Cheiro de urina mostra o status social e sexual do macaco-prego

Por , em 27.02.2011

Os macacos são nossos parentes próximos, mas graças a Deus que alguns hábitos são bem diferentes.

Pesquisadores descobriram que os macacos-prego-de-cara-branca costumam urinar em suas mãos, e esfregar sua urina sobre a pele de todo o corpo.

Um número de espécies de macacos do novo mundo, incluindo bugios, macacos-esquilo e algumas espécies de macacos-prego, se “lavam em urina” regularmente, esfregando-a vigorosamente nos pés e traseiros.

Os cientistas testaram várias hipóteses para encontrar a razão pela qual eles fazem isso, inclusive que a urina poderia de alguma forma ajudar a manter a temperatura do corpo ou permitir que outros macacos se identificassem pelo cheiro.

A maioria dos estudos sobre o comportamento foram inconclusivos. Agora, uma nova pesquisa mostra o porquê da atitude: o cérebro das fêmeas tornam-se mais ativos quando elas sentem o cheiro da urina de machos adultos sexualmente maduros. Isso sugere que eles se lavam em urina para mostrar a sua disponibilidade e capacidade de atração.

A pesquisa relatou que, ao ser solicitado por uma fêmea, o macho aumenta sua taxa de lavagem de urina. A conclusão é de que a urina pode fornecer informações químicas para o sexo feminino sobre o status social ou sexual do macho.

A confirmação veio quando os cientistas mapearam os cérebros das fêmeas, enquanto os animais cheiravam a urina de um macho adulto e de um macho jovem. As imagens de ressonância magnética revelaram que o cérebro feminino tornou-se significativamente mais ativo quando farejou o cheiro da urina produzida pelos machos adultos, em comparação com a de jovens.

Como os machos adultos são sexualmente maduros, eles excretam maiores concentrações do hormônio masculino testosterona na urina. A concentração da testosterona também está ligada ao status social; machos com status mais elevado tendem a produzir mais.

Os pesquisadores afirmam que isso é usado como uma forma de comunicação para transmitir status social e/ou sexual, e que tais sinais são surpreendentes entre os macacos-prego, porque a espécie não é conhecida por usar comunicação baseada no cheiro. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • josé ricardo:

    Muito boa matéria,como bem disseram vale apena variar os teores de pesquisa.

  • Joni:

    Aff.. variar os assuntos tb é bom.
    Hypescience é demais. Eu não troco esse site por nenhum outro.

  • Joni:

    Havia tribos q tinham o hábito de lavar suas roupas com mijo. funciona com manchas de sangue o.0
    Quem sabe não tem mais alguma utilidade…

  • Balacobaco:

    O hypescience poderia deixar de postar matérias idiotas assim, haja visto tanto conteúdo científico de verdade mais importante nesse mundo. Aproveitar melhor o espaço do site,
    e consequentemente fazer valer a pena nossas visitas.

Deixe seu comentário!