Cheirar a camisa de seu parceiro pode melhorar seu sono: estudo

Por , em 17.02.2020

De acordo com uma nova pesquisa da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá), o cheiro de seu parceiro romântico pode te ajudar a dormir melhor, mesmo se ele não estiver presente.

Metodologia

Os pesquisadores analisaram os dados do sono de 155 participantes que receberam duas camisetas idênticas para utilizar como fronha de um travesseiro: uma tinha sido vestida pelo parceiro ou parceira romântica do participante, e a outra estava limpa ou tinha sido vestida por um estranho.

Para ter certeza de que a camiseta continha o cheiro da pessoa amada, os parceiros românticos dos participantes tiveram que vestir uma camiseta limpa por 24 horas sem desodorante ou perfume.

Além disso, não puderam passar quaisquer produtos corporais, fumar, se exercitar ou consumir certos alimentos que afetam o odor corporal. Por fim, as camisetas foram congeladas para preservar sua fragrância.

Os participantes dormiram com as duas camisetas (do amado e a outra) sem saber qual era qual. De manhã, completaram questionários sobre a qualidade de seu sono, que também foi medido objetivamente através de um actígrafo que monitorou os movimentos dos participantes durante a noite.

No final da pesquisa, eles tentaram adivinhar se as camisas com as quais dormiram haviam sido de fato usadas por seus parceiros.

Resultados

No geral, os participantes relataram se sentir mais descansados nas noites as quais acreditavam terem dormido com a camiseta utilizada por seus parceiros.

Independentemente de suas crenças, no entanto, os dados dos actígrafos indicaram que o sono dos participantes realmente foi melhor quando eles foram expostos aos cheiros de seus amados.

“Nossas descobertas fornecem novas evidências de que apenas dormir com o cheiro de um parceiro melhora a eficiência do sono. Nossos participantes tiveram uma melhora média na eficiência do sono de mais de 2%, um efeito semelhante em tamanho ao relatado por pessoas que tomam suplementos orais de melatonina, frequentemente usados como auxílio para dormir”, disse a principal autora do estudo, Marlise Hofer, estudante de psicologia na Universidade da Colúmbia Britânica.

“Uma das descobertas mais surpreendentes é como o cheiro de um parceiro romântico pode melhorar a qualidade do sono mesmo sem nossa consciência. Os dados mostraram que os participantes experimentaram menos movimentos e reviravoltas quando expostos ao odor de seus parceiros, mesmo que não estivessem cientes de qual fragrância estavam cheirando”, complementou Frances Chen, outra autora do estudo e professora do departamento de psicologia da Universidade.

Mas por que?

Segundo os pesquisadores, a presença física de um parceiro romântico de longo prazo já foi associada ao bem-estar na forma de sentimentos positivos como sensação de segurança, calmaria e relaxamento, o que pode levar a um melhor sono.

Ao “simular” essa proximidade através do cheiro, é possível obter benefícios parecidos.

Os cientistas afirmam ainda que sua pesquisa pode abrir caminho para novos estudos sobre formas de melhorar a eficácia do sono, incluindo levar a camiseta de uma pessoa amada a próxima vez que você viajar sozinho, por exemplo.

Um artigo sobre o estudo foi aceito para publicação na revista científica Psychological Science. [MedicalXpress]

Deixe seu comentário!