nova Zelândia, que colaborou no estudo foi publicado na revista científica Public Library of Science.

A maioria dos estados dos EUA proibiu casamento de primos de primeiro grau assim como a China, Taiwan e ambas as Coréias.

O professor Hamish afirmou que estas leis deveriam ser revogadas, especialmente nos EUA, onde elas foram escritas de maneira que discriminassem trabalhadores rurais pobres e imigrantes. “Nem as suposições sociais ou científicas detrás de tais legislações se sustentam sob a análise detalhada.”

Famosos que casaram com primos de primeiro grau incluem Charles Darwin, H. G. Wells e o cantor de rock Jerry Lee Lewis. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)

416 comentários

  • Carlaebruno:

    Olá pessoal namoro meu primo de 1 grau a 4 anos e ja moramos juntos a 2 anos nessa terca feira descobri que estou gravida minha familia no começo nao aceitava sofri demais e meu marido tbm hj eles sao mais conformados mais mexem com meu piscologico falando q se eu engravidar vou ter filho com problemas minha mae e a que mais fala agora to morrendo de medo de contar pois ela vai falar coisas q com certeza vao me magoar e nao sei o que fazer estou feliz confio em deus mais o medo tbm e grande.

    • Marcelo Ribeiro:

      Eles são cientificamente analfabetos a respeito deste assunto. Só ouça especialistas e não besteirol leigo.

  • Cleber Hexa:

    Eu namoro com uma prima á 8 meses e nos amamos muito,vamos nos casar no próximo ano e com fé em DEus tambem teremos filhos saudaveis.

    • Winicius Santos:

      Eu tenho uma dúvida sobre o assunto, e se, um filho ou uma filha de primos de primeiro grau se envolver com primos de primeiro grau novamente?

  • Mirelle Ferreira:

    NAMORO UM PRIMO DO PRIMEIRO GRAU JÁ 4 MESES ( PENSAMOS EM NOS CASAR E TER FILHOS). Logo NO INICIO QUANDO NOS DOIS COMEÇAMOS A SENTIR ALGO ALÉM DE QUE AMIZADE DE PRIMOS E FICAMOS PELA A PRIMEIRA FEZ E A SEGUNDA A TERCEIRA ELE SIMPLESMENTE NÃO QUIS, POIS UMAS DAS MAIS QUESTÃO QUE ELE NÃO QUERIA CONSTRUIR ALGO COMIGO ( NAMORO, NOIVADO E CASAMENTO) JUSTAMENTE POR MEDO DOS NOSSO FILHOS NASCEREM DEFICIENTES. MAS COMO EU TINHA ME APAIXONADO POR ELE NÃO DESISTIR E JÁ ESTAMOS NAMORANDO COMO EU JÁ DISSE ACIMA A 4 MESES, INCLUSIVE FOI ELE QUE ME PASSOU O LINK PRA VÊ ESSA MATÉRIA E ESTOU FELIZ POR SABER QUE PODEMOS TER FILHOS ( NO FUTURO) SEM NOS PREOCUPAR É SO PROCURAMOS A UM MEDICO PARA NOS ORIENTAR. E O RESTO DEIXAMOS NA MÃO DE DEUS.

  • lyneker pavoni:

    mais avos eram primos e tiveram muitos filhos nao sei ao certo quantos eram, eu só conheci 3 e sei de 1 que era deficiente mental que morreu ainda novo, desses 3 que eu conheci 1 deles é meu pai que é normal, outro que era deficiente mental que faleceumais ou menos aos 50 anos , mais era uma pessoa normal e com uma certa idade ficou louco, e outro o filho mais velho que tbm era normal e por volta dos 55 anos passou a ter problemas. portanto não é muito apropriado namorar e casar com primos, pow tem tanta gente nesse mundo, pq ter filhos com alguem do mesmo sangue ??

  • Su:

    Olá Juliana gostaria de saber se vc casou na igreja ou só se ajuntou meu sonho e casar na igreja. Mas não sei se primos de primeira grau pode, ou se tem alguma burocracia diferente.Namoro com meu primo de 1º grau a 3 anos. E queremos nos casar.
    Ah outra pergunta Juliana: Você e seu marido são primos por parte de pai ou mãe?

  • Rafael Camargo:

    Eu não tenho nada contra relacionamentos entre primos, além do quê o amor é movido pelo sentimento de cada um e não por porcentagens. Eu mesmo, sou apaixonado pela minha prima.

  • Djj Chelsea:

    Namoro com minha prima de primeiro grau e pretendemos ter filhos normais igual a todo mundo … sei que existe um tratamento , gostaria de saber se alguém conhece esse tratamento , como funciona e onde o encontro ? ( Vlw Galera s2 )

    • Simone Cuero:

      Ola … O que se deve fazer é um exame de sangue de compatibilidade,
      fazer antes de parar o anticoncepcional e ver se o resultado será positivo.

      O obstetra especialista em feto garante que não tem nada a ver.
      Fazer todos os exames e um dos mais importantes é o da translucencia nucal que faz com 12 semanas de gestação verifica se o bebe tem alguma síndrome.

      Boa sorte!!!

      O correto é procurar um obstetra fazer o exame de sangue e outro detalhe muito importante pra o desenvolvimento do feto é tomar ácido fólico que ele reduz até 90% a má formação de fetos e comer bons alimentos.

  • Su:

    Oi gente gostaria de saber se alguém que tem relacionamento com primo de primeiro grau.
    Casou na igreja. Sou catolica e tenho esse sonho.

    • mercia:

      uma vez um padre falou pra mim que a igreja n permite casamento ente primos porque compromete a uniao das familias, e nao pq a gravidez é um risco. pois n tem nada a ver.
      antes de engravidar procure um obstetra e peça pra fazer exame de sangue pra ver se é compativel, aí dependendo do resultado o medico dirá se pode ou nao.

  • marcus:

    tenho bastante fé em vc tb,, e eu namoro minha prima e ela ta gravida espero que meus filhos nasçam com bastante saude … e tenho muita fé.

  • Irene:

    Eu namoro o meu primo há 2 anos e ele tem medo de ter filhos com deficiência, más eu não tenho,porque tenho fé em deus.

    • Natalia:

      oi Irene tudo bom,sou casada com meu primo de primeiro grau e temos um filho de 5 meses ele é a coisa mais linda e ele nao tem nenhuma deficiencia ele é perfeito,quando engravidei tive muito medo mas depois entreguei tudo a DEUS, e tive muita fé em Jesus Cristo,por isso estou te madando esta msg pra ti dizer que continue nessa sua fé em Deus que ele vai te honra.
      obs;e nao fiz nenhum tratamento e nao tomei nenhuma vacina, mas agradeço a Deus por meu filho ter saido perfeito.tchau

    • Wellington Guimarães:

      não se trata de religião. a genética prega peças e numa dessas que a probabilidade de dar errado acontece vc vai ter um filho com problemas. apoosto que seu deus não quer que nasçam pessoas com autismo, por exemplo, mas acontece que nascem pessoas com isso, e nem por isso seu deus quis.

  • juliana:

    sou casada a 7 anos com meu primo de primeiro grau meu pai era contra mas a minha mãe não tinha medo de ter filho por causa dos comentario de todos a minha vouta falavam que era perigoso os filhos poderiam naiser com defisiencia mas onosso sonho de ser pais falou mas alto e tevemos nossa primeira filha com muita saude grasas a DEUS depois de3 anos naise nossa segunda filha com muita saude e perfeita grassas a DEUS.

    • elcio:

      mais a segunda vc fez algum tratamento,ou tomou alguma vacina etc??

    • mercia:

      oi, nao existe tratamento.
      o que se deve fazer é um exame de sangue de compatibilidade,
      eu fiz antes de parar o anticoncepcional e o resultado foi positivo.
      meu obstetra especialista em feto garantiu que não tem nada a ver. minha gravidez foi um sucesso, eu fazia tudo que era exame e um dos mais importantes foi o da translucencia nucal que faz com 12 semanas de gestação verifica se o bebe tem alguma sindrome.
      e todos exames que eu fazia etava sempre na media. mas mesmo tendo a palavra e confiiança ddo meu medico eu nao me sentia segura mas graças a Deus Julia nasceu e hoje ela tem
      4 meses e está desenvolvendo dentro do esperado está normal.
      tamanho e peso normais, teste do pezinho normal, da orelhinha normal e do olhinho normal.

      então o que eu aconselho é procurar um obstetra fazer o exame de sangue e outro detalhe muito importante pra o desenvolvimento do feto é tomar ácido fólico que ele reduz até 90% a má formação de fetos e comer bons alimentos.

  • Malu:

    No último Natal reencontrei um primo que não via há mais de 12 anos e hoje estamos apaixonados. Ele mora em outro estado e desde então temos nos encontrado sempre que possível. Ainda não contamos às nossas famílias e confesso que tenho receio desse momento mas preferimos esperar um pouco para termos certeza de que o sentimento é realmente verdadeiro. Mesmo que o preconceito exista, não vamos desistir do nosso relacionamento por causa dos outros. Somos adultos e independentes e tenho certeza que seremos muito felizes nos momentos que estivermos juntos.

  • John Paul:

    Eu namoro com minha prima de 1ºgrau,meu pais já aceitaram ,a mãe dela sabe mas não aceita,o pai ainda nem desconfia,estamos esperando a hora certa de contar tudo,pois sabemos o que queremos e o tempo não importa.Nos nossos planos está o casamento isso com certeza será abençoado por Deus pois o que sentimos um pelos outro e mais forte do que pessoas que não tem parentesco,é incrível.Um dos nossos planos também é ter filhos,mas ela já disse que só quer ter um.Na questão de ter filhos e uma coisa a ser estudada,pois há risco da criança nascer com deficiência,mas os riscos são quase os mesmos de pessoas que não tem parentesco.
    A minha certeza maior é que nós nos amamos e vai da tudo certo ,pois quando existe amor não se deve temer a nenhum mal.
    E aos que estão na mesma situação que eu ,eu digo,vá em frente,busque os seus objetivos se é isso que realmente você quer,e seja muito feliz ao lado dela ou dele.
    beijos meu amor….
    JP &. CF

    • eliane:

      ELIANE 18.02.2012 – Eu sou casada com meu primo há 16 anos ! ( meu pai e irmão da mãe dele), tenho um filho lindo e maravilhoso de 11 anos, ele tambem tem saude de ferro, até resfriado ele quase não pega. Acho que todos que se apaixonam devem ser felize, está questão dos primos não poderem casar ou ter filhos é cultural com certeza, os riscos existem para todos!!!! Abraços E SEJAM FELIZES

    • fernanda:

      Eu ja namoro com o meu primo faz um ano.E com ele eu senti mt diferença foi como se nois dois não fossemos primos,enfim eu acho que pra MIM é mas facil vc se apaixonar por seu primo doque vc se apaixonar por outra pessoua que vc ja ta namorando a tres anos(exemplo) e depois rolar varias disconfianças e…
      Ta bom eu acho que isso tbm acontece mais eu acho bem dificil de acontecer.

  • Juliana:

    eu namoro com meu priimo que é quase meu irmao ha 3 anos. nossos paiis naoo aceiitavam hoje os paiis dele aceiitam, e meu paii tambem, so miinha ame que nao, maiis o importante é que a gente se ama. bjoos

  • Silmara Barros:

    Eu namoro o meu primo de 1º grau minha mãe deixou mais meus tio não, eo que q eu faço??

    • Juliana:

      Oii estou com meu priimo a 3 anos meus paiis e os paiis dele tbm nao caceiitavam hoje em diia a mae dele e o paii nem liigam so miinha mae que enche o saco, maiis o importante é que a gente se ama. se vc o ama fiique com ele! bjoos

    • Carol Ribeiro:

      Lute, minha querida! Se houver amor, coloque DEUS na frente de tudo, como seu escudo e do seu primo/amor e nada dará errado. Se eu tivesse no seu lugar, morreria tentando. Ou seja, morreria de amor!

    • zinaida de pina:

      deixa rolar eu também namoro com o meu primo de primeiro grau os meus pais sabem, a dele também mas alguns tias que não conformaram mas respeitam numa boa.

  • Karine Suélen:

    Olá! Namoro com meu primo a dois meses, ainda não falamos para nossos parentes.. Estamos com medo do q pode acontecer!
    Enfim, tenho 15 anos e ele 16, somos primos de 3° Grau, já pesquisamos e descobrimos q nem primos de 1° Grau a problemas com filhos, pelo menos é só 2% de dar algo errado..
    Quero saber como vcs contaram ao seus parentes?

  • Raphael:

    Já pesquisei no 1) Direito e percebi que essas expressões de primo de “primeiro, segundo, terceiro grau” trata-se de expressões chulas. Para o Direito, existe apenas grau de parentesco. O que popularmente chamaríamos de primo de primeiro grau, na lei é apenas um parente de quarto grau. Não existe nenhuma restrição para a união. Investiguei também na 2) Bíblia e não encontrei uma passagem sequer que proíba tal união. No antigo testamento, entretanto, há um caso típico de Jacó, que se casou com duas primas, Lia e Raquel (vale ressaltar que a poligamia foi abolida). Busquei algum autor na área teológica e não encontrei nenhum sequer que questionasse tal prática. Busquei também na 3) Ciência e não encontrei objeções significativas para a união entre primos. A possibilidade da proximidade parental afetar a genética da criança é irrisória (mas tem rs). Aliás, qualquer casal corre riscos de ter uma criança com problemas genéticos. Enfim, pude constatar que é no âmbito 4) cultural que se encontra as maiores dificuldades. Em alguns contextos, é claro. Vale lembrar a velha frase “primo não é irmão”, e não é mesmo. Concluindo, a união de primos não é ilegal, não é pecado, não é “uma bomba genética”; mas há ainda algumas restrições culturais, como se observa nos próprios comentários. A Deus toda a Glória.

    Abraço!

    • Iza:

      Realmente o maior empecilho é o cultural, mas tanta gente apaixonada por primos assim, tantas “verdades” sendo desmitificadas, só nos mostram que tá mais do que na hora de mudarmos esse pensamento retrógrado. Afinal quem faz a cultura de um povo são as pessoas e nós estamos aqui pra isso.
      Sejamos corajosos e felizes.

  • Gii Pereira:

    Oi tenho um primo de 1 grau que sempre foi apaixonado por mim e eu nunca correspodi da forma q ele quis chegamos a ficar uma vez . Mais sensação que eu tinha é q tinha beijado meu irmão. Mais ao mesmo tempo gosto dele e sinto sua falta. Cresemos como irmãos e hoje estamos um pouco distante na época tive medo do q as pessoas iam dizer e até da questão dos filhos … Antes mim arrependi hoje não mais oq faço? Mim sinto em dúvida já nen sei se ele gosta mais de mim

  • Jéssica Caroline:

    Olá pessoal li todos os comentarios e achei bem interessante,por ver a quantidade de pessoas que se apaixonam por primos isso mostra que o amor vence tudo.. ate mesmo o preconceito, pois estou na mesma situaçao de vcs..namoro a quase 2 anos com um primo de 1º grau amo ele de mais e estou gravida de 2 meses, assim que soube ja corri no medico pois fikei muito preocupada por sermos primos mais o medico me tranquilizou bastante.. acredito que nn tenha problema.. o amor vence qualquer barreira.. NAO DESISTAM DE AMAR E SER FELIZES, POIS A VIDA É SEMPRE RESULTADO DE NOSSA PROPRIA ESCOLHA… BEIJEM MUITO E AMEM MUITOS PRIMO (a) pois é o melhor namoro que tem..beijim a todos

  • Herton:

    Ola, estou com minha prima a 15 anos, casado a 5 anos e temos um filho lindo e perfeito de 3 anos que se chama Bruno, totalmente saudavel, no comeco encontramos dificuldades com os parentes, mas hoje em dia ninguem nem lembra que somos primos, ate nos mesmos esquecemos rsrsrs, lembro que qdo procuramos ter nosso bebe, nosso ginicologista foi muito parceiro e sempre incentivou nos esclarecendo que nao ha problema algum em primos de primeiro grau terem filhos. abraco a todos e nao desistam de seus sonhos .

  • NATALIA:

    OLÁ PESSOAL EU SOU A NATALIA SOU CASADA COM MEU PRIMO A 6 ANOS,EU TINHA POSTADO UMA MSG QUANDO EU ESTAVA COM SEIS MESES DE GESTAÇAO,O MEU FILHO NASCEU NO DIA 2 DE NOVEMBRO DE 2011,HOJE ELE ESTA COM TRÊS MESES DE VIDA,E ELE É PERFEITO COMO QUALQUER OUTRA CRIANÇA NAO TEM NADA FALTANDO NELE E NAO TEM NADA ALTERADO ELE É UMA CRIANÇA NORMAL PARA HONRA E GLORIA DO SENHOR JESUS, PORQUE FOI EM JESUS QUE EU CONFIEI.
    E O NOME DO MEU FILHO É EMANUEL EU AMO MUITO ELE,E TODO DIA QUE EU OLHO PRA ELE EU AGRADEÇO A DEUS PELO PRESENTE QUE ELE ME DEU,NAO É PORQUE EU SOU MÃE DELE NAO MAS MEU FILHO É LINDO E ELE JÁ ESTA ESPERTO. QUE DEUS VOS ABENÇOE
    alguma duvida pode me pergunta que eu respondo.bjs pra todos

    • KEli:

      oii namoro meu primo de 1 grau a 6 anos,somos noivo a 1 ano,e vamos demorar um pouco p casar.Tenho 25 anos e queria muito engravidar,so que ele fala que antes da gente ter um filho,vamos fazer todo tipo de exame e tal.A verdade ´´e que queria engravidar esse ano ainda.Sinto muita vontade de ser mae..Tennho muito medo..fico mais feliz pq dizem que sendo a mae dele irmao do pai ou virse-versa a probabilidade é menor..Vc fez algum exame antes de engravidar?

  • Aline:

    ola gente…namorei com meu primo de 1 grau 2 anos,tem um mes que estamos largados.estou namorando outro mas amo é meu primo….meus pais nao aceitam,ja a familia dele nao é contra…meu pai disse que se eu fik com ele que nao me aceita aqui em casa mais,,,nem qdo ele estiver num caixao…acho que estou ate com depressão,,,estou sofrendo mmtmtmt!!!eu e ele queremos mt fik juntos,,,oq vcs acham?bjos

  • ana:

    adorei ler os comentarios e acho muito interessante pq esse assunto é muito comentado na verdade eu tenho um primo que é muito legal e eu fico brigando com minha tia que eu vou me casar com ele e ela fik falando q n pode pq nós somos primos mas agora q estou sabendo q n tem nada a ver quem sabe eu n me case com um primo na vida por aí.hein?kkkkkkk

  • moises:

    olá keli nao tenha medo pois Deus faz tudo certo mesmo que as linhas esteja torta. nao madamos nos nossos corações Deus manda. e quando ele quer pra que dizer nao. nao abra mao de ser mae e nem do seu amor se vc realmente gosta dele vc realmente há amar seja feliz mulher. e seja a mae mais feliz do mundo! eu tambem sou casado com minha prima e vamos ter o nosso primeiro filho esse ano ainda nao esta feito + vai ser.

  • Eliane:

    Olá pessoal! Sou casada com meu primo de 1 grau há 11 anos(meu pai é irmão do pai dele) no começo a familia dele resistiu muito mas nós seguimos em frente, tive um filho perfeito graças à DEUS, tem uma saúde de “ferro”. Hoje ele tem 10 anos, no começo quando engravidei aos 18 anos fiquei com um pouco de medo pq algumas pessoas viam falar que meu filho poderia nascer com alguma deficiencia genetica, mas minha fé é muito grande e sempre acreditei q meu filho iria nascer com saude, mas se eu tiver que ter um filho com deficiencia vou ter DEus é quem sabe e não eu. No final tudo deu certo, agora quero planejar o 2° filho se DEUS quiser.

  • vera:

    Gostaria de postar aqui meu depoimento. Sou casada há 13 anos com meu primo de primeiro grau, o pai dele é irmão da minha mãe. Tenho uma filha de 09 anos e ela é perfeita, uma saúde de ferro. Pra vocês terem uma idéia ela quase não pega um resfriado, nunca teve dor de ouvido e até mesmo garaganta. Então, ela é perfeita. Tive uma gestação tranquilissima, e hoje ainda penso em ter outro filho. Quando quiz ficar grávida perguntei pra minha ginecologista se havia problema. E sabe o que ela me falou? “Se você quiser ser mãe, vá em frente, pois existem civilizações onde irmão tem filhos com irmã, pai tem filho com filha, tio com sobrinha, e assim vai, e as crianças são perfeitas. Não digo que as chances de uma criança nascer com problemas seja nula, mas a probabilidade é quase a mesma de um caso de famílias diferentes”. Portanto amigas e amigos que estão pensando em ter filho. Vão em frente e sejam felizes. Bjsssssssssss e muitos filhos pra vocês.

  • sonia:

    gente , olha só que confusão eu estou, só ser primo não e nada, morro com meu primo de primeiro grau a 19 anos,temos dois filho de 17 e 15 anos perfeitos, o problema pior e que ele e registrado pelo meu avo materno e assim se torna meu tio, e agora luto para mudar isso para poder casar com ele, gente se vcs ama seu primo não desista , posso dizer valeu a pena abraços a todos

  • KEli:

    Oi pessoal, cada vez que vejo esses comentarios aqui, não sei se me apavoro mais ou se me tranquilizo, são tantas coisas.
    Enfim..Sou noiva do meu primo de 1 grau a 6 anos,meu pai é irmão da mae dele.E meu relogio biologico pede pra ter uma filho, mais fico com muito medo por cauda do parentesco. Não sei se é melhor procurar um geneticista, pois tenho medo de que ele diga que podemos ter filho com algum problema.Iae oque vou fazer?tenho vontade de ser mae.Pergunto de novo..Eu vou ter que abrir mão de ser mãe ou do meu amor?.Qdo penso nisso fico louca..Minha vontade as vezes de entregar tudo a Deus e engravidar..

    OQue faço?!

  • Victória:

    Minha família é enorme(no geral porque sou filha unica) é teve muitos casos de primos de vários graus e não houve nem um impedimento da família.Alguns só descobriram que eram primos muito depois.Acho que não a problema em casamento entre primos(até na bíblia era muito comum).Descobrir recentemente procurando pelo meu sobrenome descobrir que os primeiros descendentes da minha arvore geneologica tinham os sobrenomes dos meus pais então a seculos meus pais podiam ter vindo da mesma família.Acho que não devia ter lei impedindo.
    descobri que depois de um tempo que meninos que eu gostava tinham o mesmo sobrenome e podia ser primos de 2 ou 3 grau e não vi problema.Acho que todos tem direito de ser feliz!

  • sabrina fernandes xavier:

    eu estou namorando meu primo mais minha familia nao aceita estou triste mais nao vou desisti pois amo ele e o que inprta

  • marilda:

    Oi sou casada meu primo faz 2 anos,e quero dizer aos casais que estao pensando em ficar juntos,mas tem medo por causa da reaçao da sociedade ou de poblemas geneticos,que quando existe amor nada eh impossivel,claro que pode ocorrer riscos,mas os filhos sao enviados por Deus! Entao nao se deixem levar pelos outros e sejam muitos felizes.
    Que Deus abençoe!

  • RAIANE:

    Namoro meu primo há quase dois meses e estou apaixonada por ele! Muitas pessoas tem o preconceito e me falam que a gente não vai poder ter filhos por sermos parentes proximos, mas o que sinto por ele é cois de Deus! Se Deus não quisesse o amor não teria permitido que esse sentimento brotasse no coração! O mau não esta na relação de primos, mas sim na maudade que existe na mente das pessoas!!11 Sejam felizes com suas escolhas, pois a vida é apenas uma pra perdemos com medos!!! Arrisque e peça pra Deus abençoar a união!!!!!!! AME!!!!!!! O MUNDO TA PRECISANDO DE AMOR E NAO DE PRECONCEITOS FUTEIS E MEDOS!!!!!!!! AMEM…AMEM!!!!!! QUE O AMOR SEJA ABENÇOADO POR DEUS SEMPRE!!!!!!

  • Rafael:

    Obrigado Moises..

    Com certeza, nao vou deixar ela escapar nunca mais !
    Acho que as coisas estao encaminhando certo com agente, ainda tenho algum receio, mas não me importa mais, pois tenho cada dia mais certeza do que sinto por ela e de que esta certo o que estou fazendo. Ninguem pode ser impedido de amar alguem por ser primo, isso é só mais um detalhe.
    O que eu mais quero é que ela seja feliz, mesmo que não for comigo, mas se ela sentir o mesmo por mim, ninguem vai impedir que agente fique junto.

  • moises:

    ei rafa lute sempre pois sempre fale apenas lutar por um grande amor. e quendo ele e verdadeiro vale apenas boa sorte e a conquiste de volta ha e quando vc estiver feliz com ela nunca a deixe de novo faleu!

  • Rafael:

    Eu e minha prima estamos ficando.. Infelizmente ela não me ama mais como antes, pois eu fiz uma grande burrada e magoei ela muito… Mas eu vou lutar por ela, e nao me importa as dificuldades que vierem, estou disposto a lutar contra todos por ela. Quem ama sua prima/primo, não desista de ser feliz..

    • Karina Paulla:

      Eu gostei do seu comentario…
      Eu já namorei com meu primo…Mas eu e ele infelizmente terminamos…
      eu continuo querendo ele..
      Tipo eu sempre vou amar ele e ninguem mais …

    • Karina Paulla:

      Eu já nem sei mais o que eu faço para conquistar meu primo de volta eu amo ele muito e já tentei de tudo…

    • Rafael:

      Bem, não desista Karina, quando eu perguntei para minha prima o que eu podia fazer para conquista-la de novo, ela me disse “Voce ja me conquistou um dia, pode me conquistar de novo”…

      Se é isso que voce quer não desista. Mas se isso ta fazendo você sofrer e ele não lhe quer mais, tente dar um inicio novo a sua vida.

      Abraço, e boa sorte…

  • Rafael:

    Desculpa por tudo que eu fiz, mas não vou desistir de voce !

  • Rafael:

    Eu amo minha prima, e não vou desistir dela por causa dos outros ! S2

  • moises:

    ei pra todas cvs que estao gravida ou pensando em engravidar e que sao mulherers ou namorada de primos de 1º ou 2º grau nao tenha medo pois Deus sabe o que faz em tudo e se o mestre quiew e quer asim porque nao aceitar. eu tambem sou casado com minha prima de 1º grau e estamos pensado ter um filho esse nao importa como venha vai ser amada do mesmo tendo alguma deficiencia ou nao. porque Deus so aquele quem elerealmente ama e ele comcerteza ama a todos nos.

  • Denise:

    eu também estou namorando com meu primo de 2° grau, mais eu creio que naum tenha problema!!! afinal DEUS sabe oque faz

  • keyla weckk:

    sou casada com meu primo e ñ tenho medo do que o povo diz…

  • catya de jesus:

    óla gente postei esse cométário pra dizer q estou namorando com meu primo á 1 ano e acho q estou grávida de uns quantro meses e naum sei o q fazer pois estou morrendo de medo de q ele v~enham ter algum problema e por esse motivo naum tive coragem de ir ao mérdico ainda o q eu faço pessoal
    ah!e estou morrendo de medo de meus pai naum aceitar.

    • Daniela:

      Querida, só tenho uma coisa pra te dizer…corra para o médico já!
      Gravidez deve sempre ser acompanhada desde o inicio, e você se você desconfia que está de 4 meses…está marcando bobeira, pois a chance de algum problema é maior pelo fato de não estar fazendo o pré-natal.
      Vá logo ao médico e faça o pré-natal, indiferente se é do seu primo ou de uma pessoa fora da familia.
      Toda mulher grávida tem que fazer pré-natal. Corra logo!!!
      Boa sorte pra você.

    • Jussara Aparecida Martins Fialho:

      Deixa de ser boba, vai ao medico, tenha fé em Deus que tudo dará certo, coloca nas mãos de Deus…

    • aline:

      vc tem que ir ao medico !! tem que fazer o pré natal poq se nao sera pior

    • KEli:

      OI vi seu comentario no site sobre sua gravidez com primo..E em dezembro vc disse que provavelmente estaria com 4 meses,iae como vc esta?Fez algum exame p saber como estar o bebe?Me respondaa..quero muito engravidar e ele tbm é meu primo ligitimo..so que tenho medo..Aguardo sua resposta..

  • Wellington:

    Oi to com grande problema minha namorada é minha prima de primeiro grau, e pretendo muito casar com ela, não vou desistir assim tão fácil dela mas tenho medo que tenhamos filhos com deficiência

    • Solange:

      Olá a todos,
      Bom vou contar pra vcs um pedacinho da minha história… Sou casada a cinco anos com um primo meu de 1° grau nossos pais são irmãos e minha mãe e meu pai sao primos de segundo grau…
      Nunca tive problemas com a minha familia todos sempre me apoiaram… Resultado: somos muito felizes temos uma vida abençoada e uma filha de dois anos linda e perfeita e inteligente claro que sempre tive medo pensei e repensei mtas vezes mas entregamos nas mãos de Deus e Ele nos abençoou… Meu conscelho é se vc tem medo procure um médico e tire as duvidas mas não desista de um grande amor por nada pois vc pode estar perdendo pra sempre a chance de ser eternamente feliz!!!!!

  • Sammers:

    Não há problema algum. É preconceito cultural isso.

    Legalmente, é proibido casamento com parentes unilaterais (pai, mãe, avós, filhos, netos), bilaterais (irmãos, cunhado(isso mesmo) sobrinhos, neto do irmão) ou até terceiro grau (tios).

    É cultural, mas é equivocado chamar primo de parente de 1º grau, na realidade ele é parente de 4º grau.

    Portanto, não há impedimento quando o assunto é casamento entre primos.

    Uma curiosidade, sua sogra ou sogro é parente de primeiro grau.

  • iza:

    To namorando meu primo há quase um ano. Enfrentamos a família toda, mas parece que agora entenderam.O mais difícil com certeza foi meu pai e a mãe dele (que é irmã da minha). Estamos muito felizes e apaixonados, vamos ao geneticista em breve. Os comentários são sempre os mesmos… é gente, o preconceito é muito grande, mas amor a gente não escolhe, se bem se fosse pra escolher… com certeza eu escolheria amá-lo qtas vezes fosse preciso. Amor de primos é pra sempre.
    Vamos lá, com fé e sem medo.

    • Hugo:

      Poxa iza que legal seu comentário adorei.
      Estou apaixonado pela minha prima mas temos um problema, ela mora em outro estado. Mas Deus sabe o que faz. Seja feliz.

    • Bia:

      Nossa!!! Toh na mesma situação Hugo!!!! Que situação neh? Dói..: preconceito da família + a distancia…affff
      Pra distrair a cabeça, ou melhor, convencê-la de que não é errado, procurei mais informações e achei esse site. Legal!!!!
      Sorte a todos nós apaixanod@s por prim@S…

    • Izabela:

      Eu tb moro em Estado diferente do meu primonamorado… mas posso dizer que temos um relacionamento de qualidade apesar de vivermos longe a maior parte do tempo. Sempre achei absurdo pessoas que namoram à distância, mas quando vc se vê apaixonado não há mt o que fazer… e foi assim que começamos a namorar a 600 km d distância com mt entusiasmo, paixão, amor, respeito confiança e td + que eh necessário pra iniciar um namoro. Nesse ponto da distãncia o fato de ser primos aproxima bastante pq são mts vínculos. Boa sorte!

    • Carolina:

      Eu estou perdidamente apaixonada por meu primo de primeiro grau, mas sei que qualquer tentativa traria muitos problema à minha familia. Os problemas e complicações são infinitos. Ele mora longe, faz faculdade, não nos vemos sempre nem todo ano, mas eu gosto muito dele e ele também gosta de mim. Estou perdida, antes sinto que apenas vivia para morrer, hoje sei que vivo por um amor.

  • moises:

    Oi não tenha medo, pois Deus escreve certo por linha torta eu também sou casado com minha prima de 1º grau e estamos querendo ter filho e outra. Eu sou filho de dois primos e nem por isso eu nascer com deficiência eu sou perfeito, e eu tenho certeza que papai do céu vai te uma linda e saudável criança que Deus esteja sempre do seu lado um grande bj no seu coração.

  • Suzana:

    Joo almeida,

    Que Deus abençoe esse fruto de amor que esta em seu ventre!
    Quando o bebe nascer nos de noticias!
    Para vc ficar tranquila a casos na minha familia e todos nasceram normai, mais eu sei que a gente fica com medo tbm namoro com meu primo e morro de medo!
    Estou pensando ate em separar para ver se e dele mesmo q eu gosto!

  • joo almeida:

    eu namoro o meu primo de primeiro grau a 4 anos . e estou gravida , estou com muito medo dessa criança nasce com algum problema , não quer coloca uma crinça no mundo para sofrer. mas ela ja esta aqui então entrego na mão de deus .

    • KEli:

      oii Joo almeida..
      Ja fez algum exame para saber como estar o bebe?
      aguardo resposta

  • lany:

    Eu também namoro com meu primo de 1º grau há 6 anos, mas nós decidimos nos separar porque sou evangélica e na minha igreja alguns pastores falam que é pecado! Mas também nos temos medo de ter filhos com alguma deficiência. Todos são contra a nossa decisão, mas fazer o que, ninguém sabe o dia de amanhã.Eu entrego nas mãos de DEUS.Entreguem vcs também. BOA SORTE!

    • Valzinha:

      Poxa vida! Esses pastores parecem que não sabem interpretar a Bíblia… Pergunte a eles com quem as pessoas no inicio da procriação da humanidade, se uniram? Como formaram as civilizações? pois só existiam parentes. Quando Caim matou Abel, ele foi expulso do Paraíso… é claro que já existiam primos, tios, etc. que não são citados na Bíblia. Porque ele foi expulso do paraíso e foi habitar na Terra de Node, e lá adquiriu família.Com certeza foi com uma parente dele porque Deus não saiu fazendo pessoas do pó como fêz à Adão.

  • Suzana:

    Patricia, só para de animar, a prima da minha mãe e casada com o primo dela, ela perdeu o primeiro filho e já esta gravida novamente!

    Há outro caso na familia da minha mãe, a prima dela que tem mais de 40anos e engravidou do primo dela de 1º grau, o bebe é lindo.

    eu também namoro com meu primo de 1º grau, mais tenho muito medo de ter filhos.

    Que Deus lhe abençoe,hj e sempre!

  • camila:

    ola
    tambem me preocopo muito com esses comentarios as pessoas
    falam muito das posives

  • Suzana:

    Oi galera!
    Conversei com meu namorado, primo de 1° grau e decidirmos para eu ficar mais tranquila ir ao médico, lembro de alguém que tinha postado um endereço e telefone de uma geneticista aqui em São Paulo, por favor quem conhecer me passa o nome de telefone e quanto que custa!
    Grata!
    Que Deus nos abençoe!

  • kell:

    oi gente,sou casada ha 16 anos com meu primo de 1grau,temos uma filha de 11 anos perfeita e linda.quanto ao casa de deficiencia fisica ou mental em filhos de primos,corremos um risco como qualquer casal normal.vao enfrete facam o q o coracao manda e o amor q fala mais alto.bj

    • kell:

      ah…ekeci de comentar comecei a namora-lo aos 16 anos hj estou com 33 e ele com 36…e me orgulho de comentar q somos primos sem problema algum…sempre recebo um parabens pelo tempo q convivemos juntos ,pois hj em dia e dificil escutarmos q casais tao jovens continuam casados por tanto tempo…pois axo q casais entre primos tem mais algo em comum e muita historia para ser contadas a filhos e netos ,bjao a todos.

  • Simone:

    Ola gente!!!

    Eu também namoro com meu primo de 1 grau, minha mãe é irmã do pai dele.
    Na nossa familia temos um caso de primos, a minha tia é casada com um primo de 1 grau, eles tem 3 filhos e são perfeitos graças a Deus.
    Tenho também mta vontade de ser mãe e ele pai, eu tenho medo sim, mas vamos procurar ver se tem algum exame que faz ou até mesmo tratamento sei la….
    Se não tiver nada disso, teremos acompanhamento médico e eu acho assim! Se temos um sonho, tem que seguir em frente. E referente a crinça nascer com saúde ou não é de DEUS gente, ele é quem sabe o que devemos passar nessa vida, acho que ser primos ou não, não tem nada a ver, pois tem vários casos de pessoas que tem filho com deficiencia e não tem nenhum parentesco, ai eu me pergunto e deles o que falam? Nós é pq somos primos e as outras pessoas?
    Olha gente além dos meus tios , temos outros casos na familia e também conhecido, e nenhum deles nasceram com deficiencia fisica.
    Tenha fé em Deus e não desista do seu sonho!!!
    Abraços a todos que estão na mesma situação que a minha, apaixonadamente apaixonados pelos nossos primos….

    • Simone:

      Ha esqueci de comentar, nós vamos morar juntos, começo do ano que vem, e seremos muito felizes…

  • VIVIANE:

    OLÁ!!
    JÁ COMENTEI AQUI ALGUMAS VEZES QUANDO EU E MEU PRIMO DE 1 GRAU AINDA NAMORÁVAMOS, AGORA ESTAMOS CASADOS HÁ 1 ANO!! TODA FAMÍLIA SEMPRE NOS APOIOU, NO COMECINHO FOI DIFÍCIL, MAS DEPOIS TODOS GOSTARAM!! AGORA ESTAMOS NO DILEMA DE FILHOS!! QUEREMOS MUITO E ESTOU TENTANDO MARCAR UMA CONSULTA PRA FAZER EXAMES DE CONSANGUINIDADE, VOU TIRAR VÁRIAS DÚVIDAS COM O MÉDICO E VOLTO A COMENTAR, MAS SEMPRE: FÉ EM DEUS!!! O AMOR E PURO, SEM CULPAS!! BJS
    VIVIANE

  • carla:

    eu mais meu primo de primeiro grau namora mais eu fico muito preucupada pq um monte de gente fica falando q nois nao vai poder ter filhos eu quero muito ter uma filhinha com mais as pessoas fica me passando medo oq eu faço me ajuda me da uma resposta.Alguma soluçao ,agradeço quem ler este depoimento

  • Suzana:

    Rosangela,

    Fico muito preocupada com isso!
    sua mãe e irmã da dele? Capaz de eu perder meu namorado por causa desse medo, primas da minha mãe, minhas primas de 2° tiveram filhos com primos, mas no caso delas as mães não eram irmãs os filhos delas nasceram normal.
    Tenho muito receio disso, meu namorado me pediu em noivado e eu recusei por esse medo que eu tenho.

    • Rosangela:

      É Suzana, nossas mães são irmãs, mas cada caso é um caso, já li vários relatos e pessoas que tiveram filhos normais, e uma amiga minha é filha de primos, ela e o irmão dela são perfeitos… A decisão cabe somente a você. Tenta marcar uma consulta com o geneticista, AS VEZES ele poderá te ajudar.
      Boa sorte! E querendo saber de mais alguma coisa, escreve.

    • catya de jesus:

      Medo de quer amiga de ser feliz?

  • Suzana:

    Gente, quem e casado com primo de 1° grau e tem filhos e se tem, tem quantos filhos?

    Namoro com meu primo de 1º grau, mas agora parece que eu estou sustando com medo de ter um filho, e o meu maior sonho e o dele também e term filhos, por isso gostaria de saber das pessoas que já tem filho com primos de primeiro grau, se fizeram exames antes tomaram remédios, se tem um médico para indicar para eu ficar mais tranquila ou me destemperar de vez.
    Li em algum lugar e isso me deixou mais preocupada que primos de 1° grau onde as mães são irmã é mais perigoso do que se fosse a mãe de um e o pai do outro irmãos, ou os pais sejam irmãos.
    E o meu caso nossas mães são irmãs.
    ME AJUDEM POR FAVOR, porque eu estou quase perdendo meu namorado por causa disso tudo que eu fico pensando.

    • Rosangela:

      Oi Suzana!

      Sou casada com meu primo de 1º grau e já escrevi algumas coisas aqui! Bom, também li em um site que quando as mães são irmãs as possibilidades de termos filhos com problemas é maior, mas não especificaram o porque. Tenho uma filha de 7 anos e ela nasceu com sindrome de Ehlers-Danlos (ela é muito flexivel)é o único problema que ela tem. Quando resolvi engravidar não procurei nenhum médico, somente depois que ela foi diagnosticada com esta síndrome. Fui encaminhada para um geneticista, que foi curto e grosso, apenas me perguntou se havia algém na família com o problema, disse que não, então, ele me perguntou se havia algum parentesco entre eu e meu marido, e não me perguntou mais nada, disse que era por causa de sermos primos, e que não deveriamos ter outro. Verdade, mentira, não sei. Queremos muito ter um outro filho mas o medo não deixa. Acho que escrevi demais(rsrsrs). Cabe a vocês a decisão, mas já te digo que até mesmo com os médicos você poderá sofrer com o descaso e o preconceito. Abraço e muito boa sorte!!!!!!!

  • Cris:

    meu maior sonho é ser mãe, e estou abrindo mão dele pra ficar com meu primo. não por sermos primos de 1º grau, mas por ja termos casos de cegueira e surdez na familia por causa de 2 primos q tiveram filhos… e a deficiencia passou para a proxima geração tambem com um casal q não era primo… tenho medo d+… estou morrendo por dentro só de pensar q não vou poder ter filho… As vezes penso em colocar nas mães de Deus e tentar, mas é um risco mto grande e um culpa pro resto da vida caso não ocorra o esperado…

    • Marcelo Soares:

      Cris,

      Também namoro com uma prima de 1º e por causa disso, já fiz várias pesquisas na web sobre o assunto e o que mais se lê é a preocupação com o histórico da família. Para casos onde há pessoas com os tipos de deficiência que você citou, o risco de filhos nascerem com os mesmo problemas é maior. Nesse caso, pra você que deseja ser mãe, abrir mão disso é realmente um grande sacrifício.

      Que Deus lhe fortaleça.
      Um abraço.

  • tania alves:

    Bom, eu também sou casada com meu primo a mãe dele é irmã da minha mãe, depois de ter visto esta pesquisa feita por cientista fiquei mais tranquila, pois as pessoa só faz me colocar pra baixo, falam que eu não posso ter filhos porque vai nascer deficiente e isso me deixa muito triste porque ninguém é deus pra adivinhar como vai nascer uma pessoa.

  • Suzana:

    Oi galera, as pessoas que são casadas com primo de 1° grau, foram se consultar em um médico primeiro?

    Meu medo de casar com meu namorado que é meu primo de 1° grau, e por causa do filho, meu sonho é ter 2, mas tenho muito receio de le nascer com algum problema.

  • Nery:

    bom meu nome é nery tenho 16 anos.
    a minha primeira namorada doi minha prima de primeiro grau
    depois dela ja tive algumas namoradas mas quem eu amo mesmo é minha prima so que tem um problema. a alguns anos minha prima pedio a mãe dela pra namorar comigo e a mãe dela não deichou.
    disse que ela podia namorar qualquer pessoa menos eu.
    so que ja faz muito tempo e agora eu to me encontrando com minha prima de novo. e ela ta com medo de pedir a mãe novamente pra namorar comigo.
    ela tem medo da mãe dela proibir agente de se ver.
    o que eu faço ?

    • Juliana:

      Ola meu nome é Juliana, meu pai e minha mae sao irmaos dos pais do meu primo que é meu namorado a 3 anos, oke eu faço estou com suspeiita de gravidez e so tenho 15 anos e ele tem 18 anos, nossas maes nao aceiitam, ja nossos paiis siim…
      espero que alguem me ajude… bjoos Juliana

  • moises:

    olá patricia aqui e o moises eu tambem sou casado com minha prima. a idade acho que ñ tem nada a ver pois uma gravidez sempre e bem vinda, eu tenho certesa q papai do ceu vai ter dá uma criança linda e saudável.ok!

  • chisthiane:

    sou casada com meu primo ha 12 anos ;no começo nao foi facil mas agora somos muito felizes temos um filho de 12 anos e ele e perfeito .tenho vontade de ter outro mas ainda tenho receio fico com medo do segundo nascer com problema mas vou me imformar para saber melhor …..bjs para todos

    • Rosangela:

      Se você souber de algo informa aqui.Tbém sou casada com meu primo há 16 anos, tenho uma filha que tem sindrome de ehlers-danlos (ela é muito flexivel). Tenho muita vontade de ter outro mas tenho medo…

  • Drielly:

    Olá…
    Eu amo o meu primo mais eu tenho namorado so q o meu namorado me bate muito ao contrario do meu primo ele e muito carinhoso. Mas tem um porem antes do meu pai falece ele me deixou nas mãos no meu namorado e com isso eu tenho medo de der errado cm o meu primo, eu to 2anos cm o meu namorado. O Q EU FAÇO?
    EU AMO O MEU PRIMO!

    Ass:Drielly
    Te@mo Franklin

  • Patricia:

    Se possível, me ajudem!!
    Sou casada com meu primo de 1º grau,nos casamos tem 5 anos e agora estou com 41 anos e descobri que estou gravida.
    São dois fatores agravantes: minha idade e o parentesco, tem chance de nascer normal?

    • Rosangela:

      Olá, Patricia!
      Sou a Rosangela que postou o comentário abaixo. Entendo a sua peocupação. É complicado dizer aqui sobre chances, acho que vocês tem todas as chances do mundo, mesmo porque agora não há o que fazer!! Te digo que tenha fé, porque Deus não dá nada na nossa vida que não possamos suportar. Curta sua gravidez tenha fé que tudo dara certo. Grande abraço.

    • Patricia:

      Rosangela, obrigada pelo seu comentário, mas infelizmente eu perdi o bebê.
      Deus sabe o que faz né???
      Bjs

  • Rosangela:

    Sou casada com meu primo(nossas mães são irmãs)há 16 anos, tenho uma filha linda de 7 anos, ela é super inteligente mas nasceu com hiperflexibilidade das articulações,mas, isso não compromete em nada a vida dela. Disseram que era por causa de nós sermos primos, mas minha vizinha tem os mesmo problema e os pais delas não tem nenhum parenteco.Achei uma matéria que diz: Deus deu então regras ao povo para desencorajar as pessoas a se casarem com pessoas com o parentesco muito próximo ou mesmo muito distante. Casamentos entre primos, tais como Isaque e Rebeca eram comuns. Esse tipo de casamento nunca foi condenado nas Escrituras. Achei tbém ICrônicas 23:22 que diz” Eleazar morreu sem deixar filhos; teve filhas que se casaram com os primos delas, filhos de Quiz”. Isaque tbém se casou com sua prima Rebeca e tiveram filhos e nada foi relatado que eles nasceram com problemas e que Deus não abençõou seu casamento. Nós que somos casados com primos de 1º grau corremos os mesmos riscos que uma mulher que engravida após os 40 anos. No meu caso gostaria de engravidar novamente mas por conta desse problema com minha filha fiquei um pouco com receio, mas não me arrependo da filha linda que tenho, conheço casais que tiveram filhos e que não houve nenhum problema. Abraços

  • Emeliana:

    Então namoro tambem com meu primo de primeiro grau,mas minha mãe nau aceita ja pedi varias vezes pra ela deixar só que ela ensiste em não deixar entau agora eu namoro escondido,mas queria muito que ela deixasse assim eu seria muito feliz…mesmo assim ela não deixando não irei desistir dele quero ele pra sempre..amo o muito..
    bjus..
    Eu te amo DAVI

  • Emeliana:

    oi pessoal eu namoro com meu primo a 8 meses,mas minha mãe nau aceita, pq eu só filha de primos e ele é meu primo de 1º grau ,mais eu amo muito ele e quero ele pra sempre..
    Pelo amor dele eu vou ate o fim..
    assim:Emeliana ..

    TE AMO davi cavalcante pequeno
    bjus

  • teresa:

    to na mesma situacaoo to ko meu primo mais uma coisa sooo!DEUS SABE TUDO E SO KERE NO BEM….e so vose pidirr para ele con feaaa! eu penso a deus ke se nao e a pesoa certa para min ,porrke ele so sabe , ela nao leva voce para un caminho enrado mai certooo victoriaa….viva jesus christooooooooooooooo

  • Joice:

    Olá eu sou filha de primos de 1º grau e estou namorando meu primo de 1º grau. será q pelo fato de eu ja ser filha de primos me impede de ter filhos com meu primo???
    ME AJUDEM POOOR FAVOR!!!

  • Cristina Rahmeier:

    OI gente minha historia é mtu engrassda tbm..Neste ano (2011)fui na festa de 1 ano de um primo meu e la estava o irmão dele.Eu achei que de começo não ia dar nada pois meu primo apenas (bom eu nem sabia que ele era meu primo pq eu nunca vi ele antes só nakela festa)…A gente começou a se falar e vimos que eramos primos de 2° grau..Conversa vai conversa vem sempre por msn até que um dia peguei e contei que eu estava realmente apaixonada por ele e ele por mim..vai fazer um tempinho ja que estamos de rolo..eu tenho 16 anos e ele vai fazer 17 ..Mas é uma coisa mais forte que a gente..Eu estou muito feliz e não tenho nenhum medo em relação a se a gente chegar a ter relaçoes e filhos etc..Pois meus avós são primos e tem 4 filhos lindos e saudaveis um deles é a minha mãe..Bom o unico problema é nosso medo em relaçao a familia..Mas estou mtu feliz com ele e espero que todos que estejam com seus primos tbm =)..Beijão a todos

  • karla kristinna:

    meus pais são primos de primeiro grau e tiveram 10 filhos perfeitos.eu tambem sou casada há quase um ano com um primo de primeiro grau,fiquei sabendo que se um tem o sangue positivo e o outro te o sangue negativo o filho nasce com problemas isso é verdade?

  • camila:

    ola eu me chamo camila tenho 23 anos e sou casa com meu primo ha 7 anos nosas geraçoes sao muito diferente ele e meu primo de 5 grau somos muito felizes graças a deus
    mais para completamos nos vidas so esta faltando um bebe
    nos nao tentamos ainda mais sei que deus esta sempre com nosco e eu acredito muito .pois nois iremos construir uma familia linda se deus quizer ele quer e nos tambemmm.
    Renato amor da minha vida.

  • valbueno:

    eu sou o valmir e tenho 22 anos
    e a minha prima se chama pamela ela tem 14 anos
    eu amo muito ela eu fui o primeiro namorado dela
    quando ela tinha 13 anos nois ja fez amor
    e nao consigo viver sem ela
    ela nao gosta mais de mim
    mais eu amo ela e nao consigo tirar ela da minha cabeça
    a minha familia esta meio desconfiado pq eu tenho muito
    cdiumes dela eu nao gosto q ela fala com uns meninos da rua dela..
    quando eu vejo eu fico me mordendo de raiva as vezes da uma vontade de gritar na rua oq eu sinto por ela
    mais eu nao tenho coragem de falar pra mãe dela
    eu tenho medo q a mãe dela e o pai dela faça alguma coisa ruim com ela
    e chamem a policia pra mim

    ME AJUDEM POR FAVOR EU AMO ELA DE MAIS QUE TD NESSE MUNDO

  • Natalia:

    olá pessoal,sou casada com o meu primo a seis anos,somos evangelicos vai fazer três anos,no inicio eu pensava que era errado mas Deus tirou esse pensamento da minha mente e Deus tem nos abençoado tremendamente,graças a Deus a nossa familia nao foi contra todos apoiaram,hoje estou gravida de seis meses e tirei minha primeira ultrasonografia com três meses o medico disse que estava tudo bem,estou muito feliz porque primeiramente eu tenho confiando no TODO PODEROSO,a Palavra de Deus fala que todas as coisa contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.
    queridos amigos confiem em Deus porque Ele é Fiel.
    Que Deus vos abençoe!!!

    • miciela:

      eu tbem so envangelica aceita meu msn paa gente falar sobre prrimos pk to na mesma situacaoo ….beijooo ke deus te guarde

    • Natalia:

      OI querida,gostaria de te dizer que Deus está sempre ao teu lado,e Ele vai te dar Vitoria.
      vc disse que está na mesma situação que a minha,mas nao entedir muito bem,o seus pais te apoiam nessa sua decisão, vc tem alguma duvida de casamento entre primos.Que Deus te abençoe, bjs…paz

  • Rosemeire:

    Ola tbm sou casada com primo a 4 anos e somos muitos felizes em 2008 perdi meu bebe aos 5 meses mas vamos tentar de novo e seja o que Deus quiser

  • Stephanie:

    Olá, minha historia é engraçada, fui na paraíba onde a família da minha mãe mora, lá reencontrei u primo meu que não o via a 14 anos, me apaixonei por ele e ele por mim, ele morava no rio de janeiro e eu em imperatriz no maranhão. Decidimos namorar, porém eu estava com muito medo de contar para meu pai, que pra mim ele jamais deixaria, depois de enrolar meu primonamorado por 6meses para falar com o papai o melhor aconteceu, toda família nos apoiou! Graças a DEUS.
    Hoje estamos pensando em casar, porém vem o medo de uma criança com problemas, não que isso seja um problema, mais a minha vida em si já é um problema, tenho diabete e tenho medo que a probabilidade de vir uma criança com problema seja ainda maior devido meus problemas! E agora, o que eu faço?

  • .:

    …Quando a gente era criança a gente brincava e pelo menos eu não sentia nada de mais pelo meu primo, apenas um gostar e uma amizade de criança, mas depois que fomos entrando na adolescência, com uns 14/15 anos, começamos a sentir um algo a mais um pelo outro.
    Estou com 21 anos e começamos a ficar já tem uns dois anos. Não moramos na mesma cidade, a gente só se encontra nas férias ou quando tem algum evento de família. Porém, quando a gente se encontra o negócio explode! rs… Junta a saudade com o desejo, e também tem toda aquela coisa de ser proibido, apesar de uma parte da família saber, tem uma outra parte que não sabe, então temos de ser discreto. Adoro esse clima…
    Eu gosto muito dele, do mesmo jeito que ele diz que também gosta de mim,temos bastante afinidade,intimidade, e já tivemos relação também, me senti muito segura e querida, ele foi calmo, carinhoso, demonstrou um respeito enorme por mim, e isso foi um momento muito gostoso e único.
    Eu não sei até onde isso vai dar, ou se isso vai durar, até porque é complicado, pois moramos longe, só sei que no momento eu queria muito que desse certo! Não acho que nossos filhos teriam problemas genéticos, pois ele é meu primo de segundo grau, e depois a mãe dele é filha de um segundo casamento do meu bisavó.

  • heber:

    Hoje conversamos com uma geneticista, e eu e meu marido (primo de 1 grau), e recebemos a seguinte orientaçao> se temos algum caso de sindrome na familia, se existe alguem com cancer, ou albino, e no nosso caso nao existe, ela nos disse que para haver a possibilidade de o filho nascer com problemas depende do historico genetico da familia. Como nao existe nada disso em nossa familia, ela nos orientou que o nosso risco e de um casal comum.

  • Anna Carolinaa:

    Olá galera…Eu gosto do meu primo faz um tempinho já…E agora depois de tantos desencontros nós resolvemos namorar e esse romance já faz um ano…Minha mãe não aceita esse relacionamento…Mais eu já entreguei tudo para DEUS e é o SENHOR q comanda as nossas vidas…E tenho certeza q tudo vai dar certo..Nós vamos nus casar e ter nossos filhos e com fé em DEUS todos eles vão nascer com muita saúde…

    MAIS nunca se esqueça lute pelo seu amor sempre…E coloque o SENHOR na frente de todos os seus caminhos!!!

    PAIXÃO eu te amo muito,e vc é o amor da minha vida!!

  • ana:

    eu casei com meu primo estou com ele a 10 anos temos uma filha de cinco anos ela nasceu perfeita eu amo ele

  • AlVARoo.. da FEEE:

    Galera estou aqui.. so pra dizer em poucas palavras meu sentimento pela MInha NAMORADA.. Prima.. de primeiro grau.. Voce minha FE… Funciona assim.. Voce ja sabe que voce ama seu primo ou sua prima.. porque foi assim que aconteceu comigo… (talves aconteça com vc tambem).. tipo que desde pequenino… por mais que voce sejA inocente voce sente uma coisa diferenciada.. sem malicias.. Desejos.. Simplesmente AMOr.. de verdade.. eu desde pequenino.. sei la.. quando eu tinha 15 ou 14 anos (hje com 19). ligava pra ela depois do natal.. que passavamos juntos.. e simplesmente dizia “estou te ligando pra ouvir sua voz”.. e isso nessa idade é o sentimento mais puro.. sem malicias.. sem nada.. so o AMOR.. e hoje.. depois de tempos e tempos… conversamos sobre nosso sentimentos… abrimos o jogo.. PORQUE QUANDO SE AMA.. NAO CONSEGUE ESCONDER… ADIAR SIM.. MAIS UM DIA.. CONCERTEZA ACONTECE.. ee depois dessa conversa.. o principal foi a RECIPROCIDADE.. dos nossos sentimentos… nao tem nada melhor voce amar alguem.. sabendo que ela te ama com a mesma intensidade… indiferentemente se ela for Prima… vizinha… ou freira. (Foi longe ein!!) e resumindo..Estamos Juntos.. nunka fui tal feliz com alguem… sempre que me perguntao se eu a amo de verdade.. primeiramente eu digo que nao ia fazer o que estou fazendo (fikar, namorar a PRIMA) se de fato nao a amasse Mais que TUDOO … e depois digo.. que é um sentimento.. SObrenatural.. é Incrivel… de verdade…. nao tem explicação so sentindo… e voces ai concerteza sabem do que estou falando… é isso ai galera.. se vc ama algguem primo ou nao.. NUNKA desista do ser.. (a nao ser que o outro (a) nao te ame) porque se nao la na frente voce vai fikar com alguem infeliz.. porque voce nao vai ama-lo como amou o outro.. isso ai..

    Tudo isso pra tentar expressar o que sinto pela MINha FE>.. MINha.. pra TODo o SEMPRE.. “Enquanto eu respirar.. amo, quero, desejo VOCE”!!! BeiJundinhass…. Amo Voce… e u sabess..

  • Mel:

    Namoro meu primo ja fz 3 anos isso com brigas e separacoes… e impossivel me separar dele estamos acostumados um com o outro e com os problemas mesmo que familiar um do outro… foi uma barra enorme para nossa familia aceitar mas mesmo assim eles nao apoiam e nossos amigos entao nem se fale! nos amamos demai… e nossa ultima pauta eh se teremos filhos nossos ou nao pelo risco de terem doenca… nao vejo problema nisso mas seria melhor q existisse cura ou tecnologia para q isso mudasse…

  • isabela:

    eu namoro com meu primo a7 meses ele é a pessoa que eu mais amooo no mundo foi muito difícil porque meus pais não aceitaram no começo eles afastaram ele de mim pra ver se eu esquecia ele mais não adiantou amooo ele mais ainda
    agora depois de varias brigas eles aceitaram nosso namoro tenho fé em deus que tudo vai dar certo daqui pra frente

  • Drielly:

    Eu to gostando do meu primo, mais eu tenho um namorado eu to indecisa mais quem u amo mesmo e o meu primo eu preciso de ajuda a minha ñ vai deixar eu namora com o meu primo o q eu faço?

    • darlyson Cristian:

      DRIELLY não tome nem uma decisão sem seguir o caminho do seu coração para vc não se arrepender la na frente…
      espere o tempo passar para ver no que vai dar esta vem bjos….

    • irineu akiles ferreira gomes:

      eu namoro minha prima nossos pais sao irmaos maiss eu a amo muito . minha procupaçao é com nossos filhos Deus abençoe nosso namoro.

  • JAQUELINE SILVA:

    Sou casada com meu primo, dei a sorte de ninguem da minha familia ir contra, meu tio mesmo disse ao meu pai, que ainda bem que me apaixonei por alguem que já era conhecido que nao precisava nem de analisar se era gente boa ou nao, sou a mulher mais feliz do mundo com ele. Na verdade nos completamos, mas eu confeço que tenho medo de engravidar e nem adianta esconder isso, pq acho que é uma preocupaçao de todos que se casam com seus primos, mas a orientação é procurar um geneticista e fazer o exame cariotipo de casal.

  • darlyson Cristian:

    oi…
    estou aqui para falar que estou namorando com a minha prima e que estou completamente apaixonado por ela. mas tenho certeza que a meu pai não vai aceitar. mas eu não vou desistir desse amor pois a minha Fé em Deus vai fazer eu vencer todas as barreiras que vier em nossa frente e que me decupem os meus familiares pois não irei abrir mão do amor da minha vida…
    e espero o mesmo de vocês…

    não vire as costa para um amor que um dia sera bem visto por todos… e pense que você sera um grande vencedor…

    ass:DARLYSON CRISTIAN

    MICHELLY EU TE AMO… meu S2.

  • darlyson:

    bem Cassiano…
    vc agora tem que assumir a sua responsabilidade e o seu namoro se vc ama ela realmente lute por esse amor mesmo que vc passe por dificuldade…
    o importante é que agora vc vai ser um bom pai …
    Deus te abençoe.

  • Rosania:

    Olá! Eu também já me envolvi com um primo de 1º grau, garanto que foi melhor que outras pessoas, mas acabou.
    Agora estou envolvendo de novo com outro primo também, mas confesso que tenho medo, pois esse está mexendo comigo de verdade. Não sei se assumo ou fujo, apesar de saber que a vida é minha, tenho medo do que minha mãe, e minha tia vai dizer, elas são muito caretas e podem tentar acabar com esse lindo sentimento.

  • leidy:

    passei muitas lutas e sofrimentos para chegar até aqui, eu amo meu primo de primeiro grau meu pai é irmão do pai dele, temos rolo desde que eu tinha 17 anos e ele 16 sempre que passava ferias na sua dele ate que foi fortalecendo nosso amor e vimos que nao tinha como ficar um longe do outro, nossa familia nunca aceitou fiquei de mal com minha mãe mudamos de cidade, minha mãe queria nos afastar, e ja tinha um ano que tinha assumido nosso namoro a familia dele também era contra, quase entrei em depressão, porque nao sabia se eu abriria mão desse amor, até que dessidimos morar juntos fugi de casa passei dias oriveis chorando muito por magoar minha familia, mais com o passar do tempo todos aceitaram minha mae ja aceitou minha familia tambem estamos felizes ja ha 2 anos de casados tenho 23 anos hj e pretendemos ter filhos sim com a honra e cloria do senhor jesus tenho muita fé… se vc ama de verdade lute pelo seu amor, porque passe o tempo que for você nao vai esquecer, nao abra mão da sua felicidade e tenha fé em deus que ele vai te ajudar… beijoss boa sorte pra todos

  • Ilmara:

    Oi gente tudo bem?

    Então estou aqui para mostrar a todos o amor que eu e meu primo sentimos um pelo outro.Foi muito dificil no inicio do nosso namoro,porque além de sermos primo ele é 13anos mais velho que eu, porém mesmo contra a vontade de alguns, namoramos 1 ano e 10meses, logo após nos casamos.Estamos casados 6 meses.Com a graça do senhor Jesus teremos nossos filhos, e que seja feita a vontade do pai em nossa vida, pois se estamos juntos na presença do Senhor ele nos abençoará, aliás, nos abençoou no dia do nosso casamento para todo o sempre, amém.

    PS= Não deixe a pessoa que vc ama por causa do ponto de vista das pessoas, pois essas pessoas que não querem sua felicidade,mal conhecem o que voce carrega no seu coração.Não conhecem o quão é grande amor de primo,é simplesmente mágicoooooo….BJOS

  • Paulo Henrique:

    Cassiano …. Se vc gosta realmente dela …. fik com ela não importa o quanto isso vai custar… o importante é ser feliz… enfrenta as dificuldades com paciência em e espera no SENHOR…Eu namoro com minha prima de primeiro grau… já terminamos uma vez por causa do que os outros falavam… Mais agora estamos muito bem…. Muito felicizes com tb… Mais no começo foi muito dificil… Mais estamos vencendo….Fik com DEUS !!!

  • cassiano:

    Ola meu nome e cassiano e eu tbm namoro uma prima , eu tenho 25 anos e ela tem 15 . ela esta gravida de 1 meis minha familia nao sabe !!! nem q ela esta gravida muito menos q agente namora !! o q eu faço agora ??

  • Merilaynne:

    olá pessoal ! Eu tbm namoro com meu primo de primeiro grau,o pai dele é irmão do meu pai; e estamos juntos a quase 2 anos mas enfrentamos desde o inicio muitas dificudade para ficarmos juntos,pois muitos da minha família não aceitam e por eles terminamos várias vezes nosso namoro e ficávamos escondidos áté que eu passei uma grande tristeza em minha vida e ele sempre esteve ao meu lado no momento em que eu precisa,enquanto certas pessoas pessoas da minha família muito mal me telefonava e perguntava se ue tava bem mas não esavam presente em minha vida com ele me trazendo força em seu sorriso…então percebi que temos quer dar valor a quem nos ama e estar sempre perto de quem nos faz bem e o resto que so sabe julgar e condenar eles se resolvam com Deus pq nunca mais vou abrir mão da minha felicidade pra agradar quem não me estendeu a mão na minhya tristeza.Fazemos planos de casar mas tbm temos medo do bebe nascer deficiente.Mas não tão necessário termos medo do medo mas o importante é acreditar que precisamos viver pois nossas experiencias nos darão forças para vencer novos desafios pois pensaremos:se venci aquele problema vencerei tbm esse !orem por mim !bjos

  • Ana Larissa:

    Ola pessoal, a pouco tempo comecei a me envolver com meu primo de 1 grau.o que sentimos um pelo outro é inesplicavel, estamos pensando em nos casar e ter um filho mais eu tenho medo de nosso filho nascer com algum problema.pois nossa familia é toda contar, não sabemos mais o que fazer para superar.se vc ja passou por algo parecido nos ajude!

    • emily nunes de souza:

      estou completamente apaixonada pelo meu primoo de primeiro grau mais naoo sei oq eu fa;o pq minha familia ‘e totalmente contra e ele ta disposto a enfrentar qualquer coisa por nois mais naoo sei oq meu pai seria capaz de fazer se descobrise preciso de ajuda…

    • emily nunes:

      meu primoo ‘e dez anos mais velho q eu e meche com essas coisa erradas issoo tbm seria um dos motivos pra minha familia naoo aceitar minha prima mais velha diz q estou iludida e que isso vaii passar tenho apenas 15 anos mais tenho certeza do q eu queroo ele disse q iria sair dessa vida por minha causa q quer ser feliz comigo,terminamos varias vezes por causa da minha mae mais ela vioo q estou sofrendoo muito e que a separancao entre nois naoo esta adiantando demos um tempo pra ver se ‘e isso mesmo q ele qr daki um mes iremos ver se ele saiu ou nao se saio vamos revelar pra familia.desejam boa sorte pra nos e entrarei em contato quandoo souber o re4sutadoo =)

  • Pati:

    Oi… Passo por situaçoes parecidas. Desde muito cedo sinto uma atraçao muito grande pelo meu primo de primeiro grau (filho da irma de minha mae). Quando cresci o encontri em alguns lugares, e aconteceu de a gente tranzar, curtimos muito e com isso marquemos alguns encontros. Me preocupo pois a poucos dias tranzemos sem preservativo e a sim a possibilidade de eu estar gravida, me preocupo pois so tenho 17 e meu primo nao tem coragem de me assumir para a familia. Mesmo se eu nao estiver gravida nao sei se continuo com essa historia, pois posso sempre me apegar mais por ele.

  • Pauloohen:

    Pessoal…. Tb namoro com uma prima de primeiro grau…. no começo foi muito dificil…. Terminamos por causa da pressão … Esse ano estamos junto…. Graças a DEUS td melhorou… Estamos muito felizes…

  • moises:

    olha sou casado com minha prima e nao vejo problema algum pois eu ha amo muito e pretendemos ter filho. se vc amar uma prima nao vejo problema em se casar com ela.

  • Suzana:

    Camila que Deus ilumine esse seu filho que vai nascer… por favor quando ele nascer te noticias!
    Namoro com meu primo de 1ºgrau a 2 anos emu maior medo e ter filhos…
    A 3 caso na minha familia todos os filhos nasceram normal espero que isso ocorra comigo também e com vc!

  • Camila:

    Ao cubano, rapaz preocupado com a aprovação de Deus ou não na união entre primos, na época de abrão e sara, alguns mil anos antes de Cristo, o casamento entre parentes (primos) era normal, cito como exemplo o próprio Abrãão e Sara, eram primos e se amavam demais, foram eleitos da promessa de constituir uma grande nação, entre muitos outros.
    abraços

  • Camila:

    olá!
    A partir dos comentários daqui me sinto mais a vontade para expressar minhas dúvidas e medos.
    Estou grávida de meu primo de 1° grau por parte materna, minha tia (mãe dele) é irmã de minha mãe. Nos envolvemos por um periodo de meses e acabei engravidando, estou agora com 5 meses de gestação, nosso bebe mexe muito e de acordo com as ultimas ultrassonografias tudo está bem, mas isso me conforta pouco, não mais do que minhas orações e súplicas a Deus pra que meu filho seja perfeito e saudável. Uma médica que era de minha confiança me abalou ao dizer que conhece um casal de primos que têm 3 filhos imperfeitos, ao passo que outros dizem que as chances não são tão grandes assim, enfim, tenho andado a cada dia de gravidez preocupada com meu bebe, lendo artigos sobre cosanguinidade e podendo apenas entregar nas mãos de Deus sabendo que se alguma acontecer com meu filho me sentiria culpada por ter me relacionado com um primo.
    abraços

  • dediana:

    Olá gente!depois de ver todos esses comentarios mim enteresei em escrever o meu.Gente sou casada á 3 anos com meu primo de 1º grau nos amamos muito,estamos pretendento ter um filho; mauis confesso que tenho um pouco de medo!!!O Que faço?

  • VIVIANE ARAÚJO:

    ola pessoal eu namoro com meu primo cai fazer 2 anos somos primos de 2 grau sou muito feliz com ele não sei se a familia dele aceita mais o que realmente importa o que importa é o amor que temos um com o outro que Deus nos abençõe a gente e que tenhamos filhos lindos e abençoados quero ter 2 filhos lindos com ele….
    quero dizer que nunca desista pois Deus esta comtigo….

  • Elaine:

    Olá Pessoal!
    Namorei com um primo quando eramos mais jovens(fui morar em outra cidade com minha tia,mãe dele). Sem coragem de enfrentar nossa família, nunca assumimos nada. Nos separamos. Voltei pra minha cidade e passaram os anos. Ele casou, teve um filho lindo, que hoje tem 2 anos. Eu também casei e tive uma filha que está com 3 anos. Numa dessas viradas da vida, ficamos solteiros. Eu fui lá na cidade dele, fazer uma visitinha para ‘nossos’ parentes…. Nos reencontramos, estamos juntos e felizes. Vamos ter filhos sim, claro que com auxílio de uma médico que entenda do assunto. Mas o que quero dizer é: O que vale é o amor que temos uma pelo outro, e vamos saber compartilhar isso com nossos filhos de uma forma completa!!!!
    Abraços

  • Renata:

    OLA…
    SOU A RENATA … JA PASSEI POR AQUI ALGUM TEMPO ESTOU AQUI PARA DIZER DE COMO ESTOU DEUS DO DIA QUE ME ABRI AQUI E CONTEI UM POUCO SOBRE A MINHA VIDA ESTOU VENSENDO A CADA DIA UM POUCO MAIS O TABU Q PRIMOS E ´PRIMOS NAO PODEM FICAR JUNTOS PASSEI POR MAL BUCADOS BRIGUEI CHOREI MAIS EM FIM HOJE ESTOU MUITO FELIZ PQ MINHA FAMILIA ACEITARAM O NAMORO E JA LEVAM QUAZE Q NUMA BOA ELES AINDA NAO SE FALAM E NEM EU FALO AINDA COM A MINHA MAE E COM A MINHA TIA MAIS AOS POUCOS EU VOU MOSTRANDO A ELES Q O HOMEM DA MINHA VIDA E O MEU NAMORADO Q EU AAAMMO DE MOOAOTAO;;;;;;;;;
    DEPEDENTEMENTE SE ELE E MEU PRIMO OU NAO EU O VEJO COMO UM HOMEM E NAO COMO UM PRIMO
    A E ALIAS NEM QRO TER FILHOS E ALGUM DIA EU MUDAR DE IDEIA EU VOU PROCURAR UM BOM MEDICO E VOU SEGUIR SUAS RECOMENCOES
    SE MEU FILHO VIR COM ALGUM POBLEMA NAO VOU DEIXA-LO DE AMA-LO MENOS OU MAIS …. O IMPORTANTE Q VAI SER FRUTO DE UM AMOR LINDO COMO O NOSSO AMOR ;;;;;;;;;;;
    BJJJJJJJJ

  • Suzana:

    Olá então Carol,
    Eu namoro com meu primo de primeiro grau, a mãe do meu namorado e irmã da minha!
    Começamos a namorar sério a 2 anos, mais desde do meus 15 eu ficava com ele hoje tenho 19anos.

    No começo fui muuuuuuuuuito difícil, mas graças a Deus provei a todos que era amor de verdade, e todos os familiares tiveram que aceitar.

    Meu único e maior medo e a questão de ter filhos… mas seja o que Deus quiser, a pessoas que eu conheço que são primos de primeiro grau e tem filhos perfeitos.

  • Carol:

    Olá pessoal, vendo todos esses comentários fico mais aliviada e feliz, embora não tenha visto nenhum caso parecido com o meu,hehe. Bem o q acontece é que namoro o meu primo de primeiríssimo grau, digo isso pq meus pais são irmãos dos dele,sou completamente apaixonada por ele e ele por mim, confesso que por vezes eu tentei esquecê-lo, mas é IMPOSSIVEL, comprovado…os preconceitos são muitos, pela questão dos filhos, esse é meu medo, mas quado tenho esse medo, o que me vem a mente é: Deus existe e quer me ver feliz, se um dia eu for presentiada com um filho perfeito, isso me deixará feliz, porventura acontecer o contrário, eu o amarei do mesmo jeito! Então o que fazer é amar a quem Deus lhe permitiu, deixa que do resto Ele cuida! Beijos para todos

  • jocelly:

    Eu amo meu primo mais nem minha mae nem a dele proibe nos dois ficar juntos isso ja esta uma chatisse minha vontade é de jogar tudo por ar e sumir de vez mais é claro que ñ vou fazer isto pq eu sei que um dia elas vão aceitar com fé em deus. ñ estou com ele pq nossa mãe não quer mas vai chegar um dia que voutomar minha decisao. que se dane todo mundo eu quero é viver minha vida bjs para todos e boa sorte para mim e para vc

  • Talita:

    Gente não desistam de lutar pelo amor…
    a menos de dois meses reencontrei um primo que faziam mais de 10 anos que não nos viamos e tipo … Foi amor a primeira vista, alguns da familia não quiseram aceitar o nosso namoro
    mas, continuamos juntos, luntando! E agora dia 10 de julho vai fazer um mês que estamos namorando, e o amor que sentimos um pelo outro só faz aumentar cada dia mais, já pensamos até em casar!!
    Por isso eu digo, se o amor for verdadeiro lutem por ele que vale a pena!!!

    Boa sorte^.^

  • Carlos barbosa:

    gente pelo amor de Deus o que eu faco
    eu e minha prima nos conhecemos numa cidade da paraiba depois que eu conheci ela eu fiquei apaixonado como eu nunca tinha ficado na minha vida a gente nao largava um ao outro la eu moro em campina grande na paraiba e ela mora em sao paulo eu quero muito namorar com ela mais eu nao sei o que fazer pra ela perder um medo que ela tem que é da familia da gente ela diz que eles nao vao aceitar ela te 13 anos e eu 17 eu nao consigo esquecer ela o jeito dela o cheiro dela mais agora eu nao sei o que fazer se eu converso com nossa familia ou se esse sonho tao lindo entre eu e ela acabe assim

    por favor gente me ajude é serio eu preciso saber o que eu devo fazer nao aguento mais ficar sem ela..

    • pamela:

      oiii n dessista da sua prima nao se vc ama vai em frente eu passo pela mesma situaçã e as nossas familias descobriro e quer separem a agente soq tipo agente tha juntoe vai luta por isso
      soq a familia cai em cimaa entendee seja forte pq tem hora q da vontade de joga tdo pro alto mais qdo se tem amor nada é impossivel aos olhos de quem tdu veeee!! boa sor teeeeeeee

  • Silva:

    fui casada 5 anos e me separei , tenho um primo que foi casado por dozes anos ,ele morava em um estado e eu em outro . ele tambem se separou e foi para goias , onde reencontrei ele, agente se viu , uma semana estavamos saindo , na outra viajando., nao nos descrudamos mais . ate que ele teve que voltar para o parana em dezembro , fiquei 1 mes e pouco longe dele, mas parecia eterno, em janeiro , latguei , casa , trabalho, familia , amigos , e vim morar com ele,. os pais ate que gostaram da ideias , ate final do ano vamos nos casar , pretendo ter filhos,pois ainda nao tenho se DEus quizer vai nascer perfeito . ele e 12 anos mais velho que eu e tem 4 filhos . mas nunca estive tao feliz em toda minha vida, …

  • carol:

    namoro com meu primo de 1º grau ha seis mese mas é contra a vontade de meus pais pois eles sao muito religioso e nao aceitam. tentamos nao pensar no que os outros acham afinal e as nossa vida quem tem que achar se e certo ou errado e nos! somos completamente apaixonados e mesmo que nao temos muita coisas a nosso favor o que vale realmente e o amor!!!!

    • marilda:

      Concordo com voce,siga em frente oq importa eh que vcs se amam e nao se importem com os preconceitos,eu sou casada com meu primo ha 2 anos e nos somos muito felizes e sei que Deus vai nos presentear com filhos perfeitos e lindos! Boa sorte para voces!

  • paula:

    Já namoro muitos anos com o meu primo de 1ºgrau,estou muito apaixonada é o grande amor da minha vida.Por ele sou capaz de fazer qualquer coisa.
    Com ele conseguir saber o que é amor ou amar verdadeiramente,gostaria muito de me casar com ele,mas o meu maior medo são as nossas famílias não aceita.O que eu deveria fazer????????

  • michelle:

    Oi pessoal,namoro a mais de 5anos com meu primo,mais não sei com eu conto para minha mãe.Esta chegando o dia dos namorados e gostaria de conta pra é ela,mais não sei como me ajuda.Obrigada.

    • marilda:

      Oi eu tanbem tinha esse medo e por isso quase perdi meu atual marido,entao nao tenha medo fala para ela encara de uma vez,quanto mais tarde eh pior!

  • chris:

    sou casada com meu primo de 1º grau á 08 anos,e temos uma filha de 04 anos perfeita e estou gravida do segundo bebê peço a Deus todos os dias que ele nasça perfeito como a primeira, após essa segunda gravides farei laqueadura,pois fiquei sabendo que apos a primeira gravides as probabilidades de poblemas geneticos são almentadas.

  • Ines:

    Oi, tenho 14 anos e amo um primo meu de 19 anos, ele diz também sentir alguma coisa por mim mas de a uns dia para cá (desde que falamos neste assunto) ele tem vindo a ficar diferente comigo, mais frio, não +e tão querido como era antes… Ele sempre teve grande preconceito entre namoro entre primos, somos primos de terceiro grau apenas, mas ele não quer, ele não acha correcto dois primos namorarem. E para complicar ainda mais, temos uma diferença de cinco anos, e ele sendo maior de idade diz que não é correcto namorar com uma miuda de 14, diz que se chama pedofilia, diz também que quer respeitar a minha juventude, mas eu quero é estar com ele, eu amo demais aquele rapaz. que devo fazer? me ajudem por favor!

  • Camila Ferreira:

    Sou namorada do meu primo. Minha mae aceito muito bem mais o meu pai que é irmao da mae do meu namorado no caso minha tia. Minha mae apesar de naao gostar da familia do meu pai nem se importou. Agora eu to desconfiada que esou gravida e nao sei o que fazer, to lendo todos os comentários de voces e estou mais confiante, se Deus quizer eu vou ter pois ele nao colocaria o meu primo na minha vida se nao fosse para sermos felizes agoora eu acredito que vai da tudo certo.

  • fernando:

    olá eu sou casado com minha prima há 1 ano e 4 meses
    ainda ñ temos filho acho até que nem vamos ter pois
    ñ sei quanto tempo mas eu vou a guentar fica com ela
    brigamos de mas todo dia quase sempre tem que ter uma descurrsão mas eu tambem amei minha prima um dia tive um sonho de ter um filho com ela mas infeliz mente ñ deu
    mas para vc que é casado com primo eu desejo toda sorte do mundo que o filhos de vcs sejá saudaves e perfeito com a grassa dde DEUS beijos para todos…

  • Luís Gustavo:

    Eu amo muito minha prima, eu não sei se ela vai querer namorar comigo, pois ela é muito religiosa.

  • joyce:

    oi meu nome é joyce tenho 15 anos ,tenho um primo de 20 anos ele morava em sao paulo só vinha pra ca de ano em ano dai um dia ele veiu pra morar dai foi se passando uns dias eu comecei a gostar dele com uns dias pra ca agente tinha ficado dai quando fui perceber ja era tarde de mais eu ja estava apaixonada por ele hoje agente se gosta muito muita gente fala pra mim tomar cuidado pra não engravidar porque se eu engravidar meu filho vai nascer deficiente só porque nois dois somos primos ligitimos eu estou com muito medo que isso aconteça estou querendo terminar tudo isso de uma vez falar pra ele que eu não quero mais ,mais eu não consigo é muito dificil pra mim eu não seio mas o que eu fasso estou desisperada e tenho mais um problema meus pais são muitos preconceituosos assim não minha mãe e sim meu pai eu tenho pra mim que ele nunca iria mim perdua se eu tivesse um filho com meu primo eu tenho primos que eles são casados mais eu não tenho como acabar com esse meu medo por que eles são casados mais não tenhe filhos ela ja tinha feiti ligãção MAIS ASSIM EU TENHO PRA MIM QUE SÓ HÀ CHANCES DO NOSSO FILHO NASCER COM DEFEITOS SÓ SE NOSSO SANGUE FOR COMPATIVEIS MAS NÃO SENDO EU ACHO QUE NÃO (só pesso que deus MIM ABENÇÕI NOS PROTEJA NAS NOSSAS DECISOENS FIQUE COM deus VC’S TODOS

    • sonia:

      minha querida não tenha medeo se vc achar que esse seu primo merece vc investe eu moro com meu primo d e primeiro grau a 18 anos temos uma filha de 17 e um filho de 15 perfeitos e vivemos felizes a convivência de primos parece ate ser melhor e mais carinho um com o outro abraços não abra mão do amor se realmente valer a pena

  • liane:

    sou casada com um primo de terceiro graum(o meu pai é primo da mae dele)nossas avós eram irmãs…quando engravidei pela primeira vez,minha gestação foi complicada e quando ele nasceu viveu apenas 1 hora…depois de 6 meses engravidei de novo e hoje tenho uma filha linda de 3 anos e agora pretendo novamente ter outro bebe.Prefiro acreditar que a perda do primeiro bebe foi a vontade de DEUS e tenho fé que vou ganhar mais um presente perfeito…
    acreditem em Deus!!!!sempre….

  • cintia scarlate da silva:

    tenho uma prima que e casada com um primo dela de primeiro grau e ela tem muito medo de ter filhos e nascer com deficiencia fisica ou mental o que vcsachao ela corre esse risco

  • Dadah:

    Olá a todos, meus avos são primos de 1º grau e tiveram 5 filhos todos perfeitos; incluindo meu pai.
    então se você é casado com primo e quer ter filhos fiquem tranquilos,pois na minha família tem muitos casamentos entre primos ,e não nasceu nenhuma criança com problema.
    fiquem com Deus,
    bye

  • tatiane:

    suzana se deus quiser vc vai ter filhos lindo e perfeitos eu no começo também fiquei nervosa mas ñ demonstrei pra ninguém,eu acho q todos ficam assim mas e só confiar em deus q tudo da certo.

  • Suzana:

    Tatiane que Deus abençoei seu filho e que nasça com muita saúde, e que Deus abençoei os meus quando eu tiver.

  • tatiane:

    Oi meu nome e tatiane e estou grávida pela segunda vez do meu marido que e meu primo de primeiro grau,e estou muito feliz meu primeiro filho e muito lindo e perfeito e se deus quiser esse também será.

  • moises:

    Sou Casado com minha prima e estamos nus preparando para ter o nosso primeiro filho para o ano que vem apesarar das pessoas falarem que pode nascer com algum defeito físico não ligamos para o que as outras dizem e sim o nos pensamos achamos que o momento exato e o nosso momento e isso e que vale o que nos pensamos e não as outras pessoas pensam. Um filho sempre e bem vindo não importa se ele vai nascer com deficiência ou não e o teu filho e você vai amar do mesmo jeito

  • sonia:

    Suzana não preocupe esses filhos que nascem com problema e muito raro talvez nem seja por ser filhos de primos eu sou de primeiro grau e são todos sadios, na biblia não tem nada que condene tambem não precisamos preocupar com os outros pensam oque importa e

    • sonia:

      nós e a nossa felicidade abraços ate mais

  • Suzana:

    Sabe o que me anima e que ate agora não vi nenhuma noticia ruim nos comentários das pessoas referente a filhos que nasceram com problemas.
    Gostaria de saber que a maioria e primo de 1ºgrau que é o meu caso.

  • Suzana:

    Eu também tentei esquecer meu primo durante um ano e acabamos voltando. Não tem como esquecer um amor assim, porque a gente luta muita pra ficar uma pessoa(primo) enfrentamos muito preconceito, pra esquecer ou tentar desistir fica muito difícil ai você pensa eu já fiz tudo isso pra ficar com ele porque desistir agora?
    Eu não desisti! Estamos namorando serio com todos sabendo a 2anos, meu único receio e filhos sou muito medrosa e esse meu defeito mais espero que Deus ilumine meu caminho para que de tudo certo.
    Só pra alegrar vocês, porque eu sei que isso deixa a gente mais confiante. Na minha familia tem um casal de primo que tem 3 filhos! outros 2 casais que tem um filho.

  • tatiane:

    oi meu nome tatiane e sou casada com o meu primo a 5 anos,minha familia e a dele adoraram ñ tivemos nenhum problema, temos um filho lindo de 4 anos perfeito,mas agora agente quer ter mais uma menina ,pra falar a verdade estou com um pouco de medo,mas vou tentar,seja o que deus quiser.queria saber a opinião de vcs.

  • DAYANE:

    Bom eu tenho22 anos e meu primo 34,nos nos amamos mto estamos juntos a mais de 6 anos ja moramos junto e por causa de meu pai nos separamos mais por mais q ja tenham tentado nos separar o nosso amor sempre fala mais alto agora vamos nos casar realmente em breve iremos ter filhos claro tenho medo ele nao mais tenho fe q nosso amor e aprovado por Deus pq sempre entreguei minha vida a Deus ja tentei esquecer ele e nunca consegui e eu penso q Deus nao quer q os seus sofram, o importante e q ele m ama e eu tbm o amo.Tenham fe q o q for melhor acontecara Fiquem com Deus

  • Paulo Henrique:

    Marcio sua prima ainda te ama ! Aconteceu isso comigo. Terminei com a prima. Pensei que ela não me amava mais. Deixei o tempo passar. Sofri durante um ano, fiquei com outras meninas para fazer ciumes nela, não falva mais com ela, a ignorava totalmente. As vezes pensava que nunca mais eu teria ela de volta… Mais o que eu tentava colocar na cabeça era que AMO de primo é pra sempre… tem seis meses que estamos ficando… Graças a DEUS depois desse tempo estamos novamente namorando e mais proximos do que antes. ENTÃO CARA FALA PRA ELA O QUANTO VC A AMA… MANDA FLORES… CORRE ATRAS… LUTA ATE O FIM. VC VAI CONSEGUIR… AMOR DE PRIMO NÃO SE ACABA… FIK COM DEUS

  • Paulo Henrique:

    Marcio , tenha certeza que sua prima ainda te ama !!! A tempos atras estava tentando esquecer uma prima , mais isso é impossivel pois AMO ela de verdade. Quando terminamos a um ano atras, fiquei sem chão, foi muito dificil, como deve esta sendo dificil para vc. mais depois de um tempo sem falar com ela, nunca pensei que podessemos voltar… e hoje estamos juntos…. e ainda estamos mais ligados do que antes. Eu fiz o seguinte depois que terminamos.. deixei o tempo passar … fiquei com outras meninas para fazer ciumes nela , deixei de falar com ela, eu a ignorava… mais sofria muito com isso… No momento nem sei te explicar como , voltei a falar com ela, ainda falei para ela que eu ainda a AMA-VA , no começo foi dificil, mais estou reconquistando ela. Hoje agente ta namorando. Graças a DEUS !!!

  • Paulo Henrique:

    Voltei a namorar com minha prima depois de um ano que terminamos…. Terminamos por que as pessoas ficavam comentando do nosso relacionamento, pelo fato de sermos primos. Passei um ano evitando , deixando de falar com ela, pensando eu , que assim iria esquece-la…. Bobagem… A distancia só aumentou o AMOR. Voltamos a fik a 6 meses e agora estamos namorando.Mais ainda não falamos a ninguém… Mais todos que nos ver perguntam se estamos juntos. Tudo isso só veio comprovar mais uma vez que AMOR de primo é pra sempre… Ainda que não der certo… o AMOR vai sempre existi… Ninguém consegue esquecer uma prima ou primo… Quem tentou esquecer saber que é impossível !!!

  • maria:

    eu namoro com meu primo de primeiro grau a dois anos,eu tenho muito medo do meu filho nascer com algns problema,me ajudem eu já até pensei em termina o meu namoro mas eu não consigo pq amo demas ele oqui eu faça….

  • leticia:

    oi namoro meu primo de primeiro grau minha familia mae,tia,meu outro primo aceitarão mais minhas primas meu pai chegou me ameaçar mais ñ liguei pq meu amor ta sendo mais forte que os preconceitos podem me julgar ñ ligo porque se a gente ama o amor sempre em primeiro lugar pelomenos é o que penso e eu quero ter filhos com ele e ele tembem quer e se deus quizer iremos conseguir porque como deus disse ame a todos se fosse assim ninguem amaria ninguem e seria tudo com preconceito então te digo:-se vc ama seu primo ou sua prima ñ desista pelos seus sonhos e siga enfrente pq deus é maiore seu amor tambem

  • loislene:

    eu namoro com meu primo há 1 ano e meio nois se ama muito, minha familia aceitou o meu namoro com ele,mais graças a deus deu tudo certo, vcs sabia que raquel era prima de jacó de primeiro grau, pois é? deus abençoou a jacó, o casamento deles, vcs pode
    ter certeza que deus abençoa o namoro entre primos, se vc ama um primo ou uma prima, não desista, lute por esse amor, amar não e pecado, e nem e pecado namorar com primo, pecado é rouba, mata,furta, isso que é pecado amigos, vcs nunca não se importa com os outros, que eles pensa de vcs, deixa o povo falar o que eles quiser, se vc ama de deverdade lute por seu amor, o amor e verdade, eu agradeço a deus por ter botado o meu amor na minha vida, nois pensamos em casar, ter filhos, eu só pesso a deus que de tudo certo, que o nossos filhos nascem perfeitos, vcs pode ter certeza só deus pode fazer em sua vida um milagre, deus e tudo pra mim na minha vida, e que deus ilumine os namores de vcs, e que de tudo acerto pra vcs, tenha fé em deus, bjss!!!!!!! e boa sorte pra vcs.

  • cubano:

    a biblia(DEUS)condena o namoro entre primos,nos dias de hoje? me respondam por favor.

    • sonia:

      querido nao condena não teve varios casos de casamento de primos agora me lembro de um so dos filhos de Moisés

  • silvany:

    AMANDA se vc esta pensando em desistir dele vc julga o q sente como amor?… pois quando amamos lutamos e os outros jamais separaM pessoas q se amam de verdade. Se vc o ama lute por ele.

  • Amandha:

    eu tambem namoro com meu primo
    a 2 anos, tambem tenho muito medo de ter filhos;mais meu sonho e ter filhos e ele tambem,alem desse medo tambem.tem
    nossa familia e sobre a mae dele que se mete na vida de gente,u amo ele e nao sei o que faço e pior tambem que meu pai nao sabe. oque faço?esqueço esse grande amor?

  • ilka de aquino barbosa:

    eu namoro o meu primo de primeiro garau quero sim ser mae e com a fe que tenho em deus vai dar tudo crto eu nao ligo para os que os outros dizem quero ser feliz e isso é oque realmente importa

  • wanderson:

    ola pessoal eu namoro com minha prima a uns 8 meses e agente sonha em nos casarmos apesar de eu ser filho de um casal de primo primeiro eu naum ligo pelo oque os outros dizem. pois deus em primeiro lugar. e depois o amor que sentimos um pelo outroeu e minha prima de primeiro grau somos muitos felizes.eu quero me dar muito bem e casar um dia e espero ter um filho com toda fé e positividade, espero que todos vcs possam se dar muito bem na vida e que conquiste todos seus sonhos. sigam em frente com deus e amor que conseguiras tudo de bom. amor e tudo pois deus é amor!!! abraços sucesso pra vcs

  • moises:

    Oi sou de goianesia do para e sou casado com uma prima a quatro anos e não vejo problema algum com casamento entre primos. Pois eu e minha esposa ainda n temos filhos mais pretendemos ter em breve.quando a gente ama temos que ir atraz mesmo nao importa se e primoou nao.

  • Magna:

    sou casada há 5 meses com meu primo de segundo grau achu que não tem nem um problema em casar com primos o que importa é o amor que existe entre ambos as partes…e ter filhos ainda não tenho mais pretendo ter.

  • elma:

    sou casada com meu primo e acabei de ter uma filha que e a coisa mas perfeita do mundo

  • silvanyr:

    sou casada com meu primo Lucas. Em nossa familia somos o terceiro caso e graças a Deus todos nos apoiam muito; somos evengelicos e vivemos pela palavra de Deus e nao por os q os outros pensam de nós ou nao. Quando disse q casaria com ele todos em minha facul me criticaram, chegaram ate a dizer q estavamos em pecado, mas nossa conciencia é tranquila, somos felizes, temos o apoio de nossa familia, q se uniu ainda mais com nossa casamento… ainda nao temos filho, mas ja estamos incomendando. Nossos outros primos q tambem casaram entre si nao tiveram proplemas com os filhos, creiu em Deus q nos tambem nao teremos.

  • priscila:

    camila realmente as pessoas tem muito preconceito mesmo, namorei mais de 4 anos escondida de todos pois minha familia nao aceitava, hoje em dia todos ja sabem,mas quando se fala em gravidez todos olham desconfiados ainda nao estou gravida mas gostaria muito de ter um filho dele,tenha fé em deus e tudo dara certo e nao de ouvidos aos preconceituosos de plantao.

  • Camila Oliveira:

    Oie pessoal, tenho 18 anos e namoro meu primo de 1°grau que tem 29 há 3 anos, por minha familia não aceitar envolvimento de primos namoravamos escondido.
    Mais por conta do destino, acabei engravidando, e tive que contar tudo, sabe tÕ passando por um preconceito terrivel, meu pai quase não fala comigo, e com meu primo nem meu pai nem minha mãe fala.
    Mais estou feliz amo ele e carrego um pedaço dele dentro de mim, estou gravida de 3 meses, fiz minha ultrasson e meu filho estar perfeito, pelo menos dentro da barriga, tenho mto medo e já chorei demais.
    Pois quando falo que estou gravida do meu primo, o povo já julga pode vim com defeito, nossa e agora e começa a contar os problemas, é mto ruim já sabemos que corremos um risco eo povo ainda fica esfregando na cara ta sendo uma barra pra mim.
    Mais tenho fé em Deus que dará tudo certo, Deus não fará a Obra pela metade.
    Bjuus a tdos
    e Nunca desista de seus primos ou primos, porque amor de primos e pra sempreeeee.

    • Franciele:

      Priscila desejo a vc toda a felicidade do mundo.sou casada com meu primo também de 1° grau a 4 anos e desejo muito engravidar mas confesso que tenho medo,já sofri muitos preconceitos,mas o amor que tenho por ele é inexplicavél,ele é uma pessoa maravilhosa.O meu maior sonho é poder olhar pro filho que eu hé de gerar e ver o quanto ele é lindo e tem saúde.Qdo nos conhecemos passamos por muitas turbulaçoes,o preconceito,no começo eu mma não aceitava a situação,mas como não fomos criados juntos não me culpei tanto.Mas tenho certeza que deus há de nos abençoar e nos dar filhos maravilhosos,não que eu tenha algum tipo de preconceito em relação há crianças com probelemas,mas sim pq acho isso muito triste,pois é um sofrimento para a criança e para tda familia.Mas tenho fé em deus, e independente de meu filho ser perfeito ou não vou ama-lo mmo assim,mas creio que tdo vai dar certo para tds nós….bjus e me mande noticias qdo o bbê nascer,se já não nasceu rs.fiquem com deus.

  • Suzana:

    O jeito e rezar e pedir a Deus….

  • priscila:

    nossa suzana realmente é assim mesmo, eu tambem quando vejo uma mae com uma criança deficiente na rua fico com vontade de perguntar se é fruto de relacao entre primos fico muito mal e penso se o meu filho tambem sera daquela forma,meu problema nao é cuidar da criança e sim ver ela sofrer e saber q foi por uma descisao minha, vou esperar o tempo passar um pouco pra ver se tiro esssas coisas da minha cabeça, mas tenho certeza q deus nos dara uma luz.

  • Suzana:

    Então priscila acabei de ter uma aula sobre motivação e meu professor falou que medo é fé em pensamento negativo então se nos acretitamos acaba acontecendotbm tenho muito medo… e sei q quando ficar gravida os 9 meses q o bebe ficar na minha barriga vou sofrer ñ vou dormir ate ver ele nos meus braças perfeito… e se ele não nascer perfeito eu q vou me culpar q por egoismo meu ele nasceu dessa forma e vai depender de mim pelo resto da vida… e dificil nossa vidas e as decições mais até agora… ñ ouvi nenhum caso de filhos de primos q nasceu com problema.

    As vezes quando passa na rua a uma mae com um filho deficiente me da vontade de perguntar , se ela foi casada com primo pra crianaça nascer daquele jeito.
    E dificil.

  • priscila:

    ola suzana, entao eu paguei 50,00 pela consulta demorou mais ou menos 1 mes é so ligar e dizer q quer marcar a consulta com dr paulo otto,na minha rua existem dois casais de primos, 1 deles tem 3 filhas perfeitas e muito bonitas o outro tem um filho perfeito tambem, sei q o certo é entregar na mao de deus mas vc sabe q nao temos como controlar nosso medo e tambem meu medo maior é q nossos pais sao primos e acho q isso agrava a situacao,rezo para q deus me mostre o caminho certo pois o medo esta me consumindo e vc sabe quando a gente pensa em coisa ruim acaba atraindo né,fico muito feliz quando fico sabendo de casos q dao certo, porem fico arrasada quando fico sabendo de algo q nao deu tao certo,sabe acho q o problema maior sou eu mesmo fico pensando muito no assunto e tenho medo de atrair algo ruim.

  • Suzana:

    Oii priscila….
    Deixa eu te perguntar.. quando vc pagou por essa consulta na usp… demora muito?

    ahhh minha prima ficou gravida do primo de primeiro grau dela…. ela ficou preocupada.. mas não adiantava nada pelo ela ja estava de 4meses quando descobriu depois que o bebe nasceu fizeram um exame nele… e foi constatado que ele ñ tem nenhum problema.

    Mais acho q a coisa mais certa e colocar na mão de Deus… tenho um casal de primos de 1º grau que tem 3 filhos perfeitos!!!
    outro casal com 1 filho.

    E agora eu sou o 4º caso da familia.. tenho muito medo.. pq meu maior sonho e ser mae….

  • priscila:

    ola ana luiza tudo bem??? meu nome é priscila tenho 24 anos e namoro meu primo de primeiro grau a 7 anos ja compramos nossa casa e vamos nos casar, tevemos uma consulta ontem com o geneticista e como eu ja havia pesquisado bastante sobre o assunto ela nao falou nada q fosse novidade,disse q casal nao primos o risco varia de 3 a 4% enquanto no nosso caso chega ate a 9%, porem fiquei ainda mais preocupado pois meu caso tem um diferencial pois alem da minha mae ser irma da mae dele o meu pai é primo do pai dele, entao ela disse q nosso caso chega a um risco de 20%, sabe as vezes fico sem saber o q fazer pois assim como vc tenho muita vontade de ser mae e fico muito triste com esse risco, fico mais triste ainda quando penso nele pois ele é louco pra ser pai e tenho certeza q ele seria o
    melhor pai do mundo, sinceramente to muito perdida e nao sei o q fazer ja chorei e tudo mas nao penso em terminar pois sei q nos amamos muito e nao seria a solucao adequada,fiquei mais preocupada pois nossos rsicos cresceram com o parestesco do meu pai com o pai dele temos 20% de chances de ter filhos com problema e 80% de chances de meu filho nascer perfeito, tenho medo q a crianca pague pelos nossos atos.
    Faça uma consulta com o geneticista entra no site gene humano da usp liga la e marque uma consulta assim vc fica ciente da real possibilidade e do risco q vcs vao correr, as vezes a gente fica sabendo de coisas q a gente nao quer mas é melhor assim, segundo palavras DA GENETICISTA é uma questao de sorte e nao ha vacina ou medicamento q posso minimizar os riscos talvez apos a gravidez dependo do problema q for detectado,
    estou pensando seriamente na inseminacao artificial mas vou conversar com ele ainda porem as vezez penso em entregar na mao de deus, definitivamente estou muito perdida vou analisar bastante antes de tomar uma decisao,qualquer novidade nos comunique pois todos estamos na mesma situacao.

  • Aline Luisa:

    Bom dia, eu e meu primo nos amamos dez de crianças e tentamos fugir desse sentimento só q é + forte q tudo, ele é louca pra ter filhos e temos medo q possa ter algum problema pq a minha mãe é irmã gêmia da mãe dele, gêmias identicas da mesma placentra sera q corremos o risco de ter filhos com algum problema? por favor nos ajude queremos muito ter nossos filhos. Obrigada.

  • Neto:

    estou namorando minha prima e ontem eu li na Biblia sobre casamento entre primos e até mesmo com sobrinhos (as), não há nada de errado, só o que a de errado é o preconceito que enfrentamos de nossos pais. Genesis 24, todo o capitulo.

  • nelly:

    eu acho que devias correr atraz do que e serto ,se nao falas com a sua prima agora poderas se arepender pelo resto da sua vida ,e olha tou a te dizer isso porque ja passei por isso ,mas eu eu enfrentei os meus medos e oje tou muito feliz ,tou ha 2 anos com o meu primo e nao me arependo de nada..pensa bem nisso MARCIO!!!!!!!!!!!

  • yeda:

    Gostei de saber !!
    POis estou namorando um primo meu, e fiquei curiosa de saber.. pois é sempre bom saber de uma pessoa experiente !! muito obg .

  • olire:

    adorei concordo sou casada com um primo e acho qe não tem problema algum

  • marcio:

    minha prima nao me ama mais, mais esta sempre na minha volta,
    eu tambem finjo qu nao amo mais ela,
    o que eu deveria fazer?????

    • diana santos:

      Fui para o interior para conheçer meu primo e chegando lá acabei me apaixonando agente ficou e tals mais somos primos de primeiro grau minha familia nunca vai aceitar isso não sei o que fazer.

Deixe seu comentário!