Chá verde emagrece: mito ou realidade? Descubra!

Por , em 2.05.2013

Respondendo à pergunta da forma mais simples possível: sim, chá verde emagrece, mas com ressalvas. A bebida de fato tem propriedades que permitem a perda de peso, mas tomar pouco pode não adiantar, e ingerir em excesso pode ser problemático para pessoas obesas ou diabéticas.

Chá verde emagrece, mas não sozinho

A substância no chá verde que auxilia o emagrecimento é um flavonóide chamado catequina. De ação antioxidante, a catequina ajuda a reduzir a concentração de glicose no sangue e a retenção de lipídios no organismo, o que ajuda na perda de peso. Segundo a maioria dos cálculos, bastaria tomar uma dose diária de chá verde para ter bons resultados na redução de gordura corporal.

Mas pesquisadores da Universidade Keimyung (em Daegu, na Coreia do Sul) conduziram um novo estudo que contesta essa tese. Segundo eles, a catequina sozinha não tem ação efetiva se apenas uma dose diária de chá verde for ingerida. Seria preciso tomar muito mais, o que faria a quantidade da substância no intestino saturar e invadir a corrente sanguínea. O efeito colateral deste excesso no sangue seria aumento da resistência à insulina – um sério problema para pacientes diabéticos.

O experimento dos cientistas coreanos comparou, em ratos diabéticos e normais (mas com dietas ricas em gordura), dois tipos de reação: em uma delas, os ratos ingeriam apenas o extrato de chá verde, que contém catequina. No outro, ingeriam este extrato combinado ao polietileno glicol, um componente usado em laxantes e outros fármacos.

A função do polietileno glicol era reduzir a absorção de catequina pelo sangue, retendo-a no intestino dos ratos. E funcionou: enquanto os ratos que ingeriram apenas a catequina não tiveram nenhuma perda expressiva de peso, aqueles que tomaram a substância combinada ao polietileno glicol apresentaram ótimos resultados.

Dessa forma, segundo este estudo, o remédio ideal para o emagrecimento seria um combinado de extrato de chá verde com polietileno glicol. Sozinho, o chá verde emagrece também, mas não de maneira tão eficaz quanto gostaríamos. [Science Daily / Abril]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Julio Mendonça:

    Comecei a tomar o Chá Verde no dia 03/02/2014. Tomo 3x ao dia: a 1ª xícara eu tomo em jejum pela manhã, a 2ª xícara eu tomo 1 hora após o almoço e 1 hora após o jantar. Hoje é 27/02/2014 e do dia que comecei a tomar o Chá Verde pra hoje são 24 dias e já emagreci 7 quilos, isso mesmo perdi 7 quilos em apenas 24 dias.

  • Vitor Zelenka:

    O polietileno glicol não é vendido separadamente. Ele faz parte da composição de pastas de dentes e laxantes,por exemplo.
    Só um médico sabe que composto possui essa composição para ser usada com chá verde. Não vá sair por aí comendo pasta de dentes e usando laxantes pediátricos..hahahahaha!

    • Ruth Ferreira:

      Comecei a toma chá verde ,acho muito amargo .

  • Vera Lucia Anastacio Do Nascimento:

    sim eu tambem quero , saber como ?conseguirpolietileno glicol.

  • tchygou:

    Como conseguir o polietileno glicol?

Deixe seu comentário!