Conheça o sapo de nariz inflável e novas espécies exóticas

Por , em 19.05.2010

Em 2008, uma equipe de pesquisadores britânicos estava acampada nas montanhas Foja, na Indonésia. Um belo dia, durante um almoço, um dos cientistas viu um sapo esquisito, com um longo nariz, sentado em cima de um saco de arroz. Quando ele se aproximou para ver melhor, o nariz teve uma espécie de “ereção”, ele inflou. O cientista experimentou se afastar do bicho, e o nariz desinchou, voltando à forma original.

E esse sapo exótico foi apenas uma das espécies animais descobertas nas montanhas Foja. Elas se localizam na ilha de Nova Guiné (que, geograficamente, a Indonésia divide com outro país, Papua Nova Guiné), e tem sido pouco exploradas por cientistas nas últimas décadas.

Pois parece que a ilha guarda uma grande fauna ainda desconhecida: lá também foram encontrados uma nova espécie de rato gigante, uma nova lagartixa de dedos curvos e olhos amarelos, e o mais inusitado: um mini canguru, que vive em árvores. Diferente dos cangurus dos desertos da Austrália, essa espécie se adaptou perfeitamente à vida na floresta. Ele pode saltar de uma árvore a outra, como um macaco. Mas quando está no chão, anda pulando da mesma forma que seus parentes australianos. Essas espécies intrigaram os cientistas e foram divulgados pela National Geographic na última segunda-feira. Nada mal para uma única expedição, não é? [Telegraph]

• rai:

isso é meio desconfiavel… em relação as outras especies q n tem fotos, e o desenho corporal de um caguru n parece ser tão adaptavel a subir em arvores, embora ele possa ter densenvolvido os ”braços” o metodo de andar pulando dá as patas uma caracteristica unica que ao meu ver seria distorcida para pular de galho em galho.Em fim, ou ele pula pelo chão e não sobe em arvores ou ele pula em arvores e se locomove com passos.

Não faria sentido ele pular continuamente se suas patas se desnvolveram q ”contocionismo” em galhos.

• MAITE:

como diz o lucas a natureza ainda tem seus segredos

• Fernando Sávio:

Deve ter alguma laboratório de genética fazendo algumas experiências naqueles lados!!
    hahahahhaha

É a natureza nos mostrando que ela ainda tem segredos. nada como a natureza.

• Fabius:

Queria ver este suposto canguru!

Não tem jeito de vc colocar a foto dele aqui? =)