Cérebro humano fabrica sua própria ‘maconha’

Por , em 23.04.2009

Cientistas brasileiros e estadunidenses descobriram que o cérebro fabrica uma proteína que age como maconha em receptores específicos do próprio órgão. A descoberta pode ajudar em pesquisas que buscam entender como a maconha funciona no controle de dor, no estímulo de apetite e para prevenir o uso indevido da droga.

“Achamos que as descobertas poderão ajudar na fabricação de remédios que promovam efeitos similares aos da maconha, mas sem correr o risco de viciar a pessoa na substância” explica Lakshimi Devi, do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Nova York. “Será útil ter um remédio capaz de bloquear o receptor THC do cérebro”.

Os cientistas chegaram as suas conclusões retirando pequenas proteínas do cérebro de ratos, chamadas de peptídeos, e determinando a seqüência de seus aminoácidos. A substância foi comparada com outro peptídeo, conhecido por bloquear, e não ativar, o receptor THC do cérebro – que recebe os efeitos da maconha.

No ano passado, cientistas descobriram que nossa pele produz uma substância que age como maconha. Agora foi identificada essa propriedade em nosso cérebro. De acordo com os pesquisadores que lideraram os estudos, estamos mais perto de acabar com o vício pela substância e tirar “uma boa lição” médica da situação. [Science Daily]

Especialista falando sobre os mitos e fatos sobre a maconha:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 2,00 de 5)

19 comentários

  • Davi silva:

    acho que a maconha era pra ser legalizada pois é uma planta….as pessoas só fazem o mau uso dela…quem quiser fumar fuma…quem vai morrer vai ser eles msm…muitas pessoas tem medo de seus filhos entrarem nesse mundo mais se começarem ha fumar tambem deixa eles fumar cada casa um caso,lá em portugal é legalizada e nem todos fumam,na biblia diz encinai os seus filhos ha andar no caminho certo e eles nuncas desviarão dele…. educação disciplina modos respeito vem de berço 😀

  • Claudio Santos:

    Perai pessoal, cafe e’ uma coisa, mas um negocio que voce da’ duas tragadinhas e fica parecendo que bebeu meia garrafa de uisque falsificado e’ outra, vamos e venhamos…

    • Figenio:

      “Duas tragadinhas e fica parecendo que bebeu meia garrafa de uisque falsificado”…
      -Meu amigo, acho que o que você anda fumando é crack mesmo!
      Pelas suas contas, um cigarro de maconha contém um efeito similar a no mínimo 4 garrafas desse uísque doidão que você mencionou.
      (Ah claro… dependendo do tamanho da “vela”).
      Estudos, pesquisas, artigos e até mesmo comentários científicos são feitos SOMENTE após resultados PRÁTICOS. Sendo assim, convido-lhe a algum momento da sua vida, experimentar estas duas tragadinhas… Garanto que fará o 4 perfeitamente… e até irá rir muito com a descoberta que fez.
      Sobre o artigo:
      -“Para quê elaborar um medicamento sintético para promover o mesmo benefício que nossa Mãe Natureza já nos proporciona naturalmente?”
      -“Quem garante que este medicamento não trará dependência?”
      -“A dependência causada pela maconha, é somemente pelo fator agradável que ela lhe proporciona. Funciona como os adoradores de sexo, ou seja, não que queira a todo minuto ficar “muito louco”, mas sim quando este tiver a oportunidade de desfrutar algo que seu cérebro já entende como prazeroso, o sujeito não irá exitar em buscar este prazar. Já ouviram a célebre frase: “Vou apertar, mas não vou acender agora”. Tudo tem sua hora, o café, a cerveja, seu uísque doidão, sexo e até a maconha. Mais uma vez, tudo tem sua hora e sua DOSE.”

    • Davi silva:

      ae onde eu acho esse Wisque que vc ta falando?precisa msm de beber uma garrafa?

  • Hpr Cod:

    Ou seja, no fundo, no fundo todo mundo é maconheiro. [Mas eu não fumo (e nem como)]

  • clarice:

    ksksksksks!!! cada comentário….alôôôôÔ …pesoal a reportagem é séria.

  • Bia:

    ta vendo? a gente já foi feito pra fumar maconhaaa! ahahah

  • pedro:

    maconha vicia???
    pelo que eu sei é que o café vicia mais que a cannabis.
    aew quem poder entra nesse site aew – hempadao.com –

    • safo:

      maconha nao vicia..olh ao meu caso:fumo ha 25 anos e nunca viciei

  • pedro:

    maconha vicia???
    pelo que eu sei é que o café vicia mais que a cannabis

    • Davi silva:

      kkkkkkk ele fuma ha 25 anos kkkkk e não é viciado dei palaa veii

  • Anonyman:

    Renato Bueno

    Interpretação de texto mandou lembranças.
    Acredito que com “Receptor THC” eles queriam dizer sobre a área cerebral que recebe os efeitos do THC, princípio ativo da maconha.
    Nem precisava pensar muito para driblar essa parte do texto, né?
    Mas parece que sempre tem alguém com uma pedra na mão pra jogar no primeiro erro alheio.

    Apoio a legalização. Quem sabe traga um pouco de paz para um lugar quase inóspito, hiperbólicamente falando, feito o Brasil.

  • Renato Bueno:

    Primero… receptor THC?

    Delta-9-Tetrahidrocannabinol não é receptor, é a droga…

    ““Achamos que as descobertas poderão ajudar na fabricação de remédios que promovam efeitos similares aos da maconha, mas sem correr o risco de viciar a pessoa na substância””

    E cannabis vicia o que mesmo?

    ““Será útil ter um remédio capaz de bloquear o receptor THC do cérebro””

    Útil pra que?

  • muchacho:

    oi, eu so a favor da legalização do chá de cogu!

    • Cai:

      Já é legalizado, cogumelo é um fungo e não está na lista de proibições da Anvisa.

    • roy:

      errado , erradissimo !!!! a anvisa é a agencia reguladora de remedios alopaticos , fitoterapicos e hoemopaticos , quem regula propibições sobre o que é ou não droga e o codigo penal , e o cogumelo esta inserido como proibido por conter substancia alucinogeneas , mas a policia não sabe indentificar o que é um cogumelo alucinogeno ( o que da no pasto de manhã ) e um comestivel ou medicinal então é facil para quem gosta e consome não ser enquadrado , estranhamento o santo daime que é um alucinogico potenteé liberado por ser utilizado religiosamnete em culto religioso ( que balela ) !

  • Dona matildi:

    Nada de legalizar a cocaina, cocaina deve ser abolida, so traz a destruiçao, a maconha e a benção da nossa salvação.
    Legalize já

  • Jéh O.O:

    é isso ai…vamo legalizar a maconha e a cocaína…huahuauhu

  • Isis:

    É doido ó! o.o

Deixe seu comentário!