China lança hoje primeiro módulo de sua estação espacial

Por , em 29.09.2011

Chineses estão prontos para lançar hoje (29 de setembro) sua primeira estação espacial em órbita, desde que o tempo coopere com a decolagem.

O módulo, chamado de Tiangong 1, será lançado ao espaço por meio do foguete Longa Marcha 2F. O protótipo, que vai testar a tecnologia de acoplamento com a nave, é um passo importante em direção do anseio da China de construir uma estação espacial tripulada em órbita. O módulo deve permanecer no espaço por dois anos.

Tiangong 1, que significa “Palácio Celestial” em chinês, tem 9,4 toneladas, com comprimento de 10,4 metros e largura de 3,35 metros. Posteriormente, a China deve lançar três aeronaves para se conectar com a Tiangong.

O lançamento do primeiro módulo da estação espacial teste da China é considerado um marco importante para o país e seu programa espacial crescente. As autoridades chinesas expressaram a intenção de construir uma estação espacial de 60 toneladas em 2020.

Além de atuar como uma plataforma de teste importante para estas aspirações futuras, Tiangong também levará experimentos médicos e de engenharia para o espaço.

A China é apenas o terceiro país que já lançou, independentemente, missões tripuladas em órbita, depois dos Estados Unidos e Rússia. A primeira missão tripulada do país, Shenzhou 5, foi conduzida por Yang Liwei em 15 de outubro de 2003. A missão foi seguida por mais duas tripuladas, em 2005 e 2008. [Space]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

29 comentários

  • leandro:

    Os EUA com 400 milhões de abitantes é uma super potência, imaginem a China o que não vai fazer com seus 1,2 bilhões de pessoas, vão ter muitos recursos e tecnologia para investir em armamentos, é o questão de tempo para eles pensarem em novos territórios férteis, talves a Amzônia desabitada…

    • Glauco:

      A Amazônia nem é fertil. Derrube aquelas árvores e vc só vai ter pedra e areia.

      E a grande vantagem deles é essa mesma: eles tem muita gente, tudo escravo. Servem para qualquer coisa e não custam nada.

    • Magnus:

      De fato, a floresta amazônica se sustenta dela mesma. O solo é pouco fértil. Derrubem a mata e tudo vira cerrado. Ao contrário do que todos pensam, o maior interesse estrangeiro na Amazônia não é a floresta ou a água, e sim o solo, rico em minerais.

  • Cesar Rafael:

    Comunismo, inevitável. Republica popular da China futura potencia mundial.

  • Roberto Samuel Macaringue:

    Porque é que os Estados Unidos da América já não consegue ir à lua? Será que já estiveram? Aquela famosa imagem dos americanos na lua não teria sido uma fraude para irritar os russos?

    • Carlos:

      Tá bom, agora volta para o seu PlayStation, vai.

    • Cristiano:

      Sim, a União Soviética superpotência, com mais ogivas nucleares que os EUA, pioneira na exploração espacial, com satélites espiões e uma sonda robótica na Lua no momento do pouso dos astronautas, foi enganada pelos americanos, junto com todos os milhares de cientistas do mundo, só vc que é mais inteligente é que não foi enganado.

    • Glauco:

      Quem disse que eles foram enganados?

  • drew:

    E A CORRIDA ESPACIAL 2 COMEÇA!!

  • drew:

    o problema da nasa é que devido a crise ela teve de demitir varios cientistas por falta de verba,o qual a nossa presidente dilma ja falou que ira contratar parte deles para avançar o nosso programa espacial.o problema vai ser se eles arranjarem alguma licitação nisso tudo….ai tchau dinheiro.

  • Glauco:

    Essa notícia me faz lembrar uma coisa interessante… enquanto a agência espacial chinesa está iniciando a construção de sua estação espacial, e a russa, indiana, japonesa e européia todas possuam programas e equipamentos para mandar homens para o espaço, a NASA planeja um foguete que faça o mesmo para daqui a 14 anos! 14 anos para colocar um homem no espaço com recursos próprios! O projeto dos foguetes novos nem saíram do papel ainda! Eles não conseguiriam mandar nem um rato para o espaço nesse espaço de tempo! A toda-poderosa-dona-do-espaço! Não duvido que o Brasil conseguiria um projeto num tempo muito menor do que esse.

    A minha aposta é que a NASA perdeu completamente o jeito de fazer foguetes, ônibus ou qualquer outro tipo de equipamento capaz de levar o homem para o espaço desde a construção dos ônibus espaciais. Deveriam contratar o fantasma do Wernher von Braun.

    • Carlos:

      Depois vc vem falar que não fica de mutreta pra positivar seus comentários…Ontem às 08:00 da manhã vc tinha 0 votos positivos e 6 negativos…agora apareceu 4 positivos do nada…kkkkk

  • Franco:

    Ahhhhhhhhh Cuidado protejam suas cabeças !!!!

    Se for bom quanto os produtos produzidos por lá, a unica coisa que tenho a dizer é : Ainda bem que o mundo é grande.

    • Hugo:

      Se você soubesse a qualidade dos produtos básicos deles (que eles não exportam) e comparasse com os nossos, você não falaria besteiras como essa.

    • Glauco:

      Só sei q é feito com trabalho escravo…

    • Rafael:

      Não confunda as coisas meu caro, a China não faz apenas aquelas porcarias que inundam o mundo. Um amigo importou um torno CNC de alta tecnologia, que produz um CNC não é qualquer um não, quem coloca um homem no espaço com recursos próprio tb não, haja vista que apenas USA e URSS tinham feito isso.

    • Glauco:

      Um amigo meu comprou uma caldeira da China. Os técnicos vieram DENTRO da caldeira, de navio. A área de instalação é considera área internacional, portanto esses técnicos foram mantidos em cárcere privado sob escolta armada. Essa é a China e seus escravos.

  • Glauco:

    Esses malucos comunistas vão dominar o espaço antes que a NASA consiga dizer Tiangong.

    • Jonatas:

      Ouvi dizer que vamos sentir falta dos americanos na dianteira do mundo, porque os chineses são ainda mais autoritários e controladores…

    • Glauco:

      O problema é quando eles começam a levar armas para o espaço. Os EUA já possuem satélites climáticos, e as outras potências sabem disso. Lá as guerras são em 3D, e os lucros das indústrias bélicas infinito.

      A próxima guerra vai contar com armamento espacial. Não existe possibilidade de uma raça conquistar o direito ao espaço levando a guerra a ela. Se tentarmos, quando chegarmos lá, vamos encontrar várias outras raças muito mais desenvolvidas e prontas para nos dar uma lição por tentarmos tirar a paz de um lugar que eles só conquistaram com muito sacrifícios.

    • Jonatas:

      Raças avançadas? quer dizer extraterrestres? Sabe eu acho que apenas as raças bem desenvolvidas socialmente e mentalmente, respeitosas da natureza e em equilíbrio de ideais chegam a se desenvolver a ponto de explorar o Universo. As raças destrutivas, como humanos infelizmente, acabam se auto-aniquilando antes de atingirem um nivel teconologico mais avançado. Para Seres que nascera e desenvolveram em planetas com proteção atmosférica, explorar o cosmos é tarefa muito difícil. Mas um bebê não pode ficar para sempre em seu berço.

    • wellington:

      Huummm….pensando bem.
      até lá já morremos todos.

    • Cesar Rafael:

      De três murros na sua própria boca. Um dia e a humanidade dominara o universo.

    • Glauco:

      Huhauhauhauauhua!!!

  • Jonatas:

    O Brasil é o próximo a lançar, com deputados a bordo!!!

    • Cesar Rafael:

      Não pense no que seu pais pode fazer por você, pense no que você pode fazer por seu pais. Então tente ao menos ser prefeito, duvido que você consiga chegar a seu de um partido.

    • Glauco:

      Ow, onde vc faz facul??

    • Jonatas:

      vai te esconder, mané

    • Magnus:

      Cidadãos como você são os favoritos de nossos parlamentares exemplares!!!

Deixe seu comentário!