Chevron assume responsabilidade por derramamento de óleo no Brasil

Por , em 22.11.2011

A companhia petrolífera norte-americana Chevron assumiu total responsabilidade pelo derramamento de óleo em Campo de Frade, na Bacia de Campos. A empresa afirmou que subestimou a pressão de depósitos de petróleo debaixo d’água durante uma perfuração, o que resultou no vazamento.

De acordo com especialistas, mais de 416 mil litros de óleo vazaram desde o acidente, que aconteceu duas semanas atrás. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que a Chevron será severamente punida por não ter mantido suas responsabilidades ambientais.

Especialistas em meio ambiente tentam avaliar a escala do derramamento, que pode ser muito mais grave do que o estimado. Os métodos utilizados pela Chevron para a limpeza da água também estão sendo questionados. Ao invés de recolher, a empresa estaria empurrando o óleo para o fundo do mar, colocando em risco uma área de corais.

Nos últimos anos, o Brasil tem descoberto bilhões de barris de petróleo em águas profundas, que podem transformar o país em um dos cinco principais produtores mundiais. Mas, até agora, houve pouco debate público sobre os perigos ambientais das perfurações. A discussão política tem se concentrado em como as futuras receitas do petróleo podem ser divididas entre os estados. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

12 comentários

  • Guilherme:

    O petróleo está em lugares que poucas pessoas sabem o batom, por exemplo, seria dificil retira-lo de nossas vidas assim tão facilmente, porém temos que tentar diminuir e usar energias renovaveis em nossos carros e tecnologias e depois encontrar outras fontes para subtituir o petróleo de vez. Eu estava procurando sobre esse assunto e encontrei isso aqui http://goo.gl/5rOkH muito bom.

  • Jorge:

    Tem muita gente ai distorcendo conversas e nao sabem nada sobre derramamento de petroleo, o problema que todo precesso de extracao de oleo tem seus riscos. se voce derramar um barril de oleo no mar vai andar km entao isso e normal, vazamento de petroleo existe desde milhoes de anos atraz, quando a pressao interna da terra aumenta tem que sair para algum lugar, como aconteceu com chevron foi perfurar e a terra rachou em varios lugares.Pe fria foi logo com ela coitada. a natureza como faz os vulcoes faz o petroleo tambem. A naturez coloca o homem pra retirar oleo das profundidades, pois se o homem nao o fizer a pressao interna da terra vai aumentando e um dia a terra vai rachar como ja rachou milhoes e anos atraz e derramar oleo sobre a terra pra tirar a pressao interna. A chevrom como petrobras e outras estam sujeitas a esses ricos. Abracos.

  • Antônio Augusto Guimarães Pereira:

    Esta declaração é verbal ou por escrito. E quem dá esta declaração responde juridicamente ou é só para ganhar tempo e ver no que dá. Este acidente é da CHEVRON as conseguências são nossas.
    Percebo que só depende de nós brasileiros cobrarmos com critérios sérios para punir exemplarmente o responsáveis (irresponsáveis).
    Não fiquemos de rodeios.

  • wellington:

    Senhores,
    acontece que fizeram o maior auê sobre o petroleo no pre-sal.
    Quem disse que tinhamos ou temos tecnologia para retirá-lo? Afinal o que aconteceu agora poderá acontecer de novo e com proporções gigantescas…

  • osmar leão:

    O derramamento de petroleo no golfo do Mexico foi de responsabilidade da B.Petroleum e não da Chevron

    • Chuck Norris®:

      Realmente, foi um engano meu.

    • Chuck Norris®:

      “Empresa contratada pela Chevron é a mesma de vazamento no Golfo do México”. “A empresa contratada pela Chevron para perfurar o poço que registrou um vazamento de pelo menos 4 mil barris de petróleo na Bacia de Campos nas últimas semanas é a mesma companhia contratada pela British Petroleum para fazer trabalho semelhante no Golfo do México em abril do ano passado.”

      Ou seja, só me enganei uma única vez na vida: quando pensei estar enganado.

  • Chuck Norris®:

    Nos EUA as autoridades aplicaram multas extraordinárias para esta empresa, quando a mesma provocou aquele desastre no Golfo do México.

    Aqui eles não respeitam ninguém. A multa que levaram não significa quase nada em relação ao que faturam em um único dia pelo mundo.

  • eset:

    Os EUA não ficaram satisfeitos com o derramamento do ano passado no Golfo do México.

  • Anti-Iluminati:

    Eu estou aki para comunicar vcs de que estao sendo manipulados pela midia .conheça a historia dos iluminatis e da rede globo .se puderem espalhem para seus vizinhos e familiares um dvd chamado Prepare-se assistam todos os episodios e vcs veram oque esta escondido por tras da televisao

    • Danilo M.:

      voc^de ser um desses fanáticos pela Record!!!

    • Danilo M.:

      você deve ser um desses fanáticos pela Record!!!

Deixe seu comentário!